terça-feira, 12 de julho de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 3 - Revista da CPAD - ADULTOS


AULA EM 17 DE JULHO DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: CPAD)

Tema: Igreja, Agência Evangelizadora

Texto Áureo: Mateus 28.19,20
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), para esta lição reveja os primeiros acontecimentos de Atos.
- “sua fundação, no Dia de Pentecostes”, embora a Bíblia não afirme que o dia de Pentecostes foi a inauguração da Igreja, entendemos que esse dia foi primeiro dia de funcionamento da Igreja, por isso é considerado a inauguração.
- “conhecida, antes de tudo, por seu amor às almas perdidas”, a grande marca da Igreja é o amor, até o ímpio reconhece isso. Houve um tempo em que somente a pessoa dizendo ser crente já se esperava dessa pessoa um padrão de piedade e amor elevado.
- “em breve perderá a sua condição de Corpo de Cristo”, obviamente isso nunca vai acontecer devido à promessa feita em Mt 16.18, no entanto sabemos que essa Igreja é composta de milhões de igrejas espalhadas pelo mundo afora, de vez em quando algumas dessas igrejas se apostatam da fé, abandonam o amor e deixam de cumprir suas tarefas bascas.
- “frente à Grande Comissão”, pergunte para verificar o conhecimento da classe, se eles sabem o que é a “Grande Comissão”.
_______________________________________
I - A FUNDAÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA
- “Após a sua ressurreição, Jesus permaneceu com os discípulos”, a ressurreição é um acontecimento que solidifica de uma vez por todas a fé da Igreja.
- “com os discípulos por quarenta dias”, foram quarenta dias após a páscoa, e como o pentecostes ocorria cinquenta dias após à Páscoa, logo Jesus ficou ausente por um espaço de dez dias. Foi o tempo necessário para se desviar da fé umas 380 pessoas, ficando somente umas 120.

1. A resposta escatológica.
- “inquirido por seus seguidores quanto ao futuro de Israel”, quando eles viram a Jesus ressuscitado, não tiveram mais dúvidas de que Ele fosse o Messias prometido, o Filho de Deus.
- “não deveria ater-se aos últimos dias”, se referindo ao período que antecede a segunda vinda de Jesus, os dias de hoje.
- “mas ao que estava prestes a acontecer:”, se referindo à destruição de Jerusalém que iria ocorrer 37 anos depois de Jesus subir ao céu. A destruição do Templo e da cidade ocorreu no ano 70 da nossa era.

2. A resposta pentecostal.
- “mas pentecostal”, isso porque a promessa de Jesus fazia alusão ao poder derramado no dia de Pentecostes.
- “recebereis a virtude do Espírito Santo,”, para que a pessoa cumprir o ide é necessário possuir essa virtude em sua vida.
- “jamais poderiam cumprir, em sua plenitude,”, quer dizer: cumprir de forma plena, ou cumprir totalmente.
- “jamais poderiam cumprir, em sua plenitude,”, Herodes e os fariseus perseguiam os crentes em Jerusalém.
- “até os confins da Terra”, quando eles passaram a evangelizar fora da Palestina começaram a sofrer perseguição do império romano.

3. A fundação da Igreja.
- “Passados dez dias, desde a ascensão do Senhor”, relembre aos alunos da conta: quarenta dias da Páscoa até a ascensão de Jesus At 1.3 então restavam apenas dez dias até o início da festa de Pentecostes, que começava exatamente cinquenta dias depois da Páscoa.
- “os discípulos achavam-se reunidos”, se referindo aos que seguiam a Cristo que naquele momento somavam 120 pessoas.
- “ocasião à primeira colheita de almas”, lembrando que a festa do Pentecostes era uma festa por causa da colheita, e no primeiro dia da festa o Espírito Santo usou a Pedro e colheu quase três mil almas.
- “A fundação da Igreja foi pentecostal”, hoje chamamos de pentecostal a todo movimento que busca reviver a manifestação do Espírito Santo ocorrida naqueles dias em Jerusalém.
_________________________________
II - A MISSÃO PRIORITÁRIA DA IGREJA

1. Evangelização.
- “saiu de imediato a proclamar o Evangelho”, na verdade eles permaneceram anunciando em Jerusalém, as primeiras almas que se ajuntaram foi na pregação de Pedro e dos apóstolos e outras se ajuntaram pelo excelente testemunho de amor fraternal que os crentes de Jerusalém davam. A evangelização fora de Jerusalém começou a ocorrer de fato após a perseguição promovida pelos fariseus depois da morte de Estevão At 8.1
- “sem misticismos”, é a crença em figuras, objetos, palavras de efeito, etc. Ex.: acreditar que o terno de um pastor tem poder porque vestiu o homem de Deus é uma forma de misticismo.
- “sincretismos”, é a união de várias crenças religiosas numa única religião.
- “A Igreja deve sair às ruas, aos becos e às comunidades”, alguns irmãos não se sentem estimulados a fazerem esse tipo de obra, por não trazer nenhum retorno financeiro, pelo contrário, para os que estão envolvidos passam a gastar do próprio recurso, por isso são poucos os que se aventuram nesse importante trabalho.


