terça-feira, 19 de janeiro de 2016

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 4 - Revista da Editora Betel


AULA EM 24 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 4
(Revista: Editora Betel)

Tema: Ataques Constantes Contra a Família

Texto Áureo: 1 João 2.16
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição você tem mais uma aplicação prática para o lar, o assunto não é difícil, basta estudar um pouco e se preparar.
- “trazem uma ruptura dos valores”, valores são as coisas que consideramos importantes, no caso de valores morais temos alguns que estão sendo quebrados, como por exemplo, a virgindade, a pureza do matrimonia, a reunião familiar para refeições, etc.
- “quebra de princípios que precisam”, princípios são as nossas convicções que sustentam os valores. Por exemplo, a convicção de que Deus deve ser adorado e honrado em nossas vidas é um princípio cristão.
__________________________________________
1. Meios de comunicação e redes sociais
- “trazendo lucros e prejuízos”, os lucros, se refere à possibilidade de trabalho que se pode fazer usando a tecnologia e os prejuízos são diversos, vai desde casamentos destruídos à filhos aliciados para grupos extremistas.

1.1. A televisão.
- “não se alimentam mais juntos”, fazer a refeição em família é uma oportunidade para conversar e para os membros da família se aproximarem.
- “apologia e ensinam infidelidade conjugal”, a estratégia do inimigo é tornar a infidelidade algo banal, normal, sem importância, transmitindo isso através da TV e adentrando às casas com essas coisas.
- “licenciosidade”, significa lascívia, luxúria e libertinagem.
- “programas indecentes de pessoas inescrupulosas”, pessoas inescrupulosas se referem aos produtores de tais programas, são ímpios na essência da palavra, alguns são até ateus.
- “mensagens subliminares”, são mensagens que não são transmitida diretamente ao ouvinte, são passadas de forma subjetiva por meio da imagem ou fala.
- “como se fossem ingênuas e inofensivas”, por parecerem tão ingênuas, alguns irmãos chegam a dizer que determinado programa não tem nada a ver. Algumas mensagens subliminares afetam diretamente o espiritual e outras somente o psicológico.

1.2. A Internet e as redes sociais.
- “Através também das redes sociais”, a internet é um dos maiores avanços é um dos maiores avanços que a sociedade moderna conseguiu, dentro dela algumas mentes geniosas desenvolveram as chamadas redes sociais, onde pessoas do mundo inteiro podem se conectar e trocar informações instantaneamente. Mas essa impressionante ferramenta é usada sem controle por nossa juventude, fazendo as pessoas trocarem informações inúteis o dia inteiro, se desligando do mundo e da família.
- “na frente do computador e celular”, com o surgimento do “smartfone”, (telefone inteligente), a internet passou a ficar na palma da mão de jovens e adultos e essa facilidade ajudou a promoção do vício nas redes sociais.
- “se isolam nos quartos”, os pais cristãos não podem aceitar esse tipo de situação, deve haver controle sobre o tempo de uso disso. Os pais devem se aproximar de seus filhos e colocar-lhe certos limites.
Alguns jovens passam o tempo jogando online, deixando o estudo de lado.
- “programas não convenientes para menores de idade”, em alguns casos os filhos trocam mensagens com pedófilos e aliciadores, quando os pais ficam sabendo o mal já está feito.

1.3. O avanço tecnológico e a globalização.
- “aos poucos está tentando destruir”, esse veneno está nas mãos de Satanás que está lançando dentro de nossas casas e só vigilância e oração poderão parar sua ação nas nossas famílias.
- “percam os valores cristãos”, na novela “Malhação” dessa semana foi colocada uma discussão sobre sexo na adolescência, onde as personagens adolescentes discutem o assunto com muita naturalidade. A ideia é passar para a sociedade, especialmente para os adolescentes que o sexo nessa fase é algo perfeitamente normal.
- “Quando não é bem utilizada, a tecnologia traz embutida a iniquidade”, a globalização é o sistema de quebra das fronteiras dos mercados mundiais, aproximando firmas do mundo inteiro e agilizando as transações.
_____________________________________________
2. Evoluções, ocupações e amizades
- “precisam ser confrontadas com a Palavra de Deus”, os pais precisam ter o hábito de ler a Bíblia, e fazer da Escola Dominical uma prática familiar.

