sábado, 2 de julho de 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1 - Revista Central Gospel

EDITANDO

AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - nº 47)

Tema: A IGREJA NA PÓS-MODERNIDADE

Texto Áureo: 1 Co 2.16b
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), para esta lição dê as boas vindas aos alunos a mais um trimestre, e apresente a revista com suas lições e desafie-os a irem até o fim do trimestre aprendendo e crescendo em maturidade.
- “uma estratégia do inimigo”, muitos pensam assim devido à facilidade de acesso è tentação que a pós-modernidade proporciona.
- “no qual fosse impossível testemunhar”, pode acrescentar: se a missão da Igreja é pregar o evangelho, Deus deixaria ela aqui num momento em que fosse impossível pregar ou impossível ganhar mais almas?
- “história ocidental”, história do ocidente, considerando a Europa e as Américas.
_______________________________________________
1. A FORMAÇÃO DO PENSAMENTO OCIDENTAL
- “razão de ser de todas as coisas”, para a filosofia todas as coisas existem por uma razão ou finalidade, ainda que muitos filósofos não acreditem em Deus, eles não consideram o acaso.
- “modelo mítico”, se refere ao tipo de crença que predominava na época anterior a Cristo (Antiguidade) todo cultura religiosa grega era baseada na mitologia.
- “saber racional”, é o saber baseado na razão e na lógica, sem a interferência do mundo e dos seres espirituais.

1.1. De um mundo antigo a um mundo medieval (500 a 1500d.C.)
- “que a verdade era privilégios de alguns”, essa foi o período conhecido como idade das trevas, onde as pessoas viviam nas trevas do conhecimento.
- “só poderia ser encontrada na Igreja”, a igreja católica impunha uma lei semelhante a do Antigo Testamento inclusive com punição de morte para os hereges.

1.2. De um mundo medieval a um mundo contemporâneo (1500 a 1989)
- “Reforma Protestante marca esse tempo”, em todas as áreas do mundo estavam ocorrendo mudanças devido ao pensamento liberal do Renascimento e para atingir a Igreja foi só uma questão de tempo.
- “iluminismo”, esse foi um movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.
- “usufruto irresponsável dos recursos naturais”, com a industrialização os seres humanos se tornaram mais gananciosos e egoístas.
- “queda do muro de Berlim”, esse muro dividia Berlim em duas, foi erguido na Guerra Fria e representava um marco da rivalidade entre as duas maiores potencias do mundo, EUA e URSS, significativo do aprisionamento social feito pela herança da guerra.

1.3. De um mundo contemporâneo a um mundo pós-moderno (1989-)
- “existem muitas verdades”, na pós-modernidade acredita-se no relativismo moral, ou seja, a ideia de que a verdade depende do ponto de vista.

                               EDITANDO

Um comentário:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.