sábado, 24 de outubro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: O HOMEM, OBRA PRIMA DE DEUS

Texto Áureo: Salmo 8.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine sobre a natureza e origem humana.
- “sob o peso das consequências de seu ato livre”, não existe liberdade plena, onde a pessoa possa fazer o que quiser, nem Deus se dá a esse luxo Tt 1.2.
- “não podem negar a origem do homem”, quer dizer que por mais que o homem tenha pecado ele continua sendo coroa da criação de Deus.
_______________________________________________
1. QUEM O HOMEM NÃO É

1.1. O homem não é uma emanação de Deus
- “cosmogonia”, corpo de doutrinas religiosas, míticos ou científicos que se ocupa em explicar a origem do universo.
- “e todas as demais características”, seria como se o homem fosse como um deus, como se Deus fizesse cópias dele mesmo.

1.2. O homem não é uma forma de Deus
- “figura de linguagem chamada antropomorfismo”, essa figura de linguagem é usada para que os leitores e ouvintes da Palavra pudessem entender e se relacionar com Deus.

1.3. O homem não fruto da evolução das espécies
-  “Charles Darwin”, foi um grande naturalista britânico que revolucionou a ciência com a sua teoria da evolução das espécies.
- “processo interminável de evolução”, ele afirma que o homem não somente evoluiu, mas que ainda continua evoluindo.
- “jamais se tornou um fato científico”, o fato científico é algo comprovado pela observação científica, e a comprovação de uma espécie evoluindo para outra espécie não pode ser verificada.
________________________________                 
2. QUEM O HOMEM É
- “pressupostos...epistemológicos”, são afirmações baseadas nas premissas teóricas e práticas relacionadas com o conhecimento científico.
- “na encontram dificuldades”, a Bíblia tem explicações que levam o ser humano entender, não somente a sua origem, como também o seu propósito e o seu destino.

2.1. A coroa da criação
- “para louvor de Sua glória”, por isso entendemos que existimos para adorar a Deus, por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele fez. Essa é a verdadeira predestinação, o homem está predestinado à adorar ao Criador e todo aquele que não faz isso sente que lhe falta algo na vida.
________________________________________
3. O HOMEM, OBRA-PRIMA DE DEUS
- “Ele não o fez de forma acabada”, esse é um entendimento mais racionalizado da Criação, dessa forma se acredita que os seis dias da criação expressados na Bíblia não seriam somente de 24 horas, poderia se referir a períodos específicos.
- “exatamente do modo como o conhecemos hoje”, esse entendimento é mais racional e leva em consideração somente o que a Bíblia afirma.

3.1. Surgimento do homem
- “criar a partir de material preexistente”, por isso texto afirma que Deus formou o homem do pó Gn 2.7, quer dizer que Ele deu forma ao barro e esse veio a se tornar em alma vivente pelo sopro divino.

3.1.1. Datação
- “tentativas de se datar o surgimento...tem malogrado”, quer dizer que não alcançaram êxito, essas são as tentativas científicas. A todo instante surgem descobertas de corpos humanos com milhares de anos. O último fóssil foi descoberto na Etiópia e teria 2,8 milhões de anos. A ciência afirma que seus métodos para identificar a idade dos fósseis é eficaz.
- “aproximadamente, seis mil anos”, esse resultado surge pela contagem das idades narradas no Gênesis e no restante do Antigo Testamento. Há uma discrepância muito grande entre as idades cientificas e a cronologia da Bíblia. Nesse caso optamos acreditar pela fé.
3.2. Significado de imagem e semelhança de Deus
- “personalidade”, características que o definem como uma pessoa.
- “racionalidade”, capacidade de tomar decisões racionais.
- “moralidade”, característica do que é moral, que segue a princípio morais e éticos.
- “sociabilidade”, que pode se socializar interagir com outros indivíduos.
- “infinitude”, que não tem fim.

4. REFLEXOS DA IMAGEM DE DEUS

4.1. A responsabilidade de viver como quem haverá de prestar contas ao Criador
- “viração do dia”, momento em que o dia declina e escurece.
- “confrontado pelo Eterno”, se refere ao momento em que Deus pergunta para Adão quem mostrou que ele estava nu? Gn 3.11
- Dessa forma entendemos que todos os seres humanos terão que prestar contas com o Criador. Alguns tentam fugir dessa verdade negando a existência de Deus.

4.2. A responsabilidade com a convivência social
- “responsável pelas ações que empreende”, cada decisão humana é ou deveria ser pensada antes, e por isso cada um responderá pelas decisões erradas que tomar.
- “ou tragam danos às pessoas”, infelizmente algumas pessoas não respeitam outras, vivem para si mesmo e para os seus, sem se importar com as outras pessoas ao seu redor.

4.3. A responsabilidade com o meio ambiente
- “equilíbrio do ecossistema”, ecossistema é o sistema ecológico onde o ser humano foi inserido, o ecossistema tem seus biomas com suas cadeias alimentares.
- “recursos naturais”, se refere à água, petróleo, gaz, etc.
- “deveres de conservar a Terra”, todos nós temos a responsabilidade com o nosso planeta. Por isso se alguém joga lixo chão, ou uma garrafa de plástico no canto da rua, está colaborando para a poluição e destruição do nosso planeta.

4.4. A responsabilidade com o amor
 - “alicerçado na maior de todas as virtudes”, quando alguém afirma ser imagem e semelhança de Deus e não possui amor no coação é incoerente.
- “atributo da alma”, o amor está na alma humana, mesmo sendo alguém ruim, poderá desenvolve-lo de alguma forma.
- “motivado pela influencia direta do Espírito Santo”, quando a pessoa está cheia do Espírito Santo, passa a desenvolver o amor nos moldes do Criador.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “serviu-se de Si mesmo como modelo”, não havia nenhum ser mais perfeito do que Deus no universo.
- “ficará livre de toda limitação”, não será mais impedido pela morte, velhice ou doença.
- Corrija o questionário e faça o seu resumo.

Boa aula!


Marcos André – professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.