sexta-feira, 4 de março de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 10 - Revista da CPAD - ADULTO


AULA EM 06 DE MARÇO DE 2016 – LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: Milênio - Um Tempo Glorioso para a Terra
Texto Áureo: Apocalipse 20.4
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição apresente um pequeno resumo dos eventos que ocorrerá nos fins dos tempos.
- “Satanás será preso por mil anos”, nesse período ocorrerá o reinado milenial de Cristo na Terra.  O ser humano não estará em um estado de perfeição ainda, mas não haverá mais o tentador, quer dizer que o ser humano ainda não estará livre do pecado.
- “ser lançado no Lago de Fogo”, o Lago de Fogo é o inferno definitivo preparado para Satanás e seus anjos, lá ele não será o chefe como não é no hades hoje.
- “reinarão, juntamente com Ele”, é possível que os salvos terão funções políticas no governo de Cristo na Terra, devido à afirmação de que reinaremos com Ele.
__________________________________________
I - O REINO MILENIAL

1. A restauração da Terra.
- “não é uma utopia como alguns afirmam”, utopia é uma ideia ou um sonho irrealizável. Alguns afirmam que os fatos narrados em Apocalipse estão somente em sentido figurado e nada é literal.
- “A Queda rompeu a comunhão direta”, logo após a Queda o homem é expulso da presença de Deus, mostrando o que acontece com aquele que dá lugar ao pecado.
- “toda a natureza foi maculada”, quer dizer que toda a natureza foi corrompida, passou a produzir espinhos, ervas daninhas e os animais mudaram sua natureza passando a serem hostis com o ser humano.
- “aguarda a redenção”, essa redenção ocorrerá quando o homem for aceito novamente na presença de Deus.

2. A Terra será governada por Jesus.
- “rei sobre toda a terra”, será um império, ou seja, um governo sobre outros governos, será o maior império que já existiu.
- “reinos deste mundo são efêmeros”, quer dizer que são transitórios, temporários, o de Jesus será eterno.
- “reconhecendo o senhorio do Rei dos reis”, as Escrituras afirmam que Jesus governará com vara de ferro.
“E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.”, Ap 2.27
- “preparados para este glorioso momento”, pergunte aos alunos como devemos nos preparar para esse evento. Vivendo uma vida de santidade.

3. Jerusalém será a capital do mundo.
- “será a capital espiritual e política do mundo”, capital espiritual porque será o principal local para se buscar a presença de Deus, haverá grande fluxo de pessoas para a cidade do Grande Rei. Capital política porque tudo que se fizer no campo político no mundo deverá passar por Jerusalém.
- “terão de reconhecer o valor de Jerusalém”, Jerusalém nunca mais será invadida e nem destruída, todos temerão o Rei da cidade.
__________________________________
II - O GOVERNO DE JESUS CRISTO

1. Jesus governará com os seus servos.
- “o governo de Cristo será teocrático”, quer dizer que será um governo de Deus. Será Deus governando diretamente o homem.
- “mão do homem, que é corruptível”, será um governo perfeito, livre de denúncias de propinas e favorecimento político e comercial ilícitos, como observamos da atual situação política no Brasil.
- “será aniquilado e substituído pelo Reino de Cristo”, não haverá mais impérios, sistemas políticos militares como a OTAN, a OPEP, ALCA e outras. Todos serão desfeitos e os países serão legislados pelo governo de Jerusalém.
- “declaradas no Salmo 96 , serão cumpridas”, aqui está um versículo desse salmo:  “Dizei entre os gentios que o Senhor reina. O mundo também se firmará para que se não abale; julgará os povos com retidão” Sl 96.10

2. A Igreja reinará com Cristo (Ap 20.6; 1.6, 5.10).
- “serão reis e sacerdotes e reinarão com Cristo”, provavelmente serão procuradores do governo de Jesus no mundo, talvez embaixadores ou governadores de determinadas áreas.

3. A Nova Jerusalém.
- “cidade celeste”, quer dizer que será uma cidade do céu, que virá de Deus, as Escrituras a chamam de “Nova Jerusalém que desce da parte de Deus. Ap 21.2
- “sua beleza é impar”, será algo que o homem nunca viu, João teve dificuldade de descrevê-la.
- “devem desejar alcançá-la”, só os salvos em Cristo poderão morar nela durante o período do milênio, os que sobreviverem da Grande Tribulação se lamentarão por não poderem morar na Nova Jerusalém.
___________________________________________
III - ASPECTOS RELEVANTES DO MILÊNIO

1. Quem vai participar deste Reino.
- “salvos por Cristo, na batalha do Armagedom”, serão os judeus que serão salvos quando Jesus vier em glória na sua segunda vinda.
- “os que escaparem da Grande Tribulação”, serão os gentios que não aceitarão o domínio do Anticristo e nem a marca da besta.

2. Haverá um conhecimento universal de Deus.
- “derramamento pleno do Espírito Santo”, o ser humano terá um conhecimento das coisas de Deus como nunca teve antes. Será a revelação plena de Deus ao homem.

3. Haverá paz na Terra.
- “paz que só Jesus pode dar”, é a paz com Deus, uma paz que só pode ter quem recebe a Cristo. No milênio não haverá guerras, mas a verdadeira paz é estar livre da condenação.
- “guerras ou ações terroristas”, o Senhor Jesus derrubará todo o extremismo religioso. Não existirão grupos fundamentalistas islâmicos.

4. A natureza será transformada.
- “vão perder sua ferocidade”, essa é a grande propaganda das Testemunhas de Jeová, e de fato isso vai acontecer no milênio. Os animais não verão mais homem como uma ameaça.
- “A maldição da Terra por causa do pecado desaparecerá”, essa maldição veio com o pecado do homem, mas no milênio o ser humano retornará à presença de Deus, como era no Éden, e a maldição que desequilibrou a natureza desaparecerá.

5. Haverá saúde e prosperidade para todos.
- “condições ambientais”, como já foi dito, não haverá grandes secas e nem excesso de chuvas para as plantações.
- “A longevidade surpreenderá a todos”, longevidade é a duração do tempo de vida.
_____________________________________
CONCLUSÃO
- “restauração espiritual, moral, social, ecológica e institucional”, o milênio será muito mais marcante para o planeta do que pensamos.
- “governará o mundo”, será o momento em que o Reino de Jesus será plenamente instituído. Atualmente esse Reino já existe, mas ainda não está instaurado de fato.

Marcos André – professor

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.