segunda-feira, 11 de julho de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD - Conteúdo da Lição 3 - Revista da CPAD - JOVENS


O Dia do Senhor
17 de Julho de 2016


TEXTO DO DIA
“Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão” 2Pe 3.10.

SÍNTESE
O Dia do Senhor para a Igreja expressa o dia da gloriosa vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatar a sua Igreja, quando os salvos se reunirão para sempre com o seu amado, mas para os ímpios representa dia de juízo e angústia.

TEXTO BÍBLICO

Isaías 2.2-5,12,17.

2 — E acontecerá, nos últimos dias, que se firmará o monte da Casa do Senhor no cume dos montes e se exalçará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.
3 — E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém, a palavra do Senhor.
4 — E ele exercerá o seu juízo sobre as nações e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear.
5 — Vinde, ó casa de Jacó, e andemos na luz do Senhor.
12 — Porque o dia do Senhor dos Exércitos será contra todo o soberbo e altivo e contra todo o que se exalta, para que seja abatido;
17 — E a altivez do homem será humilhada, e a altivez dos varões se abaterá, e só o Senhor será exaltado naquele dia.

INTRODUÇÃO
O Dia do Senhor refere-se à intervenção divina contra a altivez humana, expressada no apego excessivo às riquezas, desvios morais e éticos, que culminam em corrupção e idolatria. Porém, também se refere às histórias de proezas e grandes feitos de Deus ao intervir milagrosamente na história do seu povo. A expressão é utilizada dezenove vezes no Antigo Testamento, especialmente pelos profetas. Pode referir-se a um dia específico como também a um período de tempo mais longo, dependendo do contexto. No caso de Isaías, é específica para Judá e Jerusalém, mas também se aplica aos dias atuais, pois a maioria das profecias bíblicas tem um cumprimento imediato e um cumprimento remoto, ou seja, aplicam-se num período de tempo próximo, mas também são aplicáveis a tempos mais distantes e escatológicos, pois Deus, conhecedor de todas as coisas, ao inspirar sua Palavra, tinha propósitos muito mais amplos do que aquilo que o profeta entendia para seus dias.

I. A ALTIVEZ ORIUNDA DA PROSPERIDADE
No período profético de Isaías, Israel experimentou muita riqueza e prosperidade. Isso levou o povo a praticar uma série de pecados que podem vir acompanhados da riqueza e prosperidade quando usadas indevidamente, como a ganância, a corrupção, a idolatria e todos os desvios morais e éticos deles consequentes, pois a Bíblia afirma que um abismo chama outro abismo (Sl 42.7). A arrogância era tão crônica que perpassou várias instâncias sociais (Is 5.14; 32.9).

1. Riqueza e prosperidade.
Os governantes e o povo acumularam para si ouro, prata, cavalos, carros e muitos tesouros. Deus havia dito que os reis de Israel não deveriam acumular prata ou ouro (Dt 17.17), pois isso desviaria o coração deles, e foi justamente o que aconteceu no período de Isaías. A Palavra de Deus não fala contra a riqueza e a prosperidade, inclusive é vista como uma bênção de Deus, mas adverte seriamente contra o acúmulo desnecessário dela e a consequente ganância e exploração que se manifestam nesse ambiente. A autossuficiência econômica, social e militar, aliada ao orgulho, não poderia vir junto com o culto ao Deus verdadeiro.

2. A corrupção.
A corrupção acompanhou a raça humana desde a Queda; logo, não é uma novidade dos dias atuais. Cidadãos honestos, diante da corrupção, são considerados ultrapassados e em desacordo com a ordem vigente, que é obter vantagem em tudo. A corrupção não está apenas entre o meio político como muitos pensam; ela pode estar acontecendo ou sendo praticada por nós. Qualquer desvirtuação que altere o curso correto de um determinado caminho para que eu seja beneficiado com alguma vantagem é corrupção.

