sexta-feira, 20 de novembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 8 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 22 DE NOVEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: O Início do Governo Humano

Texto Áureo: Romanos 13.1
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre como se reconstruiu a sociedade, mas cuidado com as questões teológicas.
- “uma nova obra civilizatória”, começaram a se multiplicar novamente e a formar as primeiras comunidades.
- “distanciando-se daquela região, alcançasse os confins da terra”, a ordem foi reafirmada por Deus no verso 1 do capítulo 9.
- “haveria de perdurar, apesar de tantos dramas e tragédias”, a partir daquele momento a humanidade cresceu em número, apenas em algumas ocasiões houve diminuição no número da população, foi o caso da peste negra que assolou a Europa na Idade Média e durante as duas grandes guerras mundiais.
__________________________________________
I - UM NOVO COMEÇO
- “permanecem a bordo da arca por quase um ano”, quarenta dias e quarenta noites foi somente chovendo e depois foram vários meses para secar as águas.

1. Um novo relacionamento com a natureza.
- “os animais, por exemplo, terão medo e pavor do ser humano”, muita gente pode pensar que o medo que os animais tem das pessoas seria uma espécie de defesa deles para sobreviverem, mas aqui está a explicação, o Senhor escreveu no instinto animal o medo do ser humano.
- “No Milênio, porém, tal situação será revertida”, no milênio será o governo do Messias, terá acabado o governo humano, por isso essa situação se reverterá. Os Testemunhas de Jeová afirmam que esse estado de coisas que se apresenta no milênio durará para sempre aqui na Terra, convém lembrar que a Igreja não concorda com essa interpretação. 

2. Uma nova dieta.
- “dispunham de uma dieta vegetal”, uma dieta somente de vegetais, essa afirmação se dá pelo fato de o texto de Gênesis nos capítulos 1 ao 6 não registrar caçadores e nem morte de animais para alimentação. Não é comprovada essa afirmação, pois somente por não haver relato não quer dizer que não houve esse tipo de alimentação, principalmente porque Abel criava ovelhas e em Gênesis 4.20 dá a entender que havia criação de gado.
- “Semelhante recomendação fariam os apóstolos”, os apóstolos se viram no dilema do que deveria ser observado pelos gentios e o que não deveria, pois a Lei de Moisés era muito rigorosa para os povos que não vinham da cultura judaica, por isso decidiram que não convinha impor as ordenanças da Lei, a não ser a contaminação dos ídolos, a prostituição e a carne sufocada, bem como o sangue. Dessa forma a proibição de comer sangue permanece até hoje para o povo de Deus, seja cristão ou seja judeu.

3. A bênção divina.
- “quase dois mil anos de invenções”, se refere a instrumentos para arar a terra, construção de tendas e instrumentos musicais.
- “plenitude da bênção divina”, significa a benção completa de Deus.
- “povoai abundantemente a terra”, diante dessa ordem o homem deveria se espalhar para locais distantes, a fim de ocupar os espaços vazios.
- “voltasse a progredir e a ocupar os mais remotos continentes”, chegaram até a America Norte, Central e Sul, pois sabemos que quando os europeus chegaram aqui com suas embarcações a vela, já havia o elemento humano na nossa terra.
__________________________________
II - O ARCO DE DEUS

1. Um novo pacto com a humanidade.
- “não voltará a ser destruído por uma nova inundação”, com essa promessa o Senhor evita de a humanidade ficar apavorada toda vez que chover muito forte.
- “E eu convosco estabeleço o meu concerto”, é um pacto com a humanidade, que serve para todas as raças em todo o mundo e em todas as épocas. Nesse pacto, assim como nos outros, o Senhor se compromete com a humanidade independente do que ela fizer ou se tornar. Por mais pecados que os homens cometam a Terra não será destruída com água, pois quem prometeu é fiel. Mas isso não quer dizer que não haverá juízo. Algumas evidências bíblicas apontam para um juízo com fogo, mas os teólogos discordam na questão, se todo o planeta será destruído ou se somente a humanidade será aniquilada ficando somente os salvos. Geralmente os Cristão acreditam na destruição total do planeta. Algumas referências: Sf 3.8, 2 Pe 3.7, Ml 4.1
Essas referência são usadas para confirmar que Deus destruirá o planeta com fogo, professor(a), evite fechar a questão, principalmente se você estiver numa classe mais esclarecida, pois existem fortes argumentos para afirmar que a Terra não será destruída totalmente. Você pode passar as referências aos alunos e deixar que eles façam suas conclusões. Veja também o Salmo 104.5.

