sábado, 12 de dezembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Central Gospel

INCOMPLETO

AULA EM___DE______DE 2015 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 44)

Tema: O ESTADO INTERMEDIÁRIO DA ALMA

Texto Áureo: 1 Coríntios 2.11b; 13.12
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tome cuidado com essas teorias adventistas e católicas sobre a morte, leia as referências e tenha certeza do que você acredita.
- “morte física...até a ressurreição”, esse tema surgiu de uma dúvida mito antiga que não tem uma resposta direta nas Escrituras: como e onde fica a alma após a morte até o dia da ressurreição no arrebatamento? Essa dúvida não tem uma resposta direta na Bíblia, foram elaboradas teorias das quais algumas viraram doutrinas, como a aniquilação da alma, sono da alma e o purgatório.
_______________________________________________
1. ENSINOS EQUIVOCADOS A RESPEITO DO ESTADO INTERMEDIÁRIO DA ALMA

1.1. Aniquilação da alma após a morte
- “não pode ser conciliado com o Deus de amor”, afirmam que não é possível imaginar as duas situações em relação a Deus. O principal ponto é a afirmação de que um Deus que ama o ser humano não o deixaria sofrendo eternamente.
- Professor(a), essa doutrina andou esquecida, mas tem sido debatida atualmente pela sua grande coerência. Pode ocorrer de algum aluno conhecê-la e até defendê-la. Se prepare, tenha certeza do que você acredita.
Não deixe de ler as referências.

1.2. O Purgatório
- “pecados veiais”, são pecados leves, aqueles que podem ser perdoados.
- “até que sejam purificadas”, seria uma purificação pelo fogo e o nome purgatório vem do verbo purgar, que significa limpar.
- “apoiada na tradição católica”, essa doutrina foi muito utilizada no período das indulgências combatidas por Lutero, afirmavam que as pessoas da família do morto, poderiam pagar indulgências para tirar seu parente do purgatório.

1.3. A doutrina do sono da alma
- “absoluto estado de sono”, essa ideia surgiu das afirmações bíblicas sobre os mortos, pois no Novo Testamento os mortos sempre são referidos como “aqueles que dormem no senhor” 1 Co 15.51
Professor(a), leia as referências antes da aula para você ter argumentos necessários. Sugiro que leia alguns com os alunos.
________________________________                 
2. O CRISTÃO E A MORTE
- “foi criada por Deus para a imortalidade”, nós não fomos criados para morrer, a morte é uma consequência do pecado. Por isso o ser humano tem tanto receio da morte.
- “destino das almas dos homens”, se referindo principalmente aos ímpios, pois sobre os salvos em Cristo há bastante informação no Novo Testamento.

2.1. Considerações sobre a morte
- “passagem desta vida”, o que estão salvos em Jesus tendem a ficar mais tranquilos em relação à morte, enquanto os que tem dúvidas sobre a própria salvação ficam mais temerosos sobre o assunto. Alguns ímpios se apegam ao ateísmo para fugir da realidade da morte e do juízo diante de Deus.
- “lastros no pecado de Adão”, quer dizer que a morte existe devido aquele pecado. Quando eles pecaram foram impedidos de comerem da árvore da vida, com isso a morte entrou, é o que o texto de Gn 3.23 dá a entender.
- “necessidade demográfica”, se não houvesse a morte o mundo hoje seria um lugar inabitável. Não haveria lugar para todos.
- “necessidade espiritual”, para que o homem se encontre com o seu Criador é necessário passar pela morte, pois essa natureza não pode ver Deus.

                               INCOMPLETO

7 comentários:

  1. a paz do Senhor professor Marcos se possivel atualize a lição da revista atual, seus esboços nos ajudam muito e tem sido benção na vida de muita gente, agradeço. irmã nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Nice, estou precisando mesmo atualizar essas lições, desculpe se ainda não fiz, mas vou fazer pode deixar.

      Abraços!

      Ev Marcos André

      Excluir
  2. Muito boa esta lição pena que ficou imcompleto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena mesmo, mas não consigo completá-la mais.
      Abraços!!!

      Excluir
  3. A paz do Senhor profº Marcos, importante seu trabalho, nos ajuda muito, existe a remota possibilidade de um dia seus subsídios virem em ppt? (Power Point)Deus abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente eu não tenho condições de aditar dessa forma, me desculpe amigo.

      Paz de Jesus

      Excluir
    2. Não por isso, foi apenas uma pergunta, sei quão difícil são as coisas, fica em paz meu amado, obrigado por tudo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.