sábado, 11 de junho de 2016

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11 - Revista Betel


AULA EM 12 DE JUNHO DE 2016 – LIÇÃO 11
(Revista: Editora Betel)

Tema: A Fé nos Mantém na Presença de Deus

Texto Áureo: Hebreus 11.6
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nessa lição mostre os efeitos da fé que temos pelo fruto do Espírito Santo, sendo essa uma fé que brota dentro de nós.
- “Estas três características”, convém lembrar que o fruto do Espírito é apenas uma fruto com nove características. A pessoa possui um fruto, porém com nove qualidades diferentes.
- “nos mostram o que fazer para fortalecer”, na verdade aqueles que possuem o fruto do Espírito Santo, praticam essas coisas sem muito esforço, pois são resultados desse fruto.
__________________________________________
1. Fé: uma representação de fidelidade.
- “por aqueles que esperam viver uma vida em Cristo”, alguns dos que estão na igreja não estão na verdade querendo assumir qualquer compromisso de vida com Cristo, mas buscam porta de emprego, curas ou prosperidades, outros querem revelações e milagres, mas existem muitos que buscam essa nova vida em Cristo.   

1.1. Agradando a Deus através da fé.
- “sem ela não poderemos agradar ao Senhor”, nem tem como acreditar em um Deus invisível se não for por fé, e se tivermos alguma dúvida de Sua existência jamais conseguiremos fazer as coisas que o agradam.
- “mais íntimos de Cristo”, a intimidade com Cristo se alcança pela oração e meditação nas Suas palavras, e sem fé não conseguiremos orar e nem meditar nas Escrituras.
- “promessa divina acerca da vinda de Seu Filho”, essa foi a maior promessa do Antigo Testamento, quando falava da vinda do Messias e é atualmente a maior promessa do Novo Testamento, todas as outras promessas vem dessa e são inferiores a ela.
- “à busca pelo servo de Deus em ser honesto e fiel”, quando a pessoa tem o Espírito Santo em sua vida ela sente o desejo de ter cada vez mais comunhão com o Senhor, isso é o Espírito produzindo Seu fruto na vida dessa pessoa.

1.2. A fé nos mantém fiéis ao Criador.
- “processo de renovação que o mantém fiel”, a pessoa vai modificando seus valores passando a valorizar as mesmas coisas que Deus valoriza como a família, os pobres e humilhados.
- “independentemente da situação a qual venha ser exposto”, seja essas situações provas, tribulações ou ainda ciladas do inimigo.
- “uma condição propícia à infidelidade”, se refere às tentações das quais o mundo está cheio, sejam elas vindas diretamente de Satanás ou geradas pelas nossas concupiscências.
- “nos colocam debaixo da provisão de Deus”, passamos a nos declarar dependentes de Deus em tudo e esperamos somente Nele. Passamos a ter desejo de orar e de ler a Palavra de Deus.

1.3. A fé nos garante a vitória do arrebatamento.
- “passará por situações de sofrimento”, o entendimento disso ajuda o cristão a se preparar para as adversidades e quando elas vem ele não se enfraquece e nem se decepciona.
- “Se permanecermos fieis a Cristo”, quando estamos fieis a Jesus somos temos o Espírito Santo e se temos o Espírito temos o Seu fruto do qual a fé é característica.
_____________________________________________
2.  A fidelidade de Deus e a mídia
- “orienta a não nos conformamos com este século”, se refere a não andar conforme este mundo, a não tomarmos a forma dele.

2.1. Fé: a certeza do arrebatamento.
- “estão recheados de falsas informações”, o objetivo deles é enriquecimento, divulgação de ideologias ou difusão de interesses de grupos diversos, por isso não há nenhum compromisso com o ser humano, ou com seu Criador.
- “o verdadeiro motivo de viver em Jesus”, esse verdadeiro motivo é o amor, todos podemos alcançá-lo.
- “Evangelho genuíno, no qual a segunda vinda é apresentada”, genuíno significa verdadeiro, original, quer dizer que existe um evangelho falso sendo pregado por aí, o comentarista fala de grupos que distorcem a mensagem do arrebatamento da Igreja.