2. O sinal do pacto noético.
- “O meu arco tenho posto na nuvem”, se refere ao arco-íris que aparece no céu sempre após as chuvas.
- “seria um fenômeno tão novo como a chuva regular”, é um fenômeno físico, ocorre quando a luz branca atravessa um prisma, então ela se divide nas sete cores primárias e secundárias, pois a luz branca é a união de todas essas cores. As gotas de água que ocorrem na chuva formam esse prisma, que ao ser atravessado pela luz do sol a divide nas sete cores.
- “Vendo-o a cada chuvarada”, talvez alguém já tenha observado que o arco-íris aparece logo após a chuva de verão e geralmente quando ele aparece não chove mais depois, não aparece quando há frente fria. Isso ocorre porque após as chuvas de verão ficam no ar as gotículas formando o prisma e como o tempo começa a abrir vem a luz do sol e surge o arco.
- “descendentes de Noé”, se refere a todos nós, por esse e outros motivos a história de Noé é lembrada no mundo inteiro, toda vez que uma criança vê o arco-íris ela se lembra de Noé.
___________________________________________
III - O PRINCÍPIO DO GOVERNO HUMANO
- “se formasse sob o império das leis”, a humanidade antes de Noé não tinha leis específicas, por isso se corrompeu a ponto de destruição, isso mostra que o ser humano não pode viver sem estar debaixo de leis que o reja.

1. O governo humano.
- “o Senhor delega ao homem”, dessa forma aquele que desrespeita a justiça está desrespeitando a Deus também. Assim percebemos que a justiça é boa, o ruim são os corruptos, os que aceitam suborno, que fazem tráfico de influência, que no Brasil é chamado de crimes do colarinho branco.
- “a civilização humana seria inviável”, professor(a), convide a classe a imaginar uma civilização onde cada um pudesse fazer o que quisesse. Veja o exemplo de um caso de violência recente no Rio de Janeiro em que um entregador de gelo resolve discutir com uma mulher, chega a pegar uma barra de ferra para ameaçá-la, mas foi dominado e então outras dez pessoas aparecem e começam a agredi-lo até matá-lo. O comportamento dessas pessoas inclusive do entregador de gelo, foi o que ocorreria em uma sociedade sem leis. Isso ocorreu no Rio de Janeiro porque apesar de haver leis há uma grande deficiência nos agentes fiscalizadores dessas leis.
- “pode ser sumariada nesta única sentença”, quer dizer que pode ser resumida nessas palavras de Deus: “Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado”, essa parte sublinhada indica que os que farão a justiça de Deus será o próprio homem.
- “que os homens vos façam, fazei-lho também vós”, Jesus ressalta a ética no comportamento humano.      

2. O aperfeiçoamento do governo humano.
- “alguns governos que chegaram a ser perfeitos”, perfeitos dentro da qualificação necessária da Bíblia, ou seja, um governo dependente do Senhor, seguidor dos estatutos divinos.
- “nenhum reino poderá ser construído anarquicamente”, a anarquia é o sistema onde não há governo, constituído pela bagunça e desordem social.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “é uma instituição divina”, por isso os crentes devem respeitar as leis e autoridades constituídas. Crente que frauda a declaração de imposto, compra e vende de forma ilegal, usa serviços públicos pirateados (gatos) e faz ou aceita suborno está dessa forma desrespeitando a Deus.
- “que o seu Reino seja instaurado entre nós”, o Reino de Deus só existe entre os crentes, isso é fato, mas ele será instituído plenamente no período do Milênio, onde Jesus governará as nações.
- “está acima de todas as legislações humanas”, por isso alguns acreditam haverá ainda muita perseguição à Igreja antes do arrebatamento, pois é provável que as autoridades humanas comecem a aprovar leis que contrariem a Palavra de Deus, como é o caso das leis de homofobia.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.