3. A idolatria.
Jesus afirmou que onde estivesse o tesouro de alguém ali estaria seu coração (Mt 6.21), ou seja, o coração pode seguir as ações de alguém e vice-versa. O povo de Israel demonstrou isso ao permitir que a riqueza e a prosperidade começassem a desviar seus corações do Senhor. Isso os levou a adorar falsos deuses e ídolos. Qualquer coisa que tome o lugar do Senhor, como prioridade última, torna-se um ídolo, e este sempre é opaco, ou seja, ele ofusca aquilo que se quer buscar, passando a apontar para si mesmo. O ídolo serve como um substituto muito fútil para Deus. Inclusive a religiosidade pode se tornar um ídolo, quando passa a manipular o povo para obter vantagem própria e adquirir poder (não do Espírito, mas de forças humanas), ou quando ela se torna um fim em si mesma. O povo havia se dobrado diante da loucura dos povos pagãos e se ajoelharam diante de ídolos feitos por mãos humanas. Assim, a arrogância fez com que se instalasse a degradação moral, ética, social, econômica e religiosa, muito semelhante aos dias atuais.

Pense!
Quando a riqueza se torna prioridade em nossa vida, devemos ter o cuidado para que ela não se torne o motivo da cegueira de nossa vida espiritual.

Ponto Importante
Na história de Israel, Deus sempre desejou abençoar seu povo, assim como quer abençoar a sua Igreja na Terra. No entanto, a sua presença gloriosa nunca deve ser trocada pelas bênçãos financeiras.

II. O DIA DO SENHOR PARA ISRAEL
A expressão Dia do Senhor simboliza eventos futuros e escatológicos, e quer expressar o sentido de iminência e gerar expectativa. Para Israel, era símbolo de que Deus viria destruir o mal e vingar os pecadores (Is 13.9; Jl 1.15; Sf 1.7), mas também como símbolo de estabelecimento de paz e prosperidade. O lado negativo da profecia se cumpriu quando o povo de Deus foi levado para o cativeiro babilônico, tendo as consequências que veremos adiante.

1. O abatimento do orgulho.
A idolatria é o ápice do orgulho humano. A demonstração da ira do Senhor contra os obstinados será violenta, de acordo com a estupidez que o orgulho traz consigo. Deus não permitirá que o fraco seja espoliado para sempre, conforme a profecia de Isaías. O Dia do Senhor seria tão pesado para Israel diante do pecado do orgulho, que o profeta aconselha o povo a entrar nas rochas e se esconder no pó (Is 2.10). O pó era sinônimo de extrema humilhação. Nos tempos antigos, quando alguém queria demonstrar humilhação diante de uma atitude errada, sentava-se literalmente no pó, por vontade própria, mas aqui o profeta está dizendo ao povo que, como eles não o fizeram por vontade própria, seriam forçados a fazê-lo diante da calamidade que viria.

2. A destruição da idolatria.
Haverá um reconhecimento de que a idolatria para nada serve (Is 2.20) e quando perceberem que toda inclinação aos ídolos lhes colocou em mais apuros, eles lançarão todos ao chão (Is 2.18,20), demonstrando que finalmente reconhecem que não têm valor. O Dia do Senhor para eles será tão angustiante que se meterão nas cavernas das rochas e nos buracos da terra (Is 2.19,21). Nesse dia, reconhecerão que há somente um Deus verdadeiro.

3. O estabelecimento da paz completa.
Quando Israel reconhecer o senhorio do Senhor, recebendo o Messias como o enviado de Deus para restaurar a nação, então se estabelecerá verdadeira paz e prosperidade. Será um período tão esplendoroso para Israel, que as nações de toda a terra afluirão para Jerusalém para aprender sobre os caminhos do Senhor e haverá justiça em toda a terra. Não haverá mais violência nem guerra, pois os povos “converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças, em foices” (Is 2.4). Isso também se aplica à violência urbana presente em muitas cidades brasileiras.

Pense!
A idolatria é o ápice do orgulho humano, pois é o desvio do olhar daquEle que realmente fez, é e pode todas as coisas para se fixar em coisas fúteis, passageiras e infinitamente menores do que realmente representam.

Ponto Importante
O Dia do Senhor é um conceito teológico próprio da mensagem escatológica. Simboliza ao mesmo tempo julgamento e triunfo de Deus sobre a história e seus acontecimentos. O profeta Isaías usa constantemente esse conceito.

