sábado, 28 de maio de 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 9 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 46)

Tema: OS PRINCÍPIOS DA NOVA ALIANÇA

Texto Áureo: Mateus 7.28,29
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição tente tratar de forma prática veja se consegue exemplos de fatos ocorridos fora da sua congregação.
- “colina que ficava próxima às margens”, isso porque não se sabe o nome do monte ou qual era o nome na época.
- “centrada nas boas novas”, a palavra boas novas significa “boas notícias” aqui se pode dizer que o cerne da mensagem do desse sermão é amor ao próximo.
_______________________________________________
1. CONTEXTO DO SERMÃO DO MONTE
- “início da preparação dos auxiliares”, os discípulos de Jesus foram chamados já nessa base doutrinária, assim até hoje os obreiros para serem consagrados devem entender e saberem colocar em prática essa mensagem em suas vidas.

1.1. O significado da expressão bem-aventurado
* Aqui trata de como devemos entender essa bem-aventurança que Jesus está mencionando.
- “abençoado, feliz”, o estilo de vida apresentado nesse sermão é trabalhosos e envolve grande esforço, Jesus está associando esse estilo à felicidade.
- “desfrutam da felicidade celestial”, essa felicidade é um conceito que poucos conheciam e até hoje muitos não alcançam, é a felicidade espiritual, constante e eterna.
- “gozar da benção da salvação”, o servo de Jesus se sente salvo, tem paz com Deus e é consolado pelo Espírito Santo, por isso possui uma alegria no interior.

1.2. As bem-aventuranças e os Dez Mandamentos
* Aqui o comentarista tenta traçar um paralelo entre as bem-aventuranças e os Dez mandamentos.
- “Dez Mandamentos sinaíticos”, sinaíticos, porque foram dados no monte Sinai, esse sermão possui oito bem-aventuranças. Enquanto os mandamentos possui dez ordenanças sendo uma com promessa, o Sermão do Monte possui oito promessas sendo uma com mandamento:
“Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”
Mt 5.12  
- Assim como os dez mandamentos constituem a base de toda a Lei no Antigo Testamento, as bem aventuranças constituem a base da maior doutrina do Novo Testamento, o amor. Se a os Dez Mandamentos falam de regras de relacionamento as bem aventuranças falam de recompensas da prática do amor.
- “princípios espirituais”, são observações que geram efeitos e consequências no campo espiritual.
__________________________________________
2. AS BEM-AVENTURANÇAS
- “foi enfatizado por Jesus”, quer dizer que Jesus deu uma maior atenção a esse conteúdo essencial do Sermão do Monte, que é o amor no trato com Deus e os homens.
- “elevados padrões espirituais”, são padrões impossíveis de serem alcançados sem a força do Espírito Santo, por isso são considerados tão elevados.

2.1. Bem-aventurados os pobres de espírito
* Aqui está se falando de uma pobreza no interior, ou seja, a pessoa se sentindo necessitada de Deus.
- “que reconhecem sua miséria espiritual”, é necessário que cada um reconheça ser pobre de espírito e assim dependente de Deus e da salvação em Cristo.
- “sem nada para oferecer-lhe”, pois o Senhor não precisa de nada, por isso a salvação não é por obras, mas pela fé.

2.2. Bem-aventurados os que choram
* Aqui é explicado que tipo de sofrimento está sendo mencionado por Jesus.
- “perseguições por causa da fé”, são os sofrimentos do povo de Deus para que o Evangelho seja pregado, nós sofremos para essa obra vá adiante, não recebemos recompensas humanas por isso.
- “o Consolador”, e referindo ao Espírito Santo, que recebe esse nome, porque nos ajuda a suportar todas as aflições por amor de Cristo.

2.3. Bem-aventurados os mansos
- “agem com amor, compreensão”, são manso porque amam e compreendem o próximo.
- “mesmo em momentos de grande incitação”, são momentos de provocação onde a pessoa precisa se segurar ao máximo.
- “princípio para se herdar a terra”, uma das interpretações para a referência “herdar a terra” que Jesus fez pode ser sobre os nervosos, que se explodem por nada, muito de deles morrem cedo vitima da violência no trânsito, briga de vizinhos, etc. Os que não são mansos pode acabar vítima da violência.

2.4. Bem-aventurado os que tem fome e sede de justiça.
- “alto padrão ético e moral”, os que tem fome e sede de justiça gostam de todo organizado,  tudo dentro da legalidade.
- “relações interpessoais”, são as relações entre pessoas.

2.5. Bem-aventurados os misericordiosos
...
2.6. Bem-aventurados os limpos de coração
- “felizes são os limpos de coração”, se referem aos que não possuem maldade em seus corações, por isso estão habilitadas a adentrarem à presença do Senhor.

2.7. Bem-aventurados os pacificadores
 - “paz com todos os homens”, essa é a luta do pacificador, ele evita a guerra, tenta aclamar os ânimos, apazigua os exaltados, não coloca lenha na fogueira. Recebem a classificação de “filhos de Deus”, porque fazem um tipo de obra que Deus ama, promovem a união do povo de Deus.

2.8. Bem-aventurados os que sofrem perseguição
- alguns irmãos, devido a tranquilidade de nossa nação, não suportam a perseguição, não estão acostumados. Outros querem responder a altura. Porém a forma correta de resposta é o silencio e deixar tudo nas mãos de Deus.  
______________________________________
CONCLUSÃO
- “surpreenderam as multidões”, as ideias desse sermão surpreendem e surpreendem até hoje os que querem abraçar a causa do Evangelho.  
- Faça o seu resumo e exponha à classe.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.