2. Missões em Atos.
- “Após a dispersão dos crentes de Jerusalém”, se referindo aquela promovida pelos fariseus inclusive Paulo.
- “As multidões ficavam atentas ouvindo a mensagem”, indicando que ele pregava ao ar livre, provavelmente em praças.
- “conhecida como a igreja missionária”, os eventos na Antioquia estão narrados em At 11, ocasião em que os crentes passaram a ser chamados de cristãos. At 11.26
- “em apenas uma geração, os lugares mais remotos daquela época”, como não havia a comunicação que existe hoje o mundo daquela época era vasto, com toda dificuldade de locomoção a igreja avançou por três continentes por espaço de 30 a 40 anos.

3. Promoção social.
- “promover os novos convertidos integralmente”, através de um forte trabalho de assistência social jamais visto, onde se ajuntava todas as ofertas e se administrava alimentos e roupas entre os crentes.
- “não se descuidava das necessidades dos pobres”, o modelo da igreja primitiva de Jerusalém, apesar de muito bonito, não se copiou mais daquela forma.
- “não lhes negava o pão que brota da terra”, se referindo ao alimento material. O pastor da igreja de Jerusalém foi Tiago, o irmão do Senhor, e em sua epístola ele demonstra um forte apego à assistência social.
Veja as suas palavras:
“E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”
Tg 2.15,16
- “Isso é evangelização integral.”, a obra de assistência social é parte da evangelização, complementando o trabalho para anunciar a Jesus.
___________________________________________
III - ANTIOQUIA, IGREJA MISSIONÁRIA
- “Aqueles obreiros anônimos”, é possível que tenham sido os crentes que foram dispersos de Jerusalém durante a perseguição.
- “missionários transculturais do Cristianismo”, são missionários que atingem outras culturas, em outros países ou tribos indígenas dentro do próprio país.

1. Uma igreja completa.
- “Ali, havia profetas e doutores”, os profetas representando o lado mais pentecostal, mais envolvido no poder de Deus evidenciado pelas profecias e revelações. Os doutores representando a teologia responsável pelo ensino e edificação na Palavra. Não é bom para uma igreja estar focada somente em um desses ministérios.
- “preparar a igreja para evangelizar os gregos, romanos e bárbaros”, são povos diferentes e para cada um desses povos há um tipo de abordagem, um tipo de procedimento. Para evangelizar os gregos precisava ser letrado e conhecedor de filosofia e ter uma boa argumentação, já para evangelizar o bárbaros não precisava de muita letra, porém tinha que ter demonstração de poder sobrenatural.

2. Uma igreja missionária.
- “Apartai-me a Barnabé e a Saulo”, existem aqueles que se chamam missionários e existe aqueles são chamados para a obra missionária. Barnabé e Paulo foram chamados por Deus.
- “universaliza-se até chegar a você e a mim”, universaliza-se quer dizer que ela se tornou universal, ou seja, em condições de ser assimilada por todas as raças.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “Retornemos, pois, ao cenáculo”, esse é um convite para toda a Igreja para que passemos a buscar o batismo com o Espírito Santo e os dons espirituais.
- Faça uma breve revisão.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
Por que a Igreja é a agência evangelizadora por excelência?
Porque Cristo estabeleceu a Igreja e deu a ela uma missão suprema, anunciar o Evangelho a toda criatura.

O que recomendou Cristo aos apóstolos antes de ser levado aos céus?
Leia Atos 1.8.

Como a Igreja Primitiva evangelizava?
A Igreja Primitiva não se descuidava das necessidades dos pobres e necessitados. Se, por um lado, dava-lhes o pão do céu, por outro, não lhes negava o pão que brota da terra.

Por que Antioquia é conhecida como a igreja missionária?
Porque de entre os seus membros saíram os primeiros missionários transculturais do Cristianismo.

Quando a Igreja começou a universalizar-se?
Quando a igreja de Antioquia, orientada pelo Espírito Santo, enviou os primeiros missionários. A partir daquele momento, a Igreja de Cristo, irradiando-se a partir do Oriente Médio, universaliza-se até chegar a nós.

Pr Marcos André – professor
Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.