sexta-feira, 1 de julho de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 1 - Revista CPAD - ADULTOS


AULA EM 03 DE JULHO DE 2016 – LIÇÃO 1
(Revista: CPAD)

Tema: O que é Evangelização

Texto Áureo: Matheus 28.19,20
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição cumprimente os alunos com as boas vindas ao 3º trimestre e apresente a revista, descreva a capa e o propósito desse conjunto de lições.
- “natureza evangelizadora de sua missão”, quer dizer que Jesus sempre mostrou a necessidade de evangelizar, Ele demonstrou evangelizando e enviando os discípulos.
- “compreende, também, o discipulado, o batismo e a integração”, não é somente anunciar o nome de Cristo, é necessário ensinar acerca de Sua obra na cruz. Dessa forma as almas serão ganhas e mantidas na presença do Senhor.
- “Aproveitemos todas as oportunidades para falar de Cristo”, atualmente alguns crentes não sentem prazer em falar das coisas do Reino devido a pós-modernidade que adentra as igrejas. É preciso haver equilíbrio para não nos tornarmos inconvenientes, porém não podemos desperdiçar as oportunidades que surgem.
_______________________________________
I - A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
- “Se este é a teoria, aquela é a prática”, é o mesmo que dizer: se o evangelismo é teoria a evangelização é prática.

1. Evangelismo.
- “fundamentar biblicamente”, é explicar dentro da Palavra de Deus, comprovar na Bíblia. Dessa forma ninguém pode se opor ou inventar desculpas para não divulgar a Palavra.
- “trabalho evangelístico da Igreja de Cristo”, se refere ao trabalho de forma genérica e não somente a panfletagem de rua. Trabalho evangelístico da Igreja é abrangente, pode ser a obra missionária nos países que não conhecem a Cristo, a visitação em hospitais, visita nos lares, cultos nos locais de trabalho e eventos ao ar livre, etc, toda vez que a igreja tem um contato direto com o público externo ocorre um trabalho evangelístico.
- “bases metodológicas”, se refere aos métodos de evangelismo, forma de se abordar, de se comportar e de introduzir a mensagem do Reino.     

2. Evangelização.
- “quer pessoal”, falando para uma pessoa somente.
- “quer coletivamente”, falando a várias pessoas ao mesmo tempo.
- “não é um trabalho opcional da Igreja”, quer dizer que não é um trabalho que a igreja faz se quiser, ou se sobrar tempo, não pode ter igreja que evangeliza mais e outra menos, todas as igrejas que são de Cristo devem evangelizar muito.
- “obrigação de cada seguidor de Cristo”, se é uma obrigação de cada seguidor então os crentes não devem esperar somente a ordenação dos líderes. Às vezes surgem oportunidades no local de trabalho, na escola ou na vizinhança e os crentes devem saber aproveitar essas oportunidades.  
_________________________________
II - POR QUE TEMOS DE EVANGELIZAR

1. É um mandamento de Jesus.
- “é uma ordem de Nosso Senhor Jesus”, só esse motivo já deveria ser o suficiente para que possamos trabalhar nesse grande projeto de evangelizar o mundo.
- “não é uma obrigação apenas do pastor e dos obreiros”, há um tipo de acomodação em alguns irmãos por pensarem que evangelizar é só responsabilidade dos ministros. Há sempre muitas desculpas para não se fazer esse tipo de serviço.
- “falar do que tem visto e ouvido”, a divulgação do Reino de Deus é de boca em boca, por isso os crentes devem contar as vitórias e milagres, porém alguns só sabem falar de derrotas, é preciso saber falar do que é produtivo para o Reino.
- “posição dos poderes religioso e secular”, poder religioso era o poder dos fariseus e outros líderes do judaísmo e o poder secular era das autoridades tanto romanas como judaicas, como o rei Herodes e o imperador.

2. É a maior expressão de amor da Igreja.
- “Igreja Primitiva”, é a Igreja doo primeiro século é escrito com “I” maiúsculo por ser considerada a Igreja verdadeira e original.
- “também amava as almas perdidas”, é o amor que completa o grande mandamento, pois não adianta amar somente a Deus, João alertou sobre isso, veja:
“Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” 1 Jo 4.20
- “não se perdia em teorias”, não ficavam discutindo e debatendo sobre o significado desse ou daquele termo ou das especulações teológicas das Escrituras, apenas cumpriam na prática a ordenança do Senhor.
- “sua postura era mais do que suficiente”, aqui está falando de uma espécie de evangelismo pelo exemplo, por isso foi usado o termo “postura”. O povo era impactado por essa postura de amor. At 2.47

3. O mundo jaz no maligno.
- “muitos são os que caminham a passos largos para o inferno”, essas pessoas até sabem que seus caminhos não estão corretos e que um dia precisarão acertar contas com o Criador, mas se encontram aprisionadas, alguns buscam uma saída nas muitas religiões existentes, outros buscam provar que Deus não existe através da ciência e outros simplesmente não querem mesmo saber de salvação.
- “Uns acham-se aprisionados pelas drogas”, não somente pelas drogas, mas por muitos outros vícios que afastam o ser humano de Deus, como o jogo por exemplo.
- “pela devassidão”, se referindo aos prazeres da carne, como adultério, fornicação, prostituição, erotismo, pornografia, etc.

