quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 1 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 03 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 1
(Revista: CPAD)

Tema: Escatologia, o Estudo das Últimas Coisas

Texto Áureo: 2 Timóteo 3.1
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente a revista, a capa e os temas das lições, a fim de provocar o interesse dos alunos.
- “a Escatologia bíblica”, existe escatologia em algumas outras religiões também, tratam acerca do fim de todas as coisas segundo uma visão que não é a bíblica.
- “a segunda vinda de Jesus não oferece motivos para regozijo”, para os salvos traz esperança, porém para os ímpios provoca incômodo, pois trata de juízo contra a impiedade. Os descrentes preferem muitas vezes ignorá-lo.
- “ainda é tempo para o arrependimento e a conversão”, o fim desse tempo ocorre com a morte da pessoa ou com o arrebatamento da Igreja.
__________________________________________
I - O ESTUDO DA ESCATOLOGIA

1. Definição.
- “O termo grego cognato”, é o termo que vem da mesma raiz.
- “estudo sistemático das coisas que acontecerão nos últimos dias”, a escatologia é apresentada em profecia e dessas profecias se extrai o estudo sobre as coisas que acontecerão nos últimos dias.  
- “nos últimos dias”, esses últimos dias podem ser considerados os dias a partir do estabelecimento da Igreja de Cristo, porque tem eventos escatológicos ocorrendo de lá pra cá.

2. A escatologia e a volta de Jesus.
- “tem de estar sempre alerta”, os eventos acerca do arrebatamento da Igreja e as provações que ela passará no tempo do fim pegarão muitos desprevenidos.
- “volta de Jesus pode acontecer a qualquer momento”, a volta de Cristo é o evento principal da escatologia bíblica.
- “à hora que não imaginais”, alguns acreditam que a volta de Jesus ocorrerá em momentos de grandes problemas no mundo, mas a maioria dos textos apontam para um momento de grande tranquilidade e distração Mt 24.38, Lc 17.27
__________________________________
II - A PREOCUPAÇÃO COM OS FINS DOS TEMPOS

1. Os discípulos de Jesus.
- “que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”, é interessante que os discípulos associaram a segunda vinda de Cristo ao fim do mundo.
- “achando que a Palavra de Deus não se cumprirá”, atualmente existem muitos crentes que embora não admitam, na verdade não acreditam na vinda de Jesus. Muitos crentes só investem no tempo presente.

2. As previsões falsas sobre o futuro.
- “grande número de falsos profetas e falsas previsões”, isso ocorre porque muitos se aproveitam da curiosidade do povo. Basta que alguém tenha uma revelação sobre o futuro que todos se interessam logo. Isso faz com que apareçam muitos oportunistas.
- “inúmeras seitas”, seitas são religiões falsas que surgem da religião principal que é a verdadeira. Aqui no caso a religião principal é o cristianismo e as seitas são as diversas denominações que ensinam e praticam heresias contra a Palavra de Deus.
- “que já marcaram a data da segunda vinda”, alguns falsos profetas chegaram a calcular a data da segunda vinda de Jesus com base em dados retirados dos textos proféticos. Como, por exemplo, na parábola das dez virgens, acreditam que devido ao noivo voltar à meia noite, pode ser um indício de uma data.

3. Falsos profetas.
- “arrebatamento da Igreja para o ano de 1993”, o pastor que fez essa previsão foi David Brandt Berg, conhecido como Moses David, foi fundador do grupo Meninos de Deus nos Estados Unidos.
- “assegurou que o Anticristo seria revelado”, uma das profecias de Apocalipse assegura que o anticristo será revelado em Jerusalém, mas o espírito dele já está atuando no mundo. 1 Jo 4.3
- “às 17 horas em Jerusalém”, segundo a Bíblia, o anticristo se assentará como líder do governo em Jerusalém.
“O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus” 2 Ts 2.4
___________________________________________
III - UM LUGAR DE REFÚGIO PARA ISRAEL

1. Futurista.
- “é a mais adequada à realidade das profecias”, essa profecia é a que parece mais coerente com a realidade atual do mundo.
- “Essa corrente”, uma corrente teológica é uma teoria compartilhada por vários eruditos da Palavra de Deus.
- “arrebatará sua Igreja antes da Tribulação”, essa corrente segue uma lógica humana, de que Deus não permitirá que os seus escolhidos sofram as aflições do juízo no mundo.  
- “interpretam a Bíblia literalmente”, algumas pessoas interpretam ao pé da letra as profecias de Apocalipse. Acreditam que surgirá realmente uma besta com chifres e diademas nas cabeças, outros acham que haverá um número impresso na mão ou na testa de cada servo do anticristo.
- “O importante é que Jesus voltará para buscar a sua Igreja”, a ideia é de que o povo de Deus não deve se ocupar em resolver essas questões, mas deve focar no que importa, estar pronto para a vinda do Senhor.
- “a Vinda de Cristo ocorrerá antes do milênio”, o milênio é o evento em que Cristo governará as nações mundiais com grande autoridade por mil anos.
- “Claudionor de Andrade”, consultor teológico da CPAD, comentarista das revistas da Escola Dominical e conferencista.
- “nada mais era que uma referência alegórica”, a referência alegórica é a que serve para ilustrar um evento ou situação.
- “será arrebatada no meio da Tribulação”, segundo os estudiosos a Tribulação será o evento de sete anos em que o Senhor executará p juízo sobre a humanidade.
- “vai passar pela Grande Tribulação”, essa corrente é uma das mais conhecidas ao lado da pré-milenista, porém a corrente pré-milanista é bem mais aceita.
- “não tem base sólida na Palavra de Deus”, dá para perceber que o comentarista e toda a CPAD é da corrente pré-milenista. Recomendo ao amado professor que apresente a sua convicção, mas que respeite a opinião particular dos alunos, não há necessidade de tentar convencer os alunos a mudarem suas orientações doutrinárias acerca do arrebatamento da Igreja.

2. Histórica.
- “Considera que o Apocalipse é um livro histórico”, acreditando que ele narra apenas história e que devido a muitos fatos já terem ocorrido, então ele serviria apenas para análise de fatos.

3. Preterista.
- “hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo”, alguns acreditam que essa tentação será a Grande Tribulação.
- “Vinda de Cristo em glória”, será o momento em que o Senhor Jesus virá livrar Jerusalém do cerco do anticristo. Zc 14.14

4. Simbolista.
- “há o ensino amilenista”, é o ensino de que não haverá milênio, no caso o milênio já estaria ocorrendo.
- “o milênio será literal são muitas”, um milênio literal significa um milênio em que Jesus governará de fato e que durará exatos mil anos.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “interpretação futurista”, é a interpretação em que as grandes profecias escatológicas ainda não se cumpriram.
- “boa hermenêutica sagrada”, seria a correta interpretação dos textos escatológicos.
- “cremos que esta se dará antes da Grande Tribulação”, quando o comentarista fala que nós cremos, devemos considerar que ele quis dizer nós da CPAD, pois algum pastor poderá não defender a mesma corrente teológica sobre o arrebatamento.
O CLUBE DA TEOLOGIA RECOMENDA QUE VOCÊ PROFESSOR, ANTES DA AULA SE CERTIFIQUE COM O SEU PASTOR E SUPERINTENDENTE SOBRE QUAL DESSAS CORRENTES ELES DEFENDEM.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor

Boa Aula!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.