terça-feira, 3 de novembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 6 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 08 DE NOVEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 6
(Revista: CPAD)

Tema: O Impiedoso Mundo de Lameque

Texto Áureo: Gênesis 6.5
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição você abordará os problemas observados na geração antedeluviana, e Lameque é citado como um referencial extremamente negativo daquela geração.
- “O exemplo de Caim não demorou a generalizar-se”, Caim também gerou filhos, alguns bons, mas outros seguiram seu exemplo de maldade e se tornaram homens perversos.
- “por haver assassinado futilmente”, Lameque declarou que matou um jovem por pisa-lo. Gn 4.23
- “linhagem piedosa de Sete”, era a linhagem que obedecia a Deus, da qual se afirma em Gn 4.26 que a partir de Sete se começa a invocar o nome do Senhor. Essa linhagem de Sete é referenciada no texto como os filhos de Deus, existem também outras teorias sobre esses “filhos de Deus” que falaremos mais adiante.
- “Vivemos dias semelhantes”, uma das marcas dos dias atuais é a inversão de valores, onde as pessoas acreditam que certas práticas imorais são normais. Assim eram os dias de Lameque.
__________________________________________
I - UM MUNDO AINDA MARAVILHOSO
- “era farto e pródigo”, pródigo significa generoso, assim era a Terra antes do dilúvio, dava com fartura a sua colheita.

1. Fartura de pão.
- “nada retinha à primeira civilização”, quer dizer tudo que se plantava dava. Apesar dessa maravilhosa benção o homem não se voltou para o Criador o que comprova que para a grande maioria dos homens, não são as bênçãos que levam a pessoa a Deus, mas a adversidade, a prova, o confronto. A maioria das pessoas se esquecem de Deus assim que recebem o estavam pedindo. 
- “viviam em permanente festança”, isso porque os textos de Gênesis não relatam conflitos nem lutas generalizadas.

2. Saúde perfeita.
- “Não era incomum encontrar pessoas de quase mil anos”, parece que era comum a natureza humana essa longevidade e não um caso de saúde, porém devido a corrupção do gênero humano, os dias de vida das pessoas foram reduzido para 120 anos.Gn 6.3
- “folha corrida de um pecador de 900 anos”, por isso o Senhor impediu Adão de comer da árvore da vida, para que ele não se tornasse eterno. Se um pecador de 900 anos assusta imagine um que vive eternamente.

3. Beleza perfeita.
- “que viessem a encantar os filhos de Sete”, lembrando que no texto sagrado os filhos de Sete são chamados de “filhos de Deus”.
- “tornaram-se polígamos incorrigíveis”, na verdade a poligamia não era proibida.
- “Aquela geração não possuía qualquer referência moral”, não haviam pessoas de destaque, que houvesse realizado algo digno de elogios, por isso o povo se corrompia a cada dia mais. Foi necessário o Senhor tomar a Noé, um homem piedoso e realizar através dele uma obra monumental que marcaria a humanidade para sempre, a arca. Assim Noé se tornou um referencial.

4. Tecnologia avançada.
- “começou a dedicar-se à metalurgia”, metalurgia é técnica do trabalho em metais, ligas e adequação ao uso pela produção de ferramentas.
- “não teve dificuldades técnicas em construir a Arca”, convém lembrar que a Arca de Noé não é aquela obra monumental de engenharia que os antigos filmes de Hollywood apresentavam, consistia em uma simples caixa de madeira para flutuar sobre a água, seguindo as medidas dadas por Deus.
 __________________________________
II - UM MUNDO TOTALMENTE DEPRAVADO

1. Devassidão sexual.
- “A família tradicional foi se degenerando”, se refere à família constituída por um homem, uma mulher e filhos. A degeneração a que se refere aqui é a pratica da poligamia. O paralelo que se pode traçar com a geração atual é que a degeneração da família hoje ocorre principalmente com o reconhecimento do casamento entre pessoas do mesmo sexo.
- “não havia limites à fornicação nem ao adultério”, naquele período não havia instituições para punir o ser humano e nem um sistema de leis para classificar seus crimes.
- “Viram os filhos de Deus”, esse texto já causou muita polêmica e várias teorias. Numa teoria mais antiga acreditava-se que esses filhos de Deus teriam sido anjos que teriam deixado o céu e tomado mulheres das filhas dos homens;
Uma outra teoria afirma que teriam sido os filhos de Adão com Eva concebidos antes da Queda, portanto seriam puros e por isso eram chamados filhos de Deus; E a teoria aceita pela grande maioria dos teólogos é de que os filhos de Deus eram a descendência a partir de Sete, que passara a invocar o nome do Senhor. Gn 4.26

