sexta-feira, 15 de abril de 2016

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3 - Revista da Editora Betel



AULA EM 17 DE ABRIL DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: Editora Betel)

Tema: Jogos: largos Passos em Direção ao Abismo

Texto Áureo: 2 Coríntios 5.17
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nessa lição é bom você conseguir algum conhecimento dos jogos virtuais.
- “aos jogos virtuais”, são os jogos de computador ou vídeo game usados por grande parte dos jovens e uma parte considerável de adultos.
- “aprisionado a muitos”, os jogos tem a capacidade de manter a pessoa ocupada na conquista de um objetivo e por isso se torna viciante.
- Com o avanço da tecnologia os jogos ficaram bem mais elaborados e com uma série de recursos, fazendo com que a pessoa processe um número de informações bem maior do que os jogos mais antigos.
__________________________________________
1. Um mundo desconhecido

1.1. O começo do hábito.
- “mal cumprimenta os presentes”, aquele que usa os jogos eletrônicos parece se desligar do mundo e entrar no mundo virtual dos jogos.
- “Muitos são dependentes da Internet”, a internet geralmente é a porta de entrada para esse vício, atualmente a rede oferece a possibilidade de jogar on line com outros jogadores ao redor do mundo, algumas pessoas passam horas aprisionadas diante da tela.
- “alegam que não são dependentes”, talvez essa seja a alegação da maioria dos viciados, quando um viciado chega a reconhecer o vício é porque ele já o está prejudicando.

1.2. Uma arma perigosa.
- “o jogador tem que criar um avatar”, esse jogo envolve o jogador em um contexto histórico, fazendo ele ficar ainda mais aprisionado. A pessoa fica literalmente numa outra realidade.
- “Idade Média”, foi o período histórico onde a Igreja Católica controlou os governos estabelecendo um domínio imperial religioso, usando a força militar para reprimir aqueles que se opunham às suas ordens. É conhecido como Idade das Trevas.
- “que este jogador seja admirado pelos outros jogadores”, é exatamente essa interação entre jogadores que dá o atrativo para os usuários, existe atualmente campeonatos entre equipes de jogadores de alguns jogos famosos, como o League of Legends “LOL”.

1.3. Outras armas perigosas.
- “ganhar notoriedade”, esse é um velho recurso do inimigo para aprisionar o ser humano no pecado, oferecendo poder, nem que seja virtual.
- “passar a pagar por isso”, alguns site que gerenciam jogos on line disponibilizam recursos para o jogador adquirir propriedades para seus personagens no jogo, como armas e poderes especiais.
- “começa a ter o seu orçamento comprometido”, a atividade de jogo sempre foi inimiga da área financeira de qualquer pessoa, muitos no passado ficaram miseráveis por não terem controle sobre o vício dos jogos, eram os chamados jogos de azar. Os jogos virtuais tentam levar a pessoa para o mesmo vício.
- “usando o prazer pela recompensa”, se referindo ao jogo, pois ele é explora o prazer por alcançar um objetivo, uma recompensa.
_____________________________________________
2.  A prova da dependência
- “drogas psicoativas”, são drogas que geram uma dependência psicológica e não física.

2.1. O prazer produzido pelo Espírito.
- “neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar”, a ausência de neurotransmissor pode causar o mal de Parkinson.
- “Assim como o uso de drogas”, quer dizer que o princípio do bem estar com uso de drogas é o mesmo com os jogos virtuais, liberação de dopamina no cérebro.
- “a verdadeira alegria é produzida em seu interior”, com a ação do Espírito Santo a pessoa passa a sentir alegria com coisas simples no dia a dia, como ver os filhos brincando por exemplo.
- “pode ser traduzido também por alegria”, originalmente significa “bem estar”.
- “alegria permanente”, ainda que ocorra alguma tristeza, ela é passageira e a alegria permanente, enquanto que no homem sem o Espírito Santo acontece o contrário.


