quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 9 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 28 DE FEVEREIRO DE 2016 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: A Vinda de Jesus em Glória

Texto Áureo: Mateus 24.30
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), para esta lição recomendo que faça um resumo colocando a sequência dos acontecimentos apocalípticos estudados até aqui.
- “Grande Tribulação”, professor(a), é importante fazer um breve comentário sobre a aula anterior para esclarecer os alunos que faltaram na semana passada.
- “Ele virá juntamente com sua Igreja”, a Igreja que subiu na primeira fase da 2ª vinda de Cristo, ou seja, no Arrebatamento. Essa vinda em Glória é a 2ª fase da 2ª vinda.
- “pelos que os traspassaram”, transpassar significa “passar através” aqui está se referindo àqueles que atravessaram a carne de Jesus, os judeus, ainda que tenha sido os soldados romanos que executaram a sentença, foram os judeus que o entregaram.
__________________________________________
I - JESUS VOLTARÁ E TODOS O VERÃO

1. Jesus voltará com poder e glória.
- “Jesus voltará com os santos”, nesse momento a Terra estará no final da Grande Tribulação e Israel estará cercado pelas forças do Anticristo.
- “dar fim às catástrofes mundiais”, se refere às catástrofes pela abertura dos selos e soar das trombetas na Grande Tribulação. Jesus tem poder para controlar os elementos da natureza.
- “Anticristo e seus aliados”, muitos países estarão junto com o anticristo contra Israel.

2. O cortejo que acompanhará o Rei.
- “uma visão do cortejo real que acompanhará Cristo”, se refere ao exército que virá com Jesus para a batalha, veja o texto:
 “E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro” Ap 19.14
- “com vara de ferro”, não é correto afirmar que será um governo ditatorial, será a volta da monarquia. Uma monarquia boa que regerá o mundo pela imposição do seu domínio.
__________________________________
II - JESUS VOLTARÁ PARA DAR A DEVIDA RECOMPENSA AOS ÍMPIOS E PARA LIVRAR ISRAEL DO EXTERMÍNIO

1. A recompensa dos ímpios.
- “praticada com respaldo legal”, quer dizer, praticada em conformidade com as leis. Isso acontece com a legalização do aborto, das drogas, casamento gay e outras coisas que a Bíblia condena.
- “substituída por configurações que não obedecem ao padrão”, se refere ao casamento gay, pois a configuração padrão da Bíblia é um homem mais um mulher com ou sem filhos.

2. A batalha do Armagedom.
- “no vale do Armagedom”, um local aproximadamente uns 30 km de Nazaré, também chamado de Megido.
- “O objetivo é exterminar Israel”, esse objetivo já existe em alguns grupos extremistas islâmicos.
- “Jesus então descerá para socorrer Israel”, nesse momento as câmeras de TV de emissoras do mundo inteiro estarão focadas no confronto, por isso a Bíblia afirma que todo olho o verá. Mt 24.30
- “Só então Israel reconhecerá que Jesus é o Messias”, segundo podemos depreender das Escrituras, o Senhor Jesus tem as marcas nas mãos, pés e no lado até hoje. Então quando as autoridades israelenses se aproximarem Dele reconhecerão que Ele é o mesmo Jesus dos cristãos.

3. O Anticristo se voltará contra Jesus (Ap 19.19).
- “e a satânica "Nova Ordem Mundial"”, essa Nova Ordem Mundial é como é conhecida a teoria de um governo mundial que domine todo o mundo, esse será o reinado do Anticristo.

4. O fim da batalha do Armagedom.
- “Não será a estratégia de guerra de Israel”, ainda na atual era Israel tem vencido as suas guerras de forma curiosa, como foi na campanha do Sinai e na Guerra dos Seis Dias, porém no fim da guerra do Armagedom o poder de Deus será demonstrado para todo mundo.
- “o poder de Deus e de Cristo, vindo do céu”, até esse momento os acontecimentos da Grande Tribulação se parecerão com algo natural, pois ocorrerá na natureza, porém quando Jesus vier em glória o mundo inteiro vislumbrará pela primeira vez o grande poder de Deus operando.
- “assumirá suas funções no Milênio”, Israel será a nova sede do governo mundial.

5. O julgamento divino.
- “Vale de Josafá”, as Escrituras não falam onde será esse lugar, mas podemos supor que seja o lugar onde Josafá consultou o Senhor com todo o povo de Jerusalém quando apregoou o jejum e obteve a vitória sobre os inimigos 2 Cr 20.3 esse lugar foi diante do Templo de Salomão.
- “pelo modo como trataram Israel”, algumas dessas nações terão se ajuntado ao Anticristo na Grande Tribulação contra Israel.

6. A separação dos "bodes" das "ovelhas" (Mt 25.31-33).
- “existe entre os incrédulos e os crentes”, na verdade o texto parece mais se referir a diferença entre crentes rebeldes e crentes fieis.
- “ovelhas e os bodes pastarem juntos”, assim como os crentes fieis e os rebeldes estão hoje juntos nas igrejas da Terra.
- “Os "bodes" são aqueles que rejeitam a Jesus”, como o(a) amado(a) professor(a) observou a comparação que o comentarista fez não parece ter sido muito boa, analise.
___________________________________________
III - PREPARAÇÃO PARA O MILÊNIO

1. Satanás é preso por mil anos.
- “seus seguidores irão para o Hades”, esse é o local de aguardo da ressurreição. Nesse local existe outro chamado Seio de Abraão.

2. Quem estará no Milênio com Cristo?
- “As ovelhas reinarão com Cristo”, se refere aos cristãos arrebatados, notamos que haverá atividades para os crentes no milênio.
- “por mil anos, literalmente”, quer dizer que não será de forma figurada, os mil anos não representam um período de tempo, mas sim mil anos de fato.
- “os homens que não adoraram a Besta”, haverá pessoas na Grande Tribulação que conseguirão sobreviver sem adorar a Besta, muitos não acreditam nisso por não haver uma afirmação clara na Bíblia.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “encaradas como literais”, quer dizer que os crentes devem imaginar esses eventos como são relatados na Bíblia.

Marcos André – professor

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.