quinta-feira, 10 de março de 2016

ESCOLA DOMINCAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 11 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 13 DE MARÇO DE 2016 – LIÇÃO 11
(Revista: CPAD)

Tema: O Juízo Final

Texto Áureo: Apocalipse 20.11
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição leias as referências e cuidado com as afirmações teóricas.
- “um dia de ajuste de contas”, o maior fundamento da religião cristã é a ideia de um julgamento final, o momento em que todos prestarão contas de suas ações. Esse Juízo Final explica o porquê de muitas atrocidades não terem sua punição nos dias atuais.
- “dará diante do "trono branco" de Deus”, a cor branca representa a pureza, é como se a humanidade fosse passada a limpo.
- “sentença que já foi declarada por seu Filho”, o julgamento diante do trono branco é a aplicação da justiça de Deus, pois apesar de a humanidade pecadora estar com sentença decretada, ninguém merece ser condenado sem um julgamento justo.
__________________________________________
I - EVENTOS QUE ANTECEDEM AO JUÍZO FINAL

1. A última revolta de Satanás.
- “para provar os que nasceram durante o Milênio”, professor(a), essa é uma afirmação teórica, é muito coerente, porém não há uma afirmação bíblica que a sustente.
- “O mesmo fez a multidão que escolheu soltar a Barrabás”, a maioria naquela multidão fez isso por influência dos fariseus, mas a população no final do milênio vai escolher seguir Satanás mesmo conhecendo que o Rei é Jesus e ele é Deus.

2. A prisão eterna de Satanás.
- “onde está a besta e o falso profeta”, eles serão lançados no Lago de Fogo no final da Grande Tribulação, quando Jesus vier em glória, relembre isso aos alunos.  
- “serão atormentados para todo o sempre”, o Lago de Fogo não será um lugar onde Satanás manda e desmanda, mas será um lugar de sofrimento para ele e os seus.
__________________________________
II - O JUÍZO FINAL

1. O que é e quando se dará?
- “ímpios e suas impiedades”, as obras serão julgadas, cada um responderá por tudo o que fez, ainda que o tenha feito em oculto, responderá por isso.
- “em todos os tempos e lugares”, a atual população do planeta é de 7 bilhões de pessoas, mas o total que comparecerá no Juízo Final é muitas vezes maior do que este, por serem pessoas de todas as épocas.

2. Quem será o Juiz?
- “Jesus terá ao seu lado a Igreja Glorificada”, dessa forma entendemos que os salvos não serão julgados no Juízo Final, apenas o ímpios, pois a cruz de Cristo livra da condenação.
- “juntamente com sua Igreja "há de julgar”, assim como as rainhas se assentavam ao lado dos reis no julgamento, também a Igreja estará ao lado de Jesus no seu trono no julgamento.
- “entregar-se a Jesus... porque depois será impossível”, essa é a condição hoje para não ser condenado, mas a condição, mas a firmação de que “depois será impossível” pode ser contestada, porque depois do arrebatamento haverá crentes salvos Ap 7.14. Recomendo ao(a) professor(a) que não defenda pontos de vista, apenas apresente as possibilidades.
- “todo joelho se dobrará diante de mim, e toda língua confessará a Deus”, todos terão que reconhecer o Reino e senhorio de Deus, aceitando ou não. Eles farão o que fazemos todos os dias. Não adianta ser ateu ou descrente, passar a vida negando a Jesus e no final ter que reconhecer e ir pro inferno.

3. Quem terá de prestar contas ao justo Juiz?
- “os que estiverem vivos naquela ocasião”, os que tiverem nascido no período do milênio e não estiverem com Satanás na sua última rebelião.
- “os salvos que tiveram morrido durante o Milênio”, a afirmação de Daniel 12.2 é de que os mortos ressuscitarão para serem julgados, inclusive os salvos.
___________________________________________
III - AS BASES DO JUÍZO FINAL

1. Livros serão abertos.
- “todas as ações, boas e más, praticadas”, toda atividade que fizemos desde que no conhecemos por gente.
- “como base os registros divinos que estão contidos ali”, há tradições que afirmam que a vida das pessoas passará como um filme num telão. Isso é pura especulação.
- “não seremos salvos pelas nossas obras”, por melhor que seja a pessoa e por mais que tenha realizado boas obras, será condenado por não reconhecer a Cristo como salvador e Senhor.

2. Qual a sentença.
- “apregoou para sua geração o juízo do Senhor”, Noé fez isso enquanto construía a arca para sua família, por isso nós precisamos preparar a arca para a nossa família e enquanto isso pregamos para o mundo.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “Você está preparado?”, essa pergunta retórica deve ser encaminhada a classe com acréscimo, pergunte se a classe está preparada para os próximos acontecimentos, como arrebatamento, galardões, bodas, milênio e juízo.
- “por estar o vosso nome escrito nos céus”, Jesus proferiu isso em Lc 10, para que não nos alegremos com as coisas dessa terra, nem as espirituais que aproveitaremos aqui, mas que nos alegremos em ter a garantia de morar no céu.

Marcos André – professor


Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.