III. O DIA DO SENHOR PARA A IGREJA
O Dia do Senhor para a Igreja expressa o dia da gloriosa vinda do Senhor Jesus Cristo para arrebatá-la, quando os salvos se reunirão para sempre com o seu Amado.

1. A preparação para a vinda de Jesus.
Assim como o povo de Israel se voltou para os ídolos e se corrompeu, nós facilmente podemos fazer o mesmo. Assim, devemos estar preparados para esse glorioso dia, que para os salvos será de muita alegria e regozijo. Convém atentarmos para a Palavra de Deus em obediência para que estejamos incluídos no grupo dos salvos (Tg 1.22). A vinda de Cristo será precedida por uma grande proliferação de abandono das leis do Senhor, querendo a humanidade estabelecer substitutos para o culto a Deus (2Ts 2.3,4). Certamente que invenções humanas como o consumismo e a ganância podem ser maneiras de expressar essa apostasia quando usadas de forma a expressar a ganância humana.

2. Como será esse dia.
A Bíblia se refere a ele como um dos mais terríveis diante dos acontecimentos aos que ficarem. Mas para os salvos será o encontro com o seu Senhor e Salvador, um evento de grande celebração (1Pe 4.13), pois culminará na redenção final. Para estes, Jesus voltará do mesmo modo que partiu, ou seja, descerá dos céus (At 1.11). O apóstolo Paulo dá-nos uma ideia de como será essa volta em 1Tessalonicenses 4.16,17.

3. Atitudes diante do Dia do Senhor.
Precisamos cuidar para não ficarmos focados no quando e no como será o Dia do Senhor a ponto de nos esquecermos de quem está voltando. A atitude deve ser de grande expectativa para com o Amado das nossas almas, aquEle que por nós deu sua vida para nos resgatar da morte e do inferno. Jamais a riqueza, a prosperidade ou o trabalho devem servir de impedimento para a expectativa da espera. Não pode haver a fuga do presente, um descaso com tudo como desculpa de sua vinda, nem viver ignorando a volta de Jesus como se Ele nunca fosse voltar.

Pense!
A vinda de Jesus será imprevisível, por isso devemos estar sempre preparados para o Dia do Senhor mediante a perseverança nos caminhos do Evangelho.

Ponto Importante
Precisamos cuidar para não ficarmos focados no quando e no como será o Dia do Senhor a ponto de nos esquecermos de quem está voltando. A atitude deve ser de grande expectativa para com o Amado das nossas almas, aquEle que por nós deu sua vida para nos resgatar da morte e do inferno e nos levar ao eterno lar.

CONCLUSÃO
O Dia do Senhor será terrível para os que estão entregues ao pecado e aos valores perniciosos que algumas coisas do mundo oferecem. Mas para aqueles que foram lavados no sangue do Cordeiro e, consequentemente, amam seu Senhor e vivem uma vida de acordo com seus preceitos, o Dia do Senhor será um dia glorioso, pois para sempre se estabelecerá a justiça, o juízo e a equidade, não haverá mais rico nem pobre, opressor ou oprimido e valores de morte serão substituídos pela eterna vida dos salvos com Cristo, aquEle que os salvou da condenação eterna.

HORA DA REVISÃO

1. Explique o que significa o Dia do Senhor.
O Dia do Senhor refere-se à intervenção divina contra a altivez humana e a idolatria, também refere-se às histórias de proezas e grandes feitos de Deus intervindo milagrosamente na história do seu povo, Israel.

2. Por que Deus abomina a idolatria?
O ídolo serve como um substituto muito fútil para Deus.

3. O que significa contexto imediato e remoto de uma profecia?
O contexto imediato aplica-se a um período de tempo próximo, o contexto remoto é aplicável a tempos mais distantes e escatológicos.

4. Quando a paz e a prosperidade completa se estabelecerão para Israel?
Quando Israel reconhecer o senhorio do Senhor, recebendo o Messias como o enviado de Deus para restaurar a nação.

5. Que atitudes devemos tomar diante do Dia do Senhor?
Não pode haver o extremo da fuga do presente, um descaso com tudo como desculpa de sua vinda, nem viver ignorando a volta dEle como se nunca fosse voltar.

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