terça-feira, 5 de janeiro de 2016

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 10 DE JANEIRO DE 2016 – LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: Sinais que Antecedem a Volta de Cristo

Texto Áureo: Mateus 24.3
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição use perguntas para trazer a classe para a participação.
- “parece algo fictício e inconcebível”, esse evento será algo maravilhoso que se processará no campo espiritual e físico ao mesmo tempo e só pode ser compreendido por aqueles que entendem o mundo espiritual, ou seja, pela fé.
- “parece algo fictício e inconcebível”, alguns acreditam que Jesus já terá retornado até 2030, porém é muito difícil arriscar um palpite acerca de Seu retorno.
- “Mediante os sinais”, quando o nosso corpo está sofrendo alguma infecção ele dá sinais, aumentando a temperatura para combater a enfermidade, é a febre. Assim a febre é o sinal de alguma infecção. No caso da Igreja, os acontecimentos mirabolantes no mundo são sinais de que a Igreja será arrebatada.
__________________________________________
I - SINAIS NA VIDA DA IGREJA
- “sua vinda em glória (segunda fase)”, a segunda vinda do Senhor será em dois momentos, arrebatamento e vinda em glória.

1. Os falsos cristos e falsos profetas.
- “um dos sinais da vinda de Jesus”, lembrando que esses sinais ocorrerão dentro das igrejas ou em relação à Igreja.
- “Para não sermos enganados”, com o surgimento dos falsos profetas e falsos cristos o inimigo tenta banalizar a autoridade profética da Palavra de Deus.
- “Não negligencie o estudo bíblico”, negligenciar o estudo, é simplesmente deixar de estudar. Infelizmente a Escola Dominical tem sido negligenciada em muitas igrejas.
- “costumam ter grande eloquência”, um mentira dita de forma eloquente pode enganar com facilidade, mesmo que seja absurda.
- “carisma”, uma pessoa carismática é simpática e por isso as pessoas baixam logo a guarda, acreditando rápido no que essa pessoa fala.

2. Apostasia.
- “Você sabe o que significa apostasia?”, professor(a), vale a pena estender a pergunta para a classe, pedindo para os alunos abaixarem as revistas e tentarem responder.
- “premeditado e consciente da fé cristã”, existem aqueles que se desanimam e entram na “caverna”, porém existem aqueles saem do meio do povo de Deus como se estivessem se libertando de uma prisão, retornam a fazer tudo o que faziam no mundo e ainda postam fotos nas redes sociais em estado completamente ímpio.
- “dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios”, veja que aqui não está dizendo que a pessoa sairá para o mundo, ou para a vida ímpia, está afirmando que muitos irão atrás de doutrinas falsas, ou seja, vão atrás de movimentos fora da Palavra, seitas ou igrejas que pregam falsas doutrinas. Isso é a apostasia entrando pelas igrejas, tão comum em nosso tempo.
- “receberam a recompensa por se desviarem”, naquele tempo a recompensa deles foi o cativeiro, mas no nosso tempo a recompensa será exclusão do Reino de Deus, que será percebida no arrebatamento.

3. “Doutrinas de demônios” (1Tm 4.1).
- “doutrinas de demônios”, são doutrinas que os homens inventam por ação demoníaca em suas mentes. Eles não tem a mente de Cristo e muitos deles são conhecedores da Palavra e até teólogos. Conhecer as Escrituras não é indicação de santidade.
- “Confissão Positiva”, é a doutrina que afirma que tudo que a pessoa declarar com fé vai acontecer independente até mesmo da vontade de Deus, ensina-se que a pessoa deve declarar com autoridade e determinar sobre saúde e finanças. Acreditamos que uma declaração com autoridade tem influencia sobre a própria pessoa e outros ao seu redor, mas não aceitamos que exerça influencia sobre Deus. Essa doutrina falsa afeta a soberania de Deus.
- “crendices”, são crenças que as pessoas trazem por mera tradição, sem fundamento na palavra, baseada em histórias e lendas.
- “misticismos”, são crenças de que há poder espiritual em certos objetos ou outras coisas, como simpatias, mantra, horóscopo, etc. A crença de que um sabonete ungido tenha poder curador é um misticismo. Professor(a), você pode deixar o aluno dar exemplos de igrejas e ministérios que apoiam esses misticismos.
- “legislando”, criando leis.
- “evangelho do entretenimento”, evangelho onde as pessoas buscam se entreter, muitas igrejas se empenhem em eventos de lazer e não de busca ao Senhor. A confraternização dos santos é salutar, mas a pratica devocional é muito melhor.

