quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 13 - Revista da Editora Betel


AULA EM 27 DE DEZEMBRO DE 2015 – LIÇÃO 13
(Revista: Editora Betel)

Tema: A Fé que Enfrenta as Oposições

Texto Áureo: Hebreus 12.1
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre como é importante pessoas com o ânimo de Neemias, que contagiou todo o povo ao trabalho. Neemias é um exemplo para os futuros líderes.
- “estava em ruínas e opróbrio”, deixe os alunos a par de que naquele tempo Israel estava no término do cativeiro de 70 anos, onde a cidade ficou abandonada.
- “sua privilegiada posição”, Neemias era copeiro do rei, esse era um cargo de confiança e de alto grau.
- “parte em direção à cidade”, ele sai de Susan com uma comitiva de judeus que desejavam voltar para Israel.
Quando acabou o cativeiro, nem todos os judeus retornaram para Israel, alguns já tinham residência e negócios nas terras do cativeiro.  
__________________________________________
1. NEEMIAS UM HOMEM DE FÉ E ATITUDES
- “em que a moral do povo estava baixa”, no final do cativeiro nem todos tinham o desejo de retornar a Israel, os que voltaram viviam num clima de anarquia, com os ricos explorando os pobres.

1.1. Neemias, o copeiro de rei.
- “capital do império persa”, a pérsia dominava vários reinos os quais eram chamados de províncias, sendo a capital na cidade de Susan.
- “morte por envenenamento”, havia um cuidado especial com aqueles que preparavam as refeições do rei, pois o rei era muito odiado por ser o dominador dos reinos, por isso aqueles que o cercavam deveriam ser de confiança do rei.
- “era provar o vinho do rei”, o copeiro provava o vinho antes de passar as mãos do rei.
- “tinha por fim demonstrar que nenhuma traição ocorrera”, servia para dar tranquilidade ao rei, dando a certeza de que sua vida está segura.

1.2. Neemias, um homem de oração.
- “Aquela notícia sensibilizou sua alma”, ele não ficou indiferente com a situação, resolveu tomar atitudes espirituais primeiro, então o Senhor criou uma oportunidade diante do rei.
- “até que Deus não somente mudasse o quadro”, pelo que entendemos da oração de Neemias, ele intentava fazer algo pelo povo e pediu a Deu que achasse graça aos olhos do rei.
- “mas porque o Deus de seus pais estava sendo escarnecido”, note que Neemias não revela isso ao rei e nem tão pouco que intencionava reformar as muralhas. Isso era estratégia, pois se ele revelasse ao rei acerca das muralhas o rei poderia não deixa-lo seguir adiante.

1.3. Neemias, um homem que se importava com seu povo
- “levaram a abandonar sua zona de conforto”, Neemias poderia ter usado a sua zona de conforto para dar a desculpa de que não tinha tempo para fazer nada, como muitos fazem hoje, mas ele decidiu abandonar tudo.
- “o luxo que desfrutava não roubaram sua comunhão”, é muito comum vermos pessoas que perdem rapidamente a comunhão diante de uma situação de luxo ou tranquilidade.
- “o pecado e o afastamento da lei haviam”, na verdade todo o povo tinha essa consciência, mas não tinham forças para mudar, tanto que depois eles mesmos pediram para o sacerdote ler o livro da Lei pra eles Ne 8.1. Isso acontece hoje em dia com aqueles que desejam abandonar o pecado e seguir a Cristo.
- “assumindo que também era culpado”, o texto não fala, mas provavelmente os fatos de ele se comprometer estando disposto a deixar tudo e pela sua humildade, foram o que mexeram com o coração de Deus.
_____________________________________________
2. ENFRENTANDO OPOSIÇÕES
- “reiniciar uma obra que há cem anos estava parada”, se referindo aos muros de Jerusalém, somando o tempo do cativeiro mais o tempo que eles haviam sido libertos para retornar a Israel. 70 anos de cativeiro mais 30 de liberdade.

2.1. Motivação, a chave da reconstrução.
- “pessoas derrotadas e apáticas”, as pessoas em Jerusalém estavam acomodados na pobreza e miséria, enquanto Neemias que tinha motivos para estar acomodado no luxo resolveu fazer alguma coisa.
- “conseguiu o apoio de toda a cidade”, ele colocou em prática a liderança e isso arrastou todos na sua visão. Assim acontece com alguns líderes quando colocam em prática a capacidade de liderança que Deus lhe deu.
- “Mas ele não disse nada”, Neemias resolveu não ficar só falando, ele queria colocar logo as mãos à obra.
- “conduziu o povo a preocupar-se com a glória de Deus”, ele conduz o povo ao entendimento de que sem Deus eles nada poderiam fazer. Os líderes de hoje devem ter essa mesma preocupação.

2.2. A atitude de quem tem visão de Deus.
- “foram três instrumentos usados”, esses homens eram começaram a observar a cidade de Jerusalém se levantando dos escombros e isso os deixou temerosos, pois aquela cidade foi poderosa no passado e para eles se constituía uma ameaça.
- “a zombaria, a calúnia e o desprezo”, esse tipo de artifício serve para desanimar as pessoas empenhadas em algo. Note que até hoje muitos invejosos usam essas estratégias para desanimar aqueles que eles consideram uma ameaça.
- “Ele orava e não discutia”, isso é confirmado pela passagem em que Neemias afirma estar em uma grande obra e não poderia comparecer ao encontro com aqueles homens. Ne 6.3 Nessa passagem Neemias faz referência ao atraso na obra caso ele descesse para falar com eles.

