sábado, 26 de março de 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 13 - Revista Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 13
(Revista: Central Gospel - nº 45)

Tema: LIVRO DE CANTARES POESIA ROMÂNTICA

Texto Áureo: Cantares 8.6a,7a
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 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), esta é a ultima lição do trimestre e bateu junto com a Páscoa, como proposta você pode apresentar algum conteúdo sobre a origem da Páscoa e sua finalidade, converse com o seu superintendente.
- “impressão de não estar em sintonia”, isso porque Cantares fala de romance e sexo, embora pareça um assunto extremamente carnal o sexo foi criado como benção para o ser humano.
- “de forma sistemática, ensina”, significa que ele ensina obedecendo a um sistema. Que no caso é o sistema teológico encontrado em toda a Palavra de Deus.  
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1. CONTEXTO DO LIVRO DE CANTARES

1.1. Contexto histórico
- “caráter campesino”, caráter do campo, as falas apontam atividades da vida rural.
- “período de grande paz em Israel”, ao ler os livros de Reis e Crônicas temos a impressão de que o reino judeu vivia em constante guerra, porém devemos saber que há intervalos nas narrativas bíblicas que sugerem anos de paz. No caso de Cantares os eventos ocorreram num desses intervalos que provavelmente foi no reinado de Salomão.
- “época áurea”, há um período de grande paz no reinado de Salomão, dada pelo Senhor.

1.2. Autoria
- “registro autobiográfico”, é o registro onde o escritor narra fatos de sua própria vida.
- “igualmente seria sobre Salomão”, ao que tudo indica o próprio Salomão vivenciou os acontecimentos do livro. Mas há certas dúvidas sobre os personagens, pois alguns comentaristas apresentam estrutura diferente nos personagens. 

1.3. Propósito
- “essas indagações criam dificuldades”, se refere às indagações que pairam sobre o livro, tais como, a história é sobre Salomão? Ou sobre outro? Essas dúvidas ainda não foram bem esclarecidas.
- “objetivos tácitos no texto”, são objetivos que não estão expressos formalmente no texto, estão implícitos.
- “proclamar os sentimentos de amor”, isso fica nítido nas falas da Noiva e do seu amado.
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2. ESTILO E ESTRUTURA DO LIVRO
- “polo oposto a um discurso usual”, o discurso usual é aquele onde se fala de forma convencional e com assuntos comuns. Os discursos do livro de Jó, por exemplo, é usual.
- “estrutura não convencional”, uma estrutura que não é comum, o livro de Cantares é diferenciado, principalmente porque é um cântico e do assunto que trata.

2.1. Estilo
- “poesia pastoril”, esse é o estilo de cantares.
- “identifica Salomão e sua amada como pastor e pastora”, a referência apresentada de 1 Co 1.8,9 está errada o certo é Cantares 1.7,8, veja:
“Dize-me, ó tu, a quem ama a minha alma: Onde apascentas o teu rebanho, onde o fazes descansar ao meio-dia; pois por que razão seria eu como a que anda errante junto aos rebanhos de teus companheiros?
Se tu não o sabes, ó mais formosa entre as mulheres, sai-te pelas pisadas do rebanho, e apascenta as tuas cabras junto às moradas dos pastores.”
Ct 1.7,8
           
2.2. Estrutura de Cantares
- “publicado pela Central Gospel”, nas revistas da CPAD só fazem menção aos manuais e dicionários publicados pela CPAD, com isso cada editora anuncia seus produtos. O estudo da Palavra não deve ficar preso à venda de produtos, o livro de Cantares tem outras interpretações que não são apresentadas aqui.
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3. TEMAS PRINCIPAIS E MENSAGEM
- “levou certo tempo”, a tradição mais comum é de que o tema central seria o amor de cristo por sua Igreja.
- “distorções ocorreram”, conforme a edição da Bíblia de estudos Dake, editora Atos, o livro de Cantares apresentaria os versos de amor da sulamita por seu amado pastor sendo Salomão o rei que leva a jovem pastora para a corte sem seu consentimento, tendo dessa forma três personagens. Bíblia Dake, pág 1197.
- Nesse estudo da Central Gospel o livro apresenta os cânticos de Salomão por sua amada e dela para com ele, identificando ambos como pastor e pastora, tendo assim dois personagens apenas.
- O Manual Bíblico da SBB apresenta essas duas interpretações e dá uma terceira na qual os cânticos seriam um apanhado de vários cânticos que eram proferidos nas festas de casamento como acontece ainda hoje nas regiões da Síria. Manual Bíblico SBB, pág 403.

3.1. Sexualidade: dom de Deus
- “por isso não há nada de errado com ele”, o poema de cantares trata a questão do sexo com uma pureza singular. A sociedade hoje tenta quebrar seus tabus, mas fazem isso levando a questão sexual para a promiscuidade.
- “da forma como Deus projetou para nós”, ou seja, dentro do casamento.

3.2. Interpretação da mensagem
- “analisa o livro de forma alegórica”, de acordo com essa tradição os fatos não teriam acontecido na realidade, seriam apenas situações alegóricas para representar o amor e suas nuances.  
- “comunhão entre Deus e Seu povo”, o amor entre Deus e Israel, dessa forma fica diferente dos demais livros da Bíblia que sempre apresenta o amor de Deus para com Israel como o amor de um pai para com seu filho.
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CONCLUSÃO
- “certeza de que o amor é uma dádiva de Deus”, com certeza a mensagem mais importante de Cantares é sobre o amor, suas formas e aplicações.
- “precisa ser desfrutado no âmbito conjugal”, se referindo ao sexo, em Cantares o sexo é apresentado como o resultado do amor verdadeiro.
- “manifestação sexual ilegítima...nas demais partes da Bíblia”, se refere às vezes em que a Bíblia apresenta repúdio aos atos sexuais ilícitos como o caso de Davi com Bete Seba, Herodes e Herodias, o caso das filhas de Ló Gn 19.36, etc.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

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