quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 8 - Revista CPAD - ADULTOS


AULA EM 21 DE FEVEREIRO DE 2016 – LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: A Grande Tribulação

Texto Áureo: Apocalipse 3.10
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), esta lição por si só já é muito interessante, por isso você não terá muitas dificuldades em prender a atenção dos alunos.
- “todos aqueles que não querem ficar na Terra”,  estes são os crentes fieis, o mundo atualmente apresenta muitas facilidades e atrativos para as pessoas, por mais que existam problemas nele. Mas pelo que apontam as profecias, a Igreja será tirada da Terra e a única opção válida para o crente é ir com a Igreja.
- “Grande Tribulação”, professor(a), você pode começar dando essa definição para a classe: será um período em que o Senhor executará juízo sobre os moradores da Terra.
- “13 são dedicados a este acontecimento”, porque são capítulos onde se descreve o que acontecerá com os elementos da natureza.
- “o cristão deve orar e vigiar”, para não assistir ao vivo a tudo que está previsto nesse livro.
__________________________________________
I -  A GRANDE TRIBULAÇÃO

1. O que é a Grande Tribulação?
- “angústias incomuns”, tanto para a humanidade ímpia como para aqueles que não subiram no arrebatamento da Igreja. Muitas pessoas sofrerão na Grande Tribulação se lamentando por não terem ido no Arrebatamento.
- “o justo Juiz, estará enviando sobre o mundo o seu juízo”, o julgamento será justo, a humanidade estará pagando por toda a sua impiedade. São tantas atrocidades e covardias que os homens fazem uns aos outros, estupros, assassinatos, latrocínios e etc, que seria injusto não haver um inferno e um juízo para essa humanidade perversa.
- “semana de anos”, um período de sete anos correspondendo a uma semana, porém de anos.
- “vinda de Jesus em Glória”, momento em que Jesus vem com a Sua Glória se revelando ao mundo para ser recebido como seu Rei.
- “Só os santos escaparão desse período”, os santos que subiram no Arrebatamento virão com Cristo na segunda fase de Sua vinda, assim como o marido que onde vai leva sua esposa.
- “são prova do seu amor, visando livrar da destruição”, os avisos são para nós tentarmos levar a maior quantidade de pessoas para o céu possível.  

2. A Igreja passará pela Grande Tribulação?
- “a Igreja não é o prédio onde os crentes se reúnem”, quer dizer que quando ela for arrebatada não serão os utensílios e materiais da Igreja que subirão.
- “esta comunidade não passará pela Grande Tribulação”, essa é uma interpretação muito usada, chamada de pré tribulacionismo.
- “que nos livra da ira futura”, essa ira futura é sempre mencionada como sendo o juízo de Deus na Terra.
- “também eu te guardarei da hora da tentação”, a igreja de Filadelfia é a tipologia de uma igreja fiel, assim como serão aqueles que são fieis e serão arrebatados.
__________________________________
II - A MANIFESTAÇÃO DA TRINDADE SATÂNICA NA GRANDE TRIBULAÇÃO

1. A manifestação do Anticristo.
- “que se colocará no lugar de Cristo”, ele vai se esforçar para ser visto como a ultima esperança da humanidade.
- “líder político e fará “grandes coisas”, sempre com a ideia de ser visto como uma solução para a Terra.
- “Seu número é 666”, o 6 é o número do homem, seu significado ainda é um mistério para os crentes.
- “não poderá comprar ou vender”, a marca servirá para dar controle ao governo do Anticristo sobre todos os moradores da Terra, por isso se cogita muito atualmente que essa marca poderá ser um chip ou coisa parecida.

2. Um governo único.
- “tentativa de um governo único”, a maior dificuldade de se ter um governo central é o controle sobre os reinos e pessoas, mas conforme a tecnologia avança esse processo pode ser tornar possível através do uso e chips, monitoramento por câmeras, conexão por internet, etc.
- “Comunidade Europeia”, é um bloco econômico da Europa também chamado de União Europeia. Os países membros seguem leis próprias de comércio e relacionamento.
- “um conglomerado de nações que aceitarão a liderança”, é provável que nem todas as nações do mundo aceitem o domínio do Anticristo, esses países terão sérios problemas.
- “dominará os povos com muita eloquência”, o Anticristo conseguirá acordos e resolverá muitos problemas da humanidade. Isso deixará o mundo esperançoso.

