terça-feira, 12 de janeiro de 2016

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 3 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 17 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: Esperando a Volta de Jesus

Texto Áureo: 1Ts 5.23
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre os exemplos dos que não aguardam a volta de Jesus. Separamos alguns aí no esboço.
- “a hora em que Jesus voltará”, como introdução você já pode começar perguntando se os alunos sabem como será essa volta de Jesus, espere eles falarem e depois responda que será em duas fases, uma com o arrebatamento da Igreja e a outra será a Sua vinda em glória para livrar Israel.
- “para aquele dia que tanto ansiamos”, esse foi um problema levantado em uma das lições, pois muitos crentes hoje não aguardam a volta de Cristo.
- “Você está preparado”, estar preparado é a chave para ser salvo e também para viver uma vida cristã de sucesso. Vale a pena pedir aos alunos que se façam essa pergunta para si mesmo.
- “virgens loucas”, aquelas que não tinham azeite de reserva. Ter azeite na reserva é o segredo para ser salvo.
- “Muitos estão sem o azeite, que representa o Espírito Santo”, as virgens prudentes tinham azeite de reserva porque foram buscar antecipadamente.
- “A surpresa é o fator preponderante”, a surpresa é o fator que faz toda a diferença no aguardo da volta de Jesus, pois se os crentes soubesse  a hora exata, não haveria a Igreja no mundo em outras épocas. 
__________________________________________
I - AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR

1. Com fé e vigilância.
- “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora”, existem duas ideias básicas sobre essa vigilância, uma é vigiar para não cair na tentação do pecado e a outra é vigiar para estar cuidando das coisas do Senhor quando Ele voltar.
- “conduta ilibada em nosso dia a dia”, é uma conduta correta, como não sabemos o dia e a hora, devemos então estar prontos a todo tempo.
- “aguardar a volta de Cristo em santidade”, a santidade é estar separado do mundo, mesmo estando dentro dele, é não estar misturado com as coisas pecaminosas do mundo.
- “anelantes”, desejosos.
- “que a mesma ocorreria naqueles dias”, eles eram tão convictos disso que não tinham dificuldades em doar bens materiais para o serviço da obra do Senhor.

2. Cheio do Espírito Santo.
- “que cada um de nós é responsável, diante de Deus”, isso é demonstrado pela nega das virgens prudentes em ceder do seu azeita para as loucas.
- “tinham azeite em suas vasilhas”, aquele era uma azeite de reserva, mostrando que elas tinham suficiente para muito tempo, diferente das loucas que só tinham o azeita nas lamparinas, representando o crente que só tem o azeite na hora do culto, quando acaba ele adormece e fica sem a unção espiritual.
- “E, tendo elas ido comprá-lo”, aqui mostra que as imprudentes foram comprar depois que ouviram o brado da chegada no Noivo, demonstrando que muitos imprudentes irão procurar o Espírito Santo após o soar da trombeta, mas então será tarde.
- “esperar a vinda de Jesus de forma santa”, sem o azeite poderá até esperar, mas não de forma santa.

3. Em santidade e em amor.
- “em toda a nossa maneira de viver”, podemos dizer que está se referindo a todo lugar onde entrarmos, em todas as áreas de nossas vidas, etc. Alertando para o surgimento de alguns crentes que são benção na igreja e em casa, mas não são no trabalho, por exemplo.
- “jamais venhamos a amar a prática do pecado”, o problema é que alguns não amam, mas admiram e nesse caso é só uma questão de tempo para estarem pecando e amando o pecado.
- “o seu amor altruísta”, o seu amor pelas pessoas.
- “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos”, aqui está a chave desse ensino de Jesus, funciona como uma assinatura, identificando o crente que é discípulo de Jesus.
Podemos dizer que as igrejas estão cheias de crentes, mas não estão cheias de discípulos.
__________________________________
II - ATITUDES ERRÔNEAS DIANTE DA VINDA DE JESUS

