quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 13 - Revista CPAD - ADULTOS


AULA EM 26 DE JUNHO DE 2016 – LIÇÃO 13
(Revista: CPAD)

Tema: O Cultivo das Relações Interpessoais

Texto Áureo: Romanos 16.27
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição se lembre de que é a ultima, então ressalte a importância e a alegria para a EBD ter estado com os irmãos todo o trimestre.
- “a monumental obra literária de Paulo”, isso porque a carta aos Romanos é considerada a mais bela obra sobre a graça e a fá, alguns estudiosos a chamam de “o evangelho perfeito”.
- “construção de relacionamentos interpessoais”, interpessoais significa “entre pessoas”. É o relacionamento entre os cristãos salvos.
- “seu estilo literário característico”, é a forma de Paulo escrever que é característica sua, os especialistas usam esse conhecimento para analisar os documentos históricos a fim de determinar a autoria.
- “não deixou que esses nomes caíssem no esquecimento”, o que Paulo está fazendo é algo bem natural, se lembrando de amigos colaboradores que continuaria trabalhando no ministério. Possivelmente Paulo não tinha a noção de que sua carta um dia faria parte do Canon sagrado e seria uma das obras mais lida no mundo.
_______________________________________
I - A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1. Valorizando pessoas, não coisas.
- “Cencreia”, era uma localidade dentro da cidade de Corinto onde tinha o porto de Cencreia, pois foi em Corinto onde Paulo escreveu essa carta.
- “Paulo reconhece o serviço prestado por ela”, embora os irmãos devam aprender a não esperar elogios dos homens, é salutar os líderes reconhecerem diante da igreja os irmão que colaboram com seus serviços e talentos, desde que seja feito com equilíbrio.
- “ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar”, Paulo declara que Febe estava em uma obra missionária e a igreja deveria auxiliá-la no necessário.
- “pôs em evidência a função em vez do ofício”, Paulo não apresenta Febe como uma diaconisa, ele relata que ela servia a igreja de Cencreia e hospedava irmãos em sua casa, ou seja, ele destaca a obra que ela fazia.
- “vale mais hoje são os títulos e os cargos”, alguns líderes enaltecem mais os famosos cantores e pregadores que comparecem ao evento do que os cooperadores que fizeram com que o evento ocorresse.

2. O valor das mulheres.
- “que se destaca mais do que o esposo na causa do Mestre”, existem atualmente ministérios que consagram pastoras e onde algumas pastoras dirigem congregações auxiliadas pelos esposos.
- “Pouco se diz dessa Maria”, isso porque ela provavelmente não tinha uma função de grande relevância, talvez trabalhasse longe das vistas de todos. Existem irmãos que são assim, não estão preocupados com o destaque, mas trabalham nos bastidores para que as coisas aconteçam.
- “Que o Senhor envie mais “Marias” para a sua obra”, muitos obreiros que chegam na obra de Deus vem com grandes sonhos de serem cantores e grandes pregadores de Camburiú, logo desaparecem arrastados pelos holofotes. Obreiros como essa Maria não sonham com posições tão elevadas nessa terra e por isso são mais úteis na obra.

3. Irmandade e companheirismo.
- “peso que tinha a comunidade cristã para Paulo”, ele chegou a declarar na Carta aos Coríntios que o cuidado de todas as igrejas lhe oprimia a cada dia. 2 Co 11.28 Ele tinha grande preocupação com escândalos, divisões, pecados e contendas que pudesse ocorrer no seio das igrejas.
- “importância que tem a fraternidade cristã”, deve haver sempre nas igrejas um clima de irmandade entre os membros, por isso louvores e supostas revelações que incitam a rixa e a desconfianças entre os irmãos devem ser evitados.
- “um modelo de condomínio, onde ninguém conhece ninguém”, isso não ocorria com as igrejas pequenas que existiam no início do cristianismo em nosso país, com o surgimento das grandes igrejas e dos movimentos neopentecostais os crentes se distanciaram mais uns dos outros.
_________________________________
II - AS AMEAÇAS ÀS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1.  Individualismo.
- “noteis os que promovem dissensões”, notar, era para não passarem desapercebidos, é como se Paulo pedisse para investigar quem são os que fazem tais coisas.
- “desviai-vos deles”, isole-os, quer dizer que quando algum desses vier ter contigo falando mal do pastor, do ministério, dos obreiros, etc, não dê ouvidos, corte o assunto, pois só existe fofoqueiro porque alguém está pronto para ouvir a fofoca.
- “koinonia cristã”, significa comunhão cristã.
- “serviam ao seu próprio estômago ou ventre”, essa era uma forma de falar do Antigo Testamento, se refere a pessoas só pensam em si mesmos.
- “O faccioso geralmente é um indivíduo solitário”, o faccioso é o que promove a “facção”, o grupinho, a divisão.

2. Sensualismo e antinomismo.
- “mas também promoviam escândalos”, o escândalo é qualquer atitude errada do povo de Deus que se divulgue entre as pessoas trazendo descrédito a fé ou a integridade da igreja.
- “de acordo que Paulo tinha em mente”, esse é um princípio da hermenêutica, saber o que o autor queria dizer quando escreveu determinado assunto.
- “gnosticismo”, era um movimento que misturava a fé cristã a um monte de especulações filosóficas, tirando assim o foco principal do evangelho de Jesus, que é salvar vidas.
- “movimento sectário”, que tem características de seita.
- “antinomismo”, é a teoria de que não há obrigação de se cumprir leis morais, pois Cristo já teria feito isso por nós na cruz salvando o nosso espírito.
- “não tinham apreço pelo corpo”, acreditavam que o que importava para Deus era o espírito do ser humano e por isso podiam fazer o que queriam com o corpo.
- “capacidade de atrair os incautos”, os ensinos antinomistas pregavam uma facilidade para se conseguir a salvação e isso atraía a muitos, pois as pessoas adoram facilidades.
___________________________________________
III - A FONTE DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

1. Existe em razão da sabedoria e soberania de Deus.
- “O evangelho da graça faz parte do “mistério”, é o evangelho que ensina algo que a Lei jamais ensinou, a salvação pela graça.
- “mistério, que esteve oculto”, ele esteve oculto na interpretação da Lei, mas Jesus o revelou a nós se entregando na cruz.

2. Existe em razão da graça de Deus.
- “Mas que se manifestou agora”, se referindo a vinda de Jesus em carne. Jesus é a manifestação da graça do Pai a todos os seres humanos.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “incentivando as relações interpessoais saudáveis”, incentivando o crente a saber escolher suas amizades.
- “deveriam ser resistidos energicamente”, deveria haver atitudes firmes contra esse comportamento.
- “lembranças nostálgicas”, são lembranças que causam lamento e tristeza.
- Faça o resumo falando dos pontos tratados na lição.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando a qual membro da igreja de Cencreia?
Paulo finaliza sua carta primeiramente recomendando a irmã Febe.

Cite o nome de algumas irmãs que cooperaram com Paulo.
Febe, Priscila, Áquila, Maria.

Qual era a recomendação de Paulo em relação àqueles que causavam dissensões e escândalos?
A igreja deve observá-lo e afastar-se dele.

Segundo a lição o que era o movimento herético do primeiro século conhecido como gnosticismo?
Era um movimento sectário, que tinha como prática o sensualismo e o antinomismo. Em outras palavras, como viam a matéria como algo ruim, não tinham apreço pelo corpo, já que este era material.

Como Paulo encerra a sua carta?
Paulo encerra a sua Epístola com uma expressão de louvor e adoração.

Pr Marcos André – professor

Boa Aula!


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.