2.1. Choque de gerações entre pais e filhos.
- “não alcançarão os níveis que eles chegaram”, quer dizer que não entenderão e nem aceitarão. Olhando as letras das músicas dos anos oitenta e comparando com as que se ouvem nos dias atuais é notória a diferença de gerações e porque os pais não entendem essa geração.
- “o equilíbrio é a saída”, é não ser extremista, achando que os filhos vivem um lixo de juventude e os filhos não achando que os pais deveria se mudar para outro planeta. Nem tudo que os jovens fazem é inútil e nem tudo que os pais fizeram não servem para os jovens hoje.
- “O diálogo”, os pais precisam entrar no mundo dos filhos, conversar com eles, não chegar condenando tudo de cara, se inteirar do jogo que eles gostam, dos sites que eles acessam e conhecer os amigos com quem eles conversam. Os filhos devem abrir a guarda para os pais, tentar entender-lhes e compartilhar informações com eles.

2.2. Individualismo: a falta de tempo para a família.
- “e a família vai ficando em segundo plano”, os pais cristãos devem se prevenir disso, reservando tempo para a família, todo momento extra que estiver deve estar com a família, deve reduzir as atividades extras como entretenimento por exemplo, a um mínimo necessário ou fazê-lo em família.
- “A necessidade de estudar, se aperfeiçoar”, alguns pais buscam um curso, ou pós-graduação a fim de se aperfeiçoarem, precisam ter o cuidado de reservar o tempo para a família, o curso é necessário, mas deve ser planejado levando em conta os familiares, alguns se planejam levando em conta primeiro a igreja, mas isso não é bem o correto, primeiro pense em Deus, depois na família e depois na igreja. Deus ama aquele que cuida de sua própria casa, pois será um bom obreiro! 1 Tm 3.5
- “só têm contato com os filhos nos finais de semana”, professor(a), se a tua classe for de jovens, poderá ter algum caso assim nela, recomende aos alunos o diálogo. Oriente eles a conversarem com seus pais, solicitando mais tempo com eles, os pais cristãos geralmente se quebram diante de pedidos desse tipo dos filhos.
- “para quem precisa de mais atenção, carinho e educação”, recomende aos alunos, o tempo de qualidade com seus familiares, se desligando de tudo quando estiverem com eles, nada de whatsapp, computador ou joguinho, busque dar toda atenção possível.

2.3. Jugo desigual com os ímpios.
- “o nosso ciclo de amizade precisa mudar”, comprovadamente as amizades exercem grande influência sobre a pessoa, estimulando-a a fazer coisas que normalmente não faria.
- “amizades conseguidas através das redes sociais”, para começar são amizades sem qualidade, pois não tem o “cara a cara”, quando se fala com alguém sem olhar em seus olhos, não se percebe algumas coisas importantes, como a sinceridade, verdade e a franqueza nas palavras.Muitas amizades nas redes sociais são falsas.
- “pensam que depois de casados conseguirão levá-los para a igreja”, na verdade eles querem pensar dessa forma, porque estão cegos pela paixão, pois a experiência tem mostrado que ocorre exatamente o contrário, o jovem cristão é quem vai para o mundo, e isso ocorre muitas vezes na fase do namoro.
- “ceder para o jugo desigual”, o jugo é uma peça de madeira que serve para dois bois puxarem a carroça ou aparelho para arar a terra, o jugo desigual seria colocar dois animais com forças diferentes para puxarem o mesmo aparelho, um se cansaria pelo outro. Um casamento onde um é cristão e o outro não, se torna um jugo desigual.
________________________________________
3. Novas leis concernentes à família
- “circulando nas comissões”, são equipes compostas dentro da câmara para examinarem os projetos sob um determinado aspecto, como por exemplo, a constituição e justiça que examina as leis sob a ótica da constituição e da justiça pra saber se não está contra a constituição federal.
- “leis que favorecem as práticas pecaminosas”, como foi o caso da famosa PL 122, que tramitou na câmara e hoje está sepultada. Existem outros projetos em diversas prefeituras para a distribuição de material que estimula a escolha de gênero (homem ou mulher) pelos alunos da rede pública de ensino. Entre muitos outros.