1. Ignorar a vinda de Jesus.
- “é aquele que diz: “O meu senhor tarde virá””, ou seja, é aquele que não se preocupa com a volta do Mestre. Atualmente encontramos muitos crentes que não estão nem um pouco preocupados com o retorno de Jesus. Estão investindo em suas vidas nessa Terra e fazendo seus planos para ficarem aqui para sempre.
- “maltratando seu conservos”, Jesus com isso demonstra a falta de amor que existirá nos dias que antecedem a Sua vinda.
- “num dia em que o não espera”, será em um momento em que muitos crentes estarão tranquilos, muitos já estarão desistido de esperar a volta de Jesus e irão preferir viver conforme o mundo.
- “destinará a sua parte com os hipócritas”, hipócritas são os que fingem ser algo que não são, assim é aqueles que estão nas igrejas fingindo serem crentes, mas não tem amor e não estão se importando com a volta do Senhor.
- “ali haverá pranto e ranger de dentes””, se referindo ao inferno que é para onde vão os ímpios.

2. Escarnecer das profecias.
- “haveria homens escarnecedores”, são os zombadores, que fazem chacota com as coisas de Deus. Existe uma quantidade muito grande deles, principalmente na internet, postando vídeo de sátira do evangelho.
- “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia”, o que o apóstolo quis dizer é que o tempo de Deus não conta da mesma maneira que o tempo humano, não é correto fazer uma contagem matemática acerca da volta de Cristo.
- “que a volta de Jesus é apenas uma utopia”, ou seja, apenas uma ilusão, algo que não pode ser realizado.
___________________________________________
III - ATITUDES DO SERVO FIEL ANTE A VOLTA DO SENHOR

1. Ter uma vida irrepreensível.
- “não dava lugar à repreensão”, esse é o significado para “vida irrepreensível”, é uma vida que não dá motivos para ser repreendida.
- “todo o vosso espírito, e alma”, esse é um texto essencial, pois fala de uma santidade plena. Isso combate algumas ideias erradas de que o que importa é só o coração e não o corpo e na maioria dos casos ocorre o contrário. Só santificam o corpo.
- “mas seu espírito e alma, partes invisíveis”, se referindo à constituição do ser humano em corpo, alma e espírito.
- “sepulcros caiados”, na época de Cristo o cal era a última palavra em ornamentação, gastava-se muito para ornamentar o sepulcro. Por isso Jesus usa essa comparação.
- “arrogantes, invejosos, amargurados, cheios de ódio”, o problema é que eles se esforçam em apresentar o exterior com aparência de santidade, mas guardando no interior todos esses sentimentos.

2. Não dar lugar à carne.
- “liberdade cristã”, é a liberdade de pensamento e de escolha, com base na palavra de que fomos libertos por Cristo. Mas devemos ter em mente que fomos libertos da morte eterna e do domínio do pecado.
- “não passam de “clubes religiosos””, isso porque seus membros estão preocupados se aparecerem, competindo uns com os outros e buscando cuidar do templo material se envolvendo em disputas políticas de grupos.
- ““incham” em número”, seriam templos cheios de pessoas vazias. Não precisamos generalizar, pois no meio desses sempre existem os fieis.

3. Dar frutos. 
- “não podem nos impedir de frutificar”, frutificar pode ser entendido como ganhar ou ajudar a ganhar almas para o Reino de Deus.
- “logo nos esquecemos de tudo quando vemos almas se rendendo”, isso para os que tem os mesmos valores do Reino de Deus, que amam em agradar a Jesus.
- “seja um semeador”, semear é lançar a Palavra, falar do amor de Cristo e de Sua obra na cruz, ainda que a pessoa não se converta na hora, ela recebe a Palavra de Deus.
- “quando não poderemos mais anunciar”, isso porque não estaremos mais aqui, pois teremos sido arrebatados com o Senhor.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Você está preparado para a sua vinda?”, complete essa pergunta, pergunte aos alunos se estão vivendo uma vida de santidade e consagração.
- “dentro do padrão divino para esperarmos a volta de Jesus”, não é de acordo com o que pensamos ou achamos, é de acordo com o que Jesus ensinou.
- Acrescente a pergunta: e se Jesus vier agora? Cada aluno responde para si.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor

Boa Aula!

2 comentários:

  1. muito bom que o Espirito Santo continue te inspirando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu querido, conto com as suas orações. Paz de Jesus Cristo para você e tua casa.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.