2.2. Em busca de reconhecimento.
- “crise de baixa autoestima”, é a crise onde a pessoa se julga mal, não se vê bem em nada, acredita ser a pior pessoa, ser feio e sem capacidade para realizar coisas.
- “reconhecimento virtual promove uma sensação de prazer”, a possibilidade de vitória, a ocupação em busca de um objetivo, faz com que a pessoa tenha uma sensação de importância que lhe falta na vida real.
- “ganha muitos seguidores”, tanto no jogo como fora dele, pois a pessoa passa a usar o nome do avatar no seu perfil das redes sociais.

- “alimentando e motivando-o a continuar jogando”, a interação humana faz com que o jogo se torne mais interessante e atrativo criando relacionamentos no ambiente do jogo e tomando todo o tempo da pessoa.

2.3. Um mercado em crescimento.
- “tem aumentado cada vez mais por todo o mundo”, tem surgido verdadeiras estruturas como fan clubs, ligas, equipes e campeonatos.
- “cada vez mais brilhantes têm se dedicado a criação de novos jogos”, durante a história da humanidade sempre existiram as mentes brilhantes, pessoas talentosas que promoveram grandes invenções e melhoraram muitas outras, mas atualmente os gênios estão concentrados naquilo pode dar retorno financeiro e prazer pessoal.
- “o mercado mais promissor da área de tecnológica”, no final de tudo é o dinheiro eu movimenta tudo, o vício das pessoas é explorado pelo ganho de capital.
________________________________________
3. Lições práticas

3.1. Inofensivo ou perigoso.

- “através dos aplicativos de smartphones”, o advento dos smatphones facilitaram esse acesso às pessoas, as empresas produtoras de jogos divulgam facilmente seus jogos espalhando pelo público em geral. Pessoas que nunca gostaram de jogar agora passam o dia com o celular jogando algum joguinho do aparelho.

3.2. Restaurando a comunhão perdida.
- “algo orquestrado contra a humanidade”, o maior inimigo de Satanás no mundo é a Igreja de Jesus, pois é a única instituição na Terra que o denuncia e o enfrenta pelo poder do Espírito Santo.
- “Estamos diante dessa nova estratégia”, essa nova estratégia do inimigo tem atingido muitos crentes, principalmente os jovens que não enxergam o perigo desses jogos.
- “espaço que deveria ser dedicado a uma maior comunhão”, como dissemos anteriormente, os jogos online da atualidade tomam muito tempo das pessoas e para o servo de Jesus o tempo que é perdido é exatamente aquele que ele usaria para estar em comunhão com o Senhor.
- “A leitura bíblica é o melhor exercício”, geralmente as pessoas que se dedicam aos jogos são aquele que gostam de estudar e apreciam a arte, por isso o estudo profundo da Palavra de Deus pode ajudar nessa libertação.


3.3. Entrando pela Porta verdadeira.
- “apresenta o diabo como ladrão e mercenário”, ou se entende isso pela leitura da Palavra de Deus ou se entende pela prática, experimentando o roubo que Satanás faz na vida de muitas pessoas. Alguns crentes tem preferido aprender da forma mais dolorosa.
- “tirar a pessoa de Cristo do centro”, quando Jesus é o centro de nossas vidas, fazemos tudo por Ele, temos tempo para Ele e até nossos recursos colocamos a disposição Dele. Porém que dividimos nossa atenção em Cristo com a atenção nos jogos, então Ele deixa de ser o centro da nossa vida.

CONCLUSÃO
- “Muitos são os fatores”, alguns desses fatores são a busca pelo reconhecimento, o processo químico de liberação de dopamina no cérebro, crise de auto estima, etc.
- Faça o resumo e corrija o questionário.

Marcos André – professor


Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

6 comentários:

  1. Pastor a paz do Senhor. Obrigada pela postagem a tempo de ajudar nos estudos. Deus o abençoe e a sua familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém ainda estou tentando fazer o da Central Gospel

      Excluir
  2. SOU GRATA PELOS SUBSIDIOS QUE ME AJUDAN MUITO - SIM ESTOU ORANDO PELO AMADO PASTOR QUE DEUS POSSA LHE CONPENSAR INFINITAMENTE MAIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmã Glória, é uma luta, mas Deus tem me abençoado muito. Continue conosco em oração, paz.

      Excluir
  3. Gostei.. vai me ajudar muito. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Edna, que bom que nosso trabalho não é em vão.
      Paz pra você e pro teu lar.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.