4. Perseguição aos crentes.
- “há uma perseguição mais velada”, a perseguição velada é aquela que não é declarada, mas acontece, onde os cristãos são ignorados e tratados com desprezo. Existem países onde a fiscalização é bem mais rigorosa quando se trata de cristãos.
- “continuam sendo alvo de perseguições”, isso ocorre principalmente nos países onde atual os grupos islâmicos extremistas como o Estado Islâmico e o Boko Haram, que invadem cidade e já martirizaram centenas de cristãos.
- “tantos fiéis mortos quanto o cristianismo”, o cristianismo é uma religião que leva a pessoa a uma mudança de vida e isso incomoda os tradicionalistas, a família e os governos, além do mais o cristianismo prega o amor e a não violência, por isso são atacados covardemente. O modo de pensar e viver dos muçulmanos também incomoda, mas ninguém se mete com eles porque eles partem para a guerra! As pessoas deveriam ter mais repeito por uma religião que prega o amor acima de tudo.
- “a missão Portas Abertas”, é uma organização cristã que dá apoio aos cristãos das igrejas perseguidas ao redor do mundo.
- “sequestrados por combatentes do Estado Islâmico”, e muitas jovens são feitas de escrava sexuais para satisfazer os soldados do Estado Islâmico.
__________________________________
II - SINAIS NOS CÉUS DA VINDA DE CRISTO

1. Sinais do céu.
- “diz “sinais do céu” e não sinais “no céu””, quando se afirma “sinais do céu” está se referindo a ocorrências que vem do céu, que são próprias do céu, considerando o céu espaço interestelar ou o céu espiritual, porém quando se afirma “sinais no céu”, estaria se referindo a algo mais subjetivo, como alguma leitura astronômica das estrelas.
- “Não devemos especular”, especular é fazer afirmações que achamos que seja a verdade.
- “assuntos que não estão revelados”, a Palavra de Deus não dá detalhes de muitos assuntos e por isso alguns especuladores criam heresias horrendas ensinando e fazendo discípulos com suas especulações.
- “Não sabemos que sinais serão estes nos céus”, lembrando que o correto é “sinais do céu.”

2. Jesus fala de sinais e não de datas.
- “em momento algum Ele fala a respeito de datas”, é simples entender o porquê de Jesus não falar sobre datas, é só imaginar um pai que se ausenta e deseja que seus filhos se mantenham estudando na sua ausência, se ele falar a hora certa que vai chegar, seus filhos só pegarão nos livros naquela hora determinada, mas se ele não falar a hora certa, então seus filhos estudarão por todo período pensando que ele pode chegar a qualquer momento. Se Jesus desse uma data específica só haveria crentes nessa data.
___________________________________________
III - GUERRAS, CONFLITOS E TERREMOTOS

1. Guerras e conflitos.
- “o que temos visto ao longo do tempo”, professor(a), chame a atenção dos alunos para o fato de esses conflitos já estarem ocorrendo desde a época de Cristo, porém as guerras mundiais são do século passado.
- “a Primeira e a Segunda Guerra Mundial”, a primeira guerra foi de 1914 a 1918 e a segunda aconteceu de 1939 a 1945.
- “pessoas inocentes foram mortas”, segundo as estimativas, 10 milhões de pessoas morreram na Primeira Grande Guerra e 85 milhões de pessoas teriam morrido na Segunda Grande Guerra.
- “palco de ataques de extremistas islâmicos”, se referindo aos ataques terroristas coordenados em Paris na noite de 13 de Novembro de 2015, deixando 129 mortos.
- “um dos seus alvos a destruição da fé cristã”, o Alcorão que é o livro máximo da fé islâmica autoriza a chamada Guerra Santa nome, contra aqueles que eles consideram infiéis.

2. Terremotos.
- “aconteceram mais de 200.000 terremotos”, os terremotos ocorrem quando há movimento entre placas tectônicas, as regiões entre as junções das placas sofrem abalos. Alguns países como o Brasil são abençoados por estarem fora dessas junções.
- “somente 100.000 são percebidos”, alguns terremotos ocorrem em escala tão pequena que nem percebemos que ocorreram, mas são captados pelos sismógrafos dos centros de análises de terremotos ao redor do mundo.
Uma outra ocorrência são as tsunamis, geradas por maremotos, que são tremores no fundo do mar cuja oscilação provoca uma onda gigante que atinge o continente devastando grande parte da costa.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “estão se cumprindo a cada dia”, convém lembrar que esses sinais vão se intensificando a cada ano.
- “a ponto de a Bíblia não ser mais referência”, a referência tem sido as revelações e visões de muitos enganadores.
- “continuar em oração e vigilância”, quer dizer: manter a vida devocional e alerta contra as armadilhas.
Elabore o resumo e apresente aos seus alunos.
Marcos André – professor

Boa Aula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.