2.2. Experimentado o caráter divino por meio da fé.
- “parâmetro de relacionamento”, parâmetro significa medida padrão, um princípio referencial, quer dizer que o relacionamento entre Deus e o homem deve seguir um princípio.
- “voltado contra o criador, indo em direção ao pecado”, todos os que deliberadamente cometem pecado estão em guerra declarada contra Deus.
- “um meio de restauração para humanidade”, se referindo a obra de Cristo na cruz.
- “temos acesso ao caráter divino”, quando manifestamos as características do fruto do Espírito estamos parecidos com o caráter de Deus.
2.3. Fé permanente.
- “transformação pessoal é tamanha”, alguns chegam a não se reconhecerem e ficam admirados de suas novas atitudes.
- “permanece promovendo a alegria e a felicidade”, a alegria passa a ser um sentimento constante residente no fundo da alma, ainda que esse crente tenha seus momentos tristes, ele terá um interior constantemente alegre.
- “para que possamos cumprir a nossa carreira”, mesmo para os crentes maduros o trabalhar na obra de Deus é muito árduo e por isso necessitam da fé para suportar.
________________________________________
3. Lições práticas

3.1. Vivendo a fé de Abraão.
- “como filhos de Abraão”, Isso porque manifestamos uma fé semelhante a dele, tendo sido Abraão o primeiro a ter esse tipo de fé, a fé em um Deus invisível e de acreditar numa promessa. A fé de ofertar o que tem de melhor (o filho) acreditando no poder de Deus para trazê-lo de volta.
Acima de tudo, a fé de buscar um lugar melhor, longe de tudo que desagrada o Senhor, simplesmente porque a voz do Deus invisível nos mandou sair do meio da idolatria e tentação em direção a uma terra boa que mana leite e mel.
- “A fé de Abraão foi-lhe imputada por justiça”, quer dizer que ele foi considerado justo ao manifestar essa fé.
- “Sara riu”, ela riu da promessa de um filho na sua velhice, mas quando ela teve o filho e viu que se cumpriu a promessa, colocou-lhe o nome de Isaque que significa “riso” Gn 21.6
3.2. Socorro através da fé.
- “Ver o agir de Deus faz com que nossa certeza aumente”, ver o agir de Deus não produz fé, pois a fé é produzida pela Palavra de Deus Rm 10.17, porém pode aumentar essa fé.
- “enxurrada de informações que visam destruir a nossa fé”, essas informações vão desde o racionalismo científico, passando pelo relativismo moral e culminando na degradação social do mundo.

3.3. Uma tremenda expressão de fé.
- “que mais represente uma situação de fé convicta”, veja se a declaração que Habacuque faz no final da oração não tem a ver com o que Paulo comenta em Filipenses 4.12:
“Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.”
- “declara que, não importa o que aconteça, não perderá a sua alegria”, comente com os alunos que esse é o elevado nível de maturidade que Deus espera de cada um de nós. Foi esse nível de maturidade que fez com que homens morressem por Cristo e Seu Evangelho chegasse a nós hoje.

CONCLUSÃO
- “Viveremos de fé em fé, de glória em glória”, essas palavras dão ideia de crescimento e aquisição de experiências com Deus.
- Professor(a), procure resumir o que foi ensinado e passe com os alunos ponto a ponto.
- Corrija o questionário.

Questionário.

1. O que a fé nos leva a entender?
R: Que mesmo em meio as tribulações da vida é melhor seguir a Cristo (Lc 9.23).

2. O que um posicionamento firme de fidelidade fornece ao indivíduo?
R: A certeza da salvação (1Co 15.58).

3. Segundo a lição, o que a fé afasta?
R: Qualquer dúvida acerca do arrebatamento (1Ts 4.13).

4. O que o texto de Hebreus 11 nos apresenta?
R: A galeria dos heróis da fé (Hb 11).

5. O que o texto de Habacuque 3 nos apresenta?
R: Uma tremenda expressão de fé.

Marcos André – professor

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

4 comentários:

  1. A paz!! Gostaria de sugestionar q os comentários da lição ficassem disponíveis até o sábado anterior as aulas, pois já a algumas lições não temos as mesmas concluídas até o sábado anterior. Utilizamos o Clube da Teologia como ferramenta de estudo para cada aula e se ficarem prontas somente no domingo ou durante a semana posterior, a página ficará desacreditada daqueles q são seguidores. Grata!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um subsídio com padrão de qualidade elevadissima. O conteúdo e o altor deste blog são dignos de total credibiolidade.

    abrços Ev. Evaldo Barbosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, obrigado pelo carinho, quando eu for em São Paulo pregar eu te aviso, pra gente tomar aquele café.
      Paz e abraços pra família.

      Pr Marcos André

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.