sábado, 23 de abril de 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: ALIANÇA ABRAÂMICA

Texto Áureo: Romanos 4.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se intere na profundidade desse pacto, pois nele há mensagens para os dias atuais.
- “Ur dos caldeus”, os caldeus era o povo que mais tarde formaria o império de Babilônia.
- “descendente de Sem”, por isso é chamado de povo semita.
- “remete à sua numerosa posteridade”, se referindo à Israel, mas podemos também nos referir aos filhos de Deus, pois todos os servos de Cristo são filhos de Abraão na fé.
_______________________________________________
1. A ALIANÇA ABRAÂMICA
- “aos setenta e cinco anos de idade”, naquele tempo se a pessoa não morresse pela espada nas guerras conseguia viver bastante tempo com forças para o trabalho.
- “até a Terra prometida”, era u lugar que Deus prometeu dar a descendência de Abraão, era a terra dos descendentes de Canaã, um dos filhos de Cão, filho de Noé.
- “650 km”, é quase a distância do Rio de Janeiro à Curvelo em Minas Gerais ou de Belém à Marabá.
- “eventos que evolveram seu sobrinho”, ocasião em que eles se separaram e Ló seguiu para Sodoma.

1.1. As promessas de Deus à Abraão
- “abençoar todas as famílias”, o plano do Senhor era criar em Abraão uma fé que seria necessária para se crer no Reino de Deus e assim Ele faria vir através de Isaque a nação eleita e dela o salvador do mundo e todos creriam nele com a fé de Abraão, sendo assim abençoada cada família da Terra..
- “pai das nações Árabes”, os Árabes que hoje conhecemos que professam a religião islâmica são descendência de Abraão. Seriam descendência de Abraão com a serva Hagar.
- “principais religiões monoteístas”, essas religiões são também as mais professadas no mundo acima de todas as politeístas.
- “abençoarei os que te abençoarem”, essa promessa é cumprida até hoje em Israel, todas as nações que se levantaram para ajudar a Israel foram abençoadas de alguma forma.

1.2. A resposta divina ao pedido de Abraão
- “segundo os costumes da Antiguidade”, se nós lermos o texto em que relata essa visão de Abraão teremos dificuldade para entender o que significa. Professor(a), você pode explicar aos alunos o significado conforme orienta a revista do professor. É também um ótimo subsídio de pregação.
- “O Senhor passou como um forno”, é provável que ele tenha visto na visão somente um chama de fogo passando entendendo assim que era o Senhor passando.
- No costume antigo os dois aliançados deveriam passar juntos pelo corredor do sacrifício, mas na visão o Senhor passou sozinho demonstrando que bastava que Abraão cumprisse a sua parte na promessa, pois Deus não precisa dar comprovações à ninguém de fidelidade à Sua Palavra. A visão era um sinal não uma garantia de fidelidade.


1.3. A confirmação da Aliança ao longo do Antigo Testamento
- “renovou a Sua aliança”, quer dizer que a aliança com Abraão permanece, como podemos notar através da Igreja de Cristo. Os crentes em todo mundo podem ser considerados descendência espiritual de Abraão pelo que o chamamos de nosso pai na fé.
__________________________________________
2. A MULTIPLICAÇÃO DA SEMENTE ABRAÂMICA
- “tão numerosa quanto o pó da Terra”, nesse caso foi empregada uma figura de estilo chamada hibérbole, que expressa o exagero, é usada para dar um ar dramático à fala. Quer dizer que na verdade os filhos de Abraão não são tantos quanto o pó da Terra, apenas foi dito para que possamos entender que são muitos.

2.1. O pai das nações árabes
- “que ela lhe gerasse um descendente”, Sara demonstra aqui uma falta de fé e improvisou um subterfúgio. Uma saída diante daquela situação.
- “Smael”, o nome significa “Deus ouve”.
- Hoje as nações árabes habitam ao redor da Palestina e estão constantemente em conflito com os Israelitas.

2.2. Pai da nação Israelita
- “Sara gerou a Isaque”, Isaque significa “riso”, pois Sara riu na hora em que o Senhor reafirmara a promessa. Gn 18.13
- “mesmo diante das dispersões”, essas dispersões fizeram com que o povo judeu se espalhasse pelo mundo, porém apesar disso eles mantiveram firme sua cultura e costumes.
- “massacres”, a história conta pelo menos dois mais terríveis, um foi quando o general Tito invadiu Jerusalém no ano 70 D.c. e o outro foi quando Hitler se voltou contra os judeus na Europa e exterminou 6 milhões nos campos de concentração.

3. O pai de uma nação espiritual
- “o Messias prometido”, o Messias trouxe um Reino espiritual para o mundo e todos os que são desse reino são descendência espiritual de Abraão.
______________________________________
3. ABRAÃO E A NOVA ALIANÇA
- ...

3.1. A graça e a salvação
- “não se baseia na Lei”, esse pacto é anterior à Lei, por isso ele tem promessas permanentes que não foram substituídas por nada da Lei.
- “exclusivamente na graça”, essa é a graça de Deus dada ao ser humano, é o favor imerecido pelo qual o ser humano é salvo. A aliança Abraâmica aponta para a graça e não para a Lei.
- “devido à promessa que fizera a ele”, pela promessa Deus deu de graça, por isso se chama graça. E se fosse pela Lei seria por obra, pois na Lei para recebermos algo temos que cumprir rituais.

3.2. A circuncisão do coração
- “circuncisão”, circuncisão é o corte que se faz no prepúcio da genitália masculina, funcionando como uma marca no corpo do povo de Deus. Tinha também funções de higiene corporal.
- “é operada no coração”, se a circuncisão é uma marca, Paulo defende que essa marca deve estar em primeiro lugar no coração do homem.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “na era da graça”, começando a partir da cruz de Cristo que foi o marco da graça e a partir daí até os dias atuais.
- “herdeiros naturais e espirituais”, quando estiver tudo consumado no céu, Abraâo irá contemplar multidões de povos originados da promessa que um dia o Senhor fez a ele.
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.