4. Porque Jesus em breve virá.
- “porque o Senhor Jesus não tarda a voltar”, esse é outro excelente motivo para se evangelizar, ainda que outros façam por outros motivos, talvez para ter membros nas igrejas para fins lucrativos ou apenas vaidade, ou alguns evangelizem para cumprirem ordens dos líderes, etc. Mas todos devemos focar nos motivos apresentados aqui, e nesse em especial, a volta iminente do Senhor.
- “a noite vem”, se referindo à morte física ou ao fim do tempo da Igreja na Terra.
- “Não podemos comparecer de mãos vazias”, os únicos que poderão estar de mãos vazias serão o ladrão na cruz e aqueles que receberam Jesus no leito de morte, mas o restante tem oportunidade e tempo para faze algo pelo Reino de Deus, para ganhar vidas para a ceara do Senhor.
___________________________________________
III - COMO EVANGELIZAR
- “evangelização pessoal, coletiva, nacional e transcultural”, evangelização pessoal: é aquela feita individualmente com um colega de trabalho, escola, etc. Coletiva: é aquela feita ostensivamente pela folhetagem nas ruas, visita e, hospitais, pregação ao ar livre, e outras. Nacional: feita dentro país. Transcultural: feita em culturas diferentes, com a obra de missões pelo mundo afora.

1. Evangelização pessoal.
- “recebeu Nicodemos”, Jesus foi procurado por Nicodemos, e assim ocorre também conosco, pois algumas pessoas nos buscam às vezes, a fim de tirar dúvidas ou até mesmo para receberem uma oração, note que Jesus não perdeu a oportunidade.
- “milagre do novo nascimento”, note que Jesus falou de algo novo que Nicodemos não sabia, nesse ponto cave ressaltar a necessidade de o servo de Cristo ter conhecimento da Palavra.
- “mostrou à mulher samaritana a eficácia da água da vida”, nessa ocasião foi Jesus quem abordou a mulher, mostrando a necessidade de nós sabermos como fazer uma abordagem para evangelizar. Jesus fala com uma mulher sozinha, o que era incomum para a época e ainda uma cidadã de Samaria que não se dava com os judeus.
- “Não perca a oportunidade”, essa determinação dispensa qualquer explicação. É uma ordenança de Cristo.
- Professor(a), nessa parte pode surgir muitos testemunhos dos alunos, deixe que falem, para estimular os outros, porém controle o tempo da aula.

2. Evangelização coletiva.
- “aproveitava ajuntamentos e concentrações”, atualmente os crentes fazem isso nas ruas, embora tenha diminuído um pouco essa prática, ma ela ainda é muito eficaz, principalmente nas localidades onde se está implantando uma nova congregação. Alguns crentes aproveitam as oportunidades para falar à muitas pessoas quando estão nos locais de trabalho, nesse caso deve se ter sabedoria para não enfadar as pessoas e parecer inconveniente.
- “Voltar à prática do evangelismo em massa”, o comentarista usa o termo voltar devido ao fato de esse tipo de atividade estar diminuindo nas igrejas do nosso país e no mundo.

3. Evangelismo nacional.
...

4. Evangelismo transcultural.
- “não deixou de evangelizar pessoas de outras culturas”, no caso da mulher sir fenícia e no caso do centurião romano, o Senhor Jesus destacou a fé e humildade deles, Ele chegava a quebrar protoco quando se deparava com certas qualidades nas pessoas.
- “ouvindo o gemido das nações, tribos e povos não alcançados”, Jesus chegou a afirmar que o Evangelho chegaria aos confins da Terra e deixou uma ordem para evangelizarmos o mundo.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “muitos são os que, desesperados, buscam um salvador”, as pessoas se apegam a religiões que acreditam serem verdadeiras, e a forças ocultas que acreditam terem algum poder. Mas somente o sangue de Jesus pode livrar a pessoa do pecado que aprisiona e destrói vidas, sonhos e famílias inteiras.
- Faça o resumo falando dos pontos tratados na lição.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Qual a urgência máxima da Igreja?
A evangelização.

Qual a diferença entre evangelismo e evangelização?
Evangelismo: É a doutrina cujo objetivo é fundamentar biblicamente o trabalho evangelístico da Igreja de Cristo, de acordo com as narrativas e proposições do Antigo e do Novo Testamento. Evangelização. É a prática efetiva da proclamação do Evangelho, quer pessoal, quer coletivamente, até aos confins da Terra.

Por que devemos evangelizar?
É um mandamento de Jesus; é a maior expressão de amor da Igreja; o mundo jaz no maligno; e porque Jesus em breve virá.

Como devemos evangelizar?
Evangelização pessoal, evangelização coletiva, evangelismo nacional e evangelismo transcultural.

Por que Jesus é o evangelista por excelência?
Porque Ele amou o mundo de tal maneira que deu a sua vida na cruz para perdão dos nossos pecados.

Pr Marcos André – professor
Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.