2.3. A confiança em Deus
- “a nossa natureza humana sente um desejo natural”, a natureza humana corompida pelo pecado, quando a pessoa aceita a Jesus como salvador, o Espírito Santo começa a trabalhar na sua vida transformando essa natureza e amenizando esses sentimentos.
- “essa não é a atitude correta”, porque simplesmente Jesus mandou não pagar o mal com o mal, mas devemos ter também em mente que quando respondemos a altura alguma ofensa, estaremos parando a obra de Deus que está em nossas mãos.
- “se deixar enredar em uma competição de insulto”, isso ocorre em algumas situações quando os crentes não tem maturidade.
________________________________________
3. A PODEROSA MÃO DE DEUS EM AÇÃO

3.1. Quando Deus nos governa, tudo dá certo.
- “confortou o povo com o anúncio de que Deus o havia enviado”, Neemias era homem de Deus e fazia tudo pela direção do Senhor, quando povo de Deus sente que o seu líder age pela ordem de Deus fica mais tranquilizado, mais esperançoso e mais animado para a obra de Deus.
- “Ele orou até que Deus movesse o coração do monarca”, podemos notar no texto que Neemias não provoca a situação, mas ele deixa até que algo aconteça, com isso ficou claro a mão de Deus operando. Precisamos deixar Deus operar nas nossas causas, às vezes ficamos impacientes e tomamos atitudes antes de Deus dar um sinal.
3.2. Neemias, um homem sincero e realista.
- “respondem de maneira positiva”, quer dizer que respondem com adoração, gratidão, alegria, etc
- “o sonho passou a pertencer a todo o povo”, essa deve ser uma das habilidades do líder, conseguir contagiar seus obreiros e membros na visão que o Senhor lhe deu.
- “que devemos animá-las”, um líder erguido por Deus consegue animar as pessoas a sua volta. Infelizmente há líderes que desanimam os membros de suas igrejas.

3.3. Neemias, um homem disposto.
- “Ele não era construtor, mas abandonou tudo”, mas era administrador, conselheiro e sabia liderar.
- “tinha um coração disposto”, quando o coração está disposto, todo o corpo sente, dores e cansaço desaparecem e passamos a ter mais imunidade à doenças que não tínhamos antes.
- “e havia se colocado à disposição”, é fácil encontrarmos pessoas que conhecem muito, mas não se colocam a disposição para trabalhar, assim todo o conhecimento que possuem não serve para nada.
- “nas quais Ele possa se apoiar”, o fato é que Deus pode tudo, mas Ele prefere contar conosco para o trabalho, podemos dizer que Ele precisa de nós para sua obra. Porém não podemos nos ensoberbecer achando que somos os únicos capazes de fazer determinadas tarefas.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “muitos se conformam com a situação atual”, são os acomodados, olham o problema nas igrejas e se omitem por achar que a responsabilidade é de outros.
- “não querem assumir riscos”, são os medrosos.
- “compreendia os princípios da motivação”, existem líderes como Neemias em nosso meio e podemos investir para que surjam outros mais.
- Faça o resumo e passe os pontos mais importantes.

Marcos André – professor

Boa Aula!

7 comentários:

  1. Bom dia, paz do Eterno Jesus!
    Seus estudos irmão Evangelista Marcos André, tem sido um canal de bençãos para as nossas vidas, que o Senhor continue lhe usando em nome de Jesus, uma sugestão e pergunta somente... Tem vontade de criar um aplicativo do CLUBE DA TEOLOGIA não? Conheço um irmão Pr. Welfany Nolasco que tem um site e criou um aplicativo (PREGAÇÕES E ESTUDOS BÍBLICOS) uma benção, basta instalar no ANDROID e outros sistemas operacionais, aplicativo PLAY STORE o de instalação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece muito interessante meu querido, qual seria o primeiro passo? E há algum custo? Manda o teu whatzapp para o meu email pra gente se falar!
      Paz de Deus, obrigado pela sugestão.

      Excluir
  2. Olá,professor marcos André, eu queria saber, quando os judeus estavam no cativeiro babilônico, eram tidos como escravos?ou eram aprisionado por nabucodonozor?afinal como eles viviam lá. Eu sei que este espasso é p comentários e não para perguntas, mas a forma como eles viveram lá no cativeiro serve para uma introdução mais complexa da lição. Porque de lá que veio Neemias, Esdras e Zorobabel, ou seja os 3 que fizeram a diferença no meio do pagão. Alguma informação me ajude, pois sou professor e não quero ficar isento desta informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz de Cristo irmão Adriano, a Bíblia não entra muito nesses detalhes, mas sabemos que eles não eram escravos como eram no Egito, sujeito a trabalhos forçados. Eles foram aproveitados em diversas atividades no reino, sabemos que alguns até se adaptaram a vida secular no cativeiro, de forma que nem retornaram ao final dele. A única ordem que eles tinham era a de não retornarem para a terra natal.

      Excluir
  3. Preciso da lição do dia 03/01/2016 subsidio para ensinar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está no forno, já vai sair! rsrs
      Comi muito nesse fim de ano kkkk, acabei atrasando as lições.
      Me ajude em oração irmã Gloria, e se puder seja nossa colaboradora. Amém abençoada.

      Paz de Cristo e grande abraço.

      Ev Marcos André

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.