3.1. O tratamento dado ao menor de idade.
- “Estatuto da Criança”, e a lei que regula o tratamento dado às crianças em nosso país.
- “disciplinar os filhos, conforme ensina a Palavra de Deus”, aqui o comentarista se refere à LEI Nº 13.010, DE 26 DE JUNHO DE 2014.  Conhecida como “lei da palmada” que proíbe o uso de castigos físicos nos filhos.
- “não se pode tirar sangue dos filhos”, nem expor-lhes ao ridículo em público, como alguns pais fazem.
- “é considerado trabalho infantil”, essa prática também é proibida pelo Estatuto da Criança.
3.2. Aborto, união de pessoas do mesmo sexo e legalização da prostituição.
- “já é considerado criminoso (Sl 139.16)”, essa referência é muito importante, veja:
“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” Sl 139.16
Quer dizer que Deus reconhece um fato como um ser vivo, e se alguém aborta propositalmente um feto, está assassinando uma pessoa, um projeto de Deus, independente das circunstâncias em que foi concebido.
Um feto não pode ser culpado pelos atos ruins que o trouxeram à vida.
- “ser considerado caso de saúde pública”, é assim que as autoridades veem a questão do aborto, pois o código penal autoriza a prática do aborto para os casos de estupro. A igreja é contra essa visão da lei. O código penal também autoriza o aborto em caso de risco para a mãe.
- “legalização da prostituição”, se refere ao Projeto de Lei n.º 4211, do deputado Jean Willys que tenta regulamentar a prática da prostituição no Brasil, com direitos legais trabalhistas.

3.3. União estável e contratos Temporários.
- “regulamentação do concubinato “união estável”, atualmente o concubinato é reconhecido legalmente por um documento chamado de declaração de união estável, emitido por cartório, a ideia é dar a união estável os mesmos direitos do casamento.
- “ter quebra de acordo, conforme diz a Bíblia”, se refere ao divórcio.
- “Os contratos temporários”, se refere à união estável.
- “no final do contrato, cada um segue a sua vida”, esse tipo de contrato banaliza o casamento, fazendo com que as pessoas possam ter vários conjugues num período de tempo sem se preocupar com a moral e a ética, dando à união estável os mesmos direitos do casamento será estará facilitando e estimulando essa prática errônea.

CONCLUSÃO
- “As instituições estão sendo fragilizadas e vulgarizadas”, as instituições são casamento, família, amizade, etc.
- “vulgarizadas”, quer dizer que se tornam vulgar, comum, banal.
- “não concordar com este mundo”, significa não concordar com a tendência do mundo em aceitar como normal as coisas tratadas aqui, como o caso do aborto, legalização da prostituição, etc.
- Faça o resumo e corrija o questionário.

Marcos André – professor

Boa Aula!

11 comentários:

  1. Excelente, parabéns, amo seus comentários não entro na sala de aula antes de estuda-los. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom amigo, Deus me abençoou e eu quero abençoar vocês, obrigado pelo reconhecimento e consideração.
      Abraços

      Ev Marcos André.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom! Tema bem atual, mas um pouco complexo. Vamos que vamos na graça de Deus! Que Deus abençoe, irmão Marcos André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graça e paz meu querido, obrigado por visitar o CLUBE DA TEOLOGIA, adoro esse tema, fala de uma realidade, se você achar as minhas explicações muito difíceis de entender, pode comentar aqui, eu farei o possível para melhorar, mas eu preciso saber exatamente a parte mais complicada.
      Obrigado mesmo, toda ajuda é extremamente necessária nessa obra.

      Abraços irmão André, continue conosco.

      Ev Marcos André

      Excluir
  4. Gosto muito dos esboços e comentários do pr ., eles são muito aproveitável e ajuda para todo o aluno e prof. da escola dominical Deus abençoe seu ministério do ensino .

    ass. adilson luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Adilson, estamos juntos, obrigado por visitar nosso blog.

      Ev Marcos Amdré

      Excluir
  5. Muito bom este comentario meu irmão bem proveitoso que Deus te abençoe e ilumine a sua mente e o seu coração muiiíiito .graça e paz meu irmão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu presbítero, estou contente em poder ajudar a muitos professores e alunos da EBD.

      Graça e Paz irmão Aristeu

      Excluir
  6. Amem. Muito bom o comentários pastor. Somente Deus pra recompensar o irmão. Por essa valiosa ajuda. Que o senhor te fortaleça e te leve a lugares altos. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava quase saindo, mas vi o teu comentário aqui, obrigado irmã Cristiane, o Altíssimo já me deu tanta coisa e eu só estou retribuindo do jeito que posso e gosto de fazer.

      Obrigado por suas palavras, Deus te abençoe.

      Paz.

      Ev Marcos André

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.