2. Violência sem limites.
- “Havia, naqueles dias, gigantes na terra”, não se sabe a origem dos gigantes e o texto bíblico não dá a entender que esses gigantes tenham sido da mistura genética entre os filhos de Deus e as filhas dos homens.
- “estes eram os valentes que houve na antiguidade”, como não houve grandes guerras naquele período, esses valentes ou eram caçadores ou homens violentos e assassinos.
- “nada diferençamo-nos dos filhos de Lameque”, a Bíblia chama os últimos dias de dias trabalhosos, 2 Tm 3.1 peça a classe para dar uma olhada nisso.

3. Resistência à graça divina.
- “instou junto àquela geração para que se convertesse”, essa afirmação está baseada somente no versículo 3 de Gênesis 6.
- “porém os seus dias serão cento e vinte anos”, Deus limitou o tempo de vida do homem, pois um único pecador alcançava umas vinte gerações influenciando-as com seus pecados e atitudes erradas.
- “pode ser resistida”, resistir a Deus consiste em deixar de se concertar após ter sido exortado.
- “Não obstante os milagres que presenciara”, nota-se que presenciar milagres não produz fé, a fé é produzida pela Palavra de Deus. Isso ocorre porque o ser humano esquece rapidamente dos benefícios que recebe do Senhor.
___________________________________________
III - UM MUNDO CONDENADO À DESTRUIÇÃO
- “pregou aos seus contemporâneos durante muito tempo”, teria sido o período de tempo do momento em que Noé recebe a missão de construir a Arca até o momento do dilúvio, uns 120 anos.

1. A pregação de Noé.
- “conclamava seus contemporâneos ao arrependimento”, ou seja, pregava com palavras e com obras, enquanto anunciava dava testemunho.
- “concluiremos que o seu ofício de pregoeiro teve a duração de 120 anos”, essa conclusão foi feita por suposição. Uma outra forma de calcular, é só levarmos em conta o texto de Gn 5:32, onde Noé aparece com 500 anos e depois ele entra na arca com 600 anos de idade Gn 7.11
- “Ele pregava com a voz e com as obras”, o povo via que ele realmente acreditava no que estava pregando, pois estava construindo um barco, tem pregadores que nem sequer acreditam no que eles falam com tanta eloquência nos púlpitos.

2. Uma geração corrompida.
- “que se tornaram totalmente depravados”, havia um conhecimento de Deus que estava sendo transmitido de pai para filho, conhecimento da criação, da promessa da profecia feita à serpente Gn 3.15, e ao que parece a família de Noé foi a única que sobrou  com esse conhecimento. Se Deus não enviasse o dilúvio naquele momento, os descendentes de Noé se corromperiam e tudo que se sabia do Criador e de sua promessa de redenção estaria perdido.
- “A geração atual assemelha-se à de Noé”, porém o Senhor não destrói o mundo agora, porque a sua obra de redenção está na fase de conclusão.
- “chega a contaminar, inclusive, o amor dos fiéis”, estamos em um tempo de apostasia, pois os crentes se desviam dentro das igrejas e se tornam crentes mornos.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Se nos conformarmos com o mundo”, entende-se: se tomarmos a forma do mundo. Seria pensar como no mundo e fazer o que o mundo faz.
- “que esperança haverá aos que ainda anseiam”, ainda tem muitas almas para serem salvas, os remanescentes precisam se guardar do mundo e seguir o exemplo de Noé.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor


Boa Aula!

4 comentários:

  1. Que Deus abençoe a todos os que estão envolvidos nesta grande e nobre missão: O ENSINO EXEGÉTICO DA PALAVRA DE DEUS na EBD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza irmão Adelson, obrigado pelas palavras e gostei desse "Ensino Exegético". Obrigado mesmo.
      Continue orando por nós.

      Excluir
  2. Boa tarde gostaria de dar minha colaboração.. tenho revistas da cpad para faixas etarias juniores, primarios e jardim de infancia... professor e aluno.. tenho também de adolescente e pré adolescentes.. e dispulando 1°ciclo Aluno
    quem quiser alguma dessa revistas é só me enviar um email
    natashaepatrickwirsch@gmail.com
    espero poder ter ajudado alguem
    Fiquem na Paz de Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde irmã, Natasha, como você passa a revista, doação ou você vende? Qualquer coisa a gente pode divulgar aqui no Blog.

      Ev Marcos André.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.