quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 18 DE OUTUBRO DE 2015 – LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: E Deus os Criou Homem e Mulher

Texto Áureo: Hebreus 11.3
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), para esta aula relembre aos alunos o que foi dado nas duas primeiras aulas.
- “Façamos o homem”, o verbo no plural indica a existência de mais de uma pessoa trabalhando na criação.
- “vê o homem como um simples fenômeno biológico”, no evolucionismo o homem surge após uma série de evoluções de espécies, colocando ele apenas como mais uma espécie que se diferencia por ser irracional.
- “concretização da vontade de um Deus amoroso”, no criacionismo o homem é a coroa da obra, recebendo a responsabilidade de dominar toda criação.
__________________________________________
I - COMO O HOMEM FOI CRIADO

1. A matéria prima do homem.
- “o Senhor não tencionava fazer uma joia”, se Deus fizesse o ser humano de ouro ou algum material valioso, ele se valorizaria mais do que deve e os homens maus teriam mais motivos para matarem uns aos outros. 
- “o ser humano segundo a sua imagem e semelhança”, só foi possível ao homem ser imagem e semelhança de Deus porque o Senhor soprou nele o seu Espírito e assim ele veio a ser alma vivente.
- “Nenhum outro solo, a não ser o da Terra, serviria”, o homem pode pesquisar Marte e os outros planetas em busca de vida e alternativas além da Terra, mas é com esse mundo que eles deveriam se preocupar.

2. O sopro divino.
- “e nele imprimir a sua imagem”, ser imagem e semelhança de Deus se refere a ter as mesmas características morais de Deus.
- “sopra-lhe Deus as narinas, tornando-o alma vivente”, esse sopro divino originou no homem a alma, tornando o homem em um ser tricotômico, por possuir corpo, alma e espírito. Porém algumas correntes teológicas acreditam que o homem é dicotômico, possuindo apenas corpo e alma.
- “uma alma imortal que, um dia, a Ele tornará”, toda alma um dia tornará a Deus, seja para galardão ou para juízo, mas todos comparecerão diante do Todo Poderoso.

3. Adão, um ser imortal.
- “não criou o homem para que viesse a morrer”, a morte é uma consequência do pecado, por isso o ser humano tem tanto receio da morte. Ninguém, por mais destemido que seja, se sente confortável diante da morte.
- “ainda estariam vivos”, devido a morte ter entrado, ela passou a separar os elementos do ser tricotômico. Assim quando o homem morre a corpo volta ao pó Gn 3.19, o espírito volta para o Pai At 7.59. e a alma vai aguardar o juízo Hb 9.27.

4. A missão do homem.
- “governar a Terra”, para isso ele teria domínio sobre todos os animais. E de fato o homem é o único ser que se adapta a todos os ambientes do planeta.
- “cultivar o solo de onde fora tomado”, notamos que Caim era um lavrador Gn 2.2.
- “já fazia parte da vida humana”, isso porque alguns acreditam que o trabalho veio como uma maldição após a queda, mas a maldição foi o homem depender do trabalho para viver e cultivo da terra ter se tornado mais difícil com o surgimento das ervas daninhas.
- “estender a civilização até aos confins do planeta”, essa ordenança permaneceu após a Queda. 
__________________________________
II - A CRIAÇÃO DA MULHER 
- “O último dia da criação foi pleno de atividades”, foi a sexta-feira de Deus, hoje para o homem é um dia de alegria, mas para Deus aquela sexta foi trabalhosa e olha que naquela semana o Criador havia começado os trabalhos no domingo.

1.  A solidão do homem.
- “Não é bom que o homem esteja só”, Deus não está dando um mandamento para que todo homem se case, apenas está afirmando que não é bom ao homem ficar só. Certa vez um ex-padre ao ser perguntado em um programa de TV sobre o motivo de ter abandonado a batina e se casado, ele explicou que foi o medo da solidão quando se aposentasse, pois há histórias de padres que se aposentaram e terminaram seus dias solitários sem filhos e sem netos.
- “que lhe seja idônea”, que lhe seja adequada, que seja conveniente para ele.

2. A criação da mulher.
- “Deus seda o homem”, fazendo Adão cair em um sono profundo, como se desse uma anestesia geral no homem.
- “A operação foi tão perfeita que incluiu uma plástica”, conjecturação para afirmar que Deus teria feito uma reconstrução perfeita no local da cirurgia em Adão.
- “Tinha início a engenharia genética”, a engenharia genética é a técnica de construção genética para a criação de um novo ser com características semelhantes ou exatamente igual ao anterior. Atualmente o grande esforço dos geneticistas é para a clonagem humana.

3. A principal característica moral da mulher.
- “a fim de que ela estivesse ao lado de Adão”, por isso é chamada de adjutora. Não foi feita para ser humilhada e nem para se sobressair ao homem, mas sim para estar ao seu lado como uma companheira.
- “é pormenorizada em Provérbios 31”, a idoneidade é o quanto a mulher é ideal para ser uma companheira ao lado do homem e o Provérbio 31 a partir do verso 10 expressa esse ideal. Convém ressaltar que não é o fato de a mulher virtuosa ser uma boa costureira que a destaca, mas sim o cuidado que ela tem com o seu esposo.
___________________________________________
III - A INSTITUIÇÃO DO CASAMENTO
- “instintiva e levianamente, se ajuntasse à sua mulher”, instintiva, significa “seguindo à instintos”. E levianamente significa sem o compromisso de fidelidade.
- “deixará o varão o seu pai e a sua mãe”, essa ordenação é parte da instituição do casamento e de fato muitos casamentos onde não se respeita essa premissa acabam sofrendo e outros chegam a se dissivolverem.

1. Monogâmico.
- “O mais notório dos polígamos foi Salomão”, Salomão teve pelo menos umas mil mulheres e essas mulheres acabaram corrompendo seu coração e assim ele se afastou da presença do Senhor. Veja:
- “Porque sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai,”
1 Reis 11:4
- “sempre acabava por acarretar sérios problemas domésticos”, dos patriarcas, Isaque foi o único que adotou a monogamia e foi o único que não viveu com lutas internas dentro de casa.

2. Heterossexual.
- “heterossexualidade”, é a relação afetiva entre indivíduos de sexos diferentes.
- “é uma abominação aos olhos do Criador”, por mais que os homossexuais queiram acreditar que a pratica homo afetiva é normal, a própria natureza mostra que o homossexualismo é impróprio e nunca esteve na mente do Criador.

3. A indissolubilidade.
- “infidelidade”, nesse caso se perde o principal elemento de um casamento, a confiança.
- “se houver guarida para o perdão”, no caso da infidelidade ainda pode haver o perdão se a parte traída decidir por perdoar, o casamento é salvo e o Senhor é glorificado.
Em 1 Co 7.11 há uma outra possibilidade de separação, (não divórcio), mas nesse caso não deve haver novo casamento.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Em meio a tantas mentiras e falsas teorias”, a mais difundida é a de que o homem teria surgido de uma evolução do macaco.
- “mas de um ato criativo de Deus”, a perfeição do corpo humano em sua anatomia, funções, sistemas e estrutura é uma demonstração de que uma mente infinitamente superior e extremamente poderosa criou esse ser magnífico.
- “criado no sexto dia, tem a obrigação de”, Deus primeiro aprontou todo o cenário para depois introduzir os seus filhos nele. Como um pai que prepara um quarto para o filho que está para nascer.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor


Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.