3. O falso profeta.
- “a chamada trindade satânica”, em tudo o inimigo tenta imitar a Deus até na organização da divindade.
- “dominará o mundo após o arrebatamento da Igreja”, veja esse texto e pense se ele explica o que o comentarista está falando:
“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado”, 2 Ts 2.7, o contexto dessa passagem fala do homem do pecado, o Anticristo e que atualmente há um que se opõe à ele, que é o Espírito Santo.
- “prevalecerá por três anos e meio”, metade da Grande tribulação e depois será derrotado por Cristo.
___________________________________________
III - O JUÍZO DE DEUS SOBRE O MUNDO (Ap 6.1-17; 8.1-14)

1. O livro selado e sua abertura (Ap 5.1).
- “Jesus é o único digno de abri-lo e desatar os sete selos”, quando Jesus desata os selos Ele está dando a perissão para iniciar o juízo, por isso não poderia ser qualquer um a abrir o livro. Jesus trouxe a salvação à raça humana e também trouxe o julgamento.
- “o livro onde estão registrados os juízos de Deus”, esse livro não é a Bíblia, embora ela contenha os registros da ira de Deus que virão sobre a Terra.
- “não afirma que o cavaleiro montado no cavalo branco é Jesus”, alguns ministros erram afirmando que esse cavaleiro do cavalo branco é Jesus, as sabemos que não é.

2. O segundo selo. 
- “Este cavalo vermelho representa a guerra”, essa era a cor normal dos cavalos que eram enviados às batalhas no tempo em que a cavalaria usava os cavalos no confronto.
- “profanará o templo”, atualmente sabemos que não existe mais o templo de Salomão, porém alguns textos afirmam a existência de um terceiro templo Mt 24.15 e Ap 11.1-2 Essas passagens não usam a palavra reconstrução, mas falam da existência de um templo, por isso se afirma que o templo de Salomão será reconstruído.

3. O terceiro selo.
- “e quem não tiver o sinal da besta não poderá comprar”, devido a isso associamos a marca da besta ao comércio, já se pensou em código de barras impresso na mão e se fala atualmente em microchip, tudo ligado ao comércio.

4. O quarto e quinto selos.
- “que acontecerá em decorrência dos flagelos anteriores”, observamos  que os acontecimentos na tribulação seguem uma certa ordem lógica, embora os textos de Apocalipse não estejam todos na sequência cronológica.
- “mártires que foram mortos na Grande Tribulação”, temos aqui a referência de que haverá salvação no período da Grande Tribula, porém sabemos que será a custa de derramamento de sangue, porque sem derramamento de sangue não há remissão.

5. O sexto e o sétimo selo.
- “eclipse total do sol”, no texto de Apocalipse não usa a palavra eclipse porque não se conhecia esse fenômeno com esse nome naquela época.
- “lua fica vermelha”, parece ter relação com o fenômeno chamado “lua de sangue”, parece que na Grande Tribulação esse fenômeno será assustador.
- “tipificados nas sete trombetas (Ap 8—11)”, são tipificados no toque da trombeta, não quer dizer que ocorrerá de fato um toque de trombeta, essa expressão foi usada porque na época o toque da trombeta era usado para a convocação.

6. As sete trombetas e as sete taças da ira de Deus (Ap 8—11; 15—16).
- “a vegetação é queimada”, os recursos naturais serão escassos e o clima mundo será alterado drasticamente por conta dessas queimadas.
- “demônios e anjos terríveis são soltos”, haverá grandes pragas no campo espiritual, doenças psicossomáticas se proliferarão na humanidade.
- “a terça parte dos homens morre pelas catástrofes”, aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas seriam mortas se fosse hoje esses acontecimentos, dá pra imaginar o tamanho disso?
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “para que não venha fazer parte da Grande Tribulação”, se parece difícil hoje ser servo de Deus, será muito mais na grande tribulação, cada pagará com sua própria vida.
- “espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis”, essa é a recomendação para os três elementos da composição humana.
É preciso pregar a respeito da volta de Cristo e da Grande Tribulação.
Marcos André – professor

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.