quinta-feira, 20 de outubro de 2016

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 48)

Tema: DEPRESSÃO, MELANCOLIA DA ALMA

Texto Áureo: Sl 91.1
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição procure aprender sobre os momentos de aflição dos homens de Deus relatados na Bíblia, será muito útil.
- “Salmo 42”, embora esse Salmo se pareça muito com os salmos de Davi, ele foi escrito por um dos filhos de Coré.
- “de fazer suas lágrimas seu alimento”, é uma figura de linguagem, não quer dize que ele literalmente se alimentava de lágrimas. Essa figura de linguagem denota que ele além de profundamente triste, estava também isolado.
_______________________________________________
1. DEPRESSÃO, MELANCOLIA DA ALMA
- “tristeza da alma”, é da alma, por ser muito profunda, é um tristeza profunda.
- “verdadeiro desencantamento pela vida”, passam a achar que não vale mais a pena viver a vida e muitos buscam a morte.
- “perda do valor próprio”, começam a se achar inúteis e sem nenhum propósito nesse mundo.
- “desânimo”, de todos os sintomas que a pessoa em depressão apresenta, o desânimo parece ser o primeiro a chegar.

1.1. Sintomas da depressão
- seus relacionamentos cotidiano”, aquelas pessoas com que ele lida no dia a dia, no trabalho, na escola ou entre amigos.
- “estado de melancolia”, é um estado mórbido de abatimento mental e físico.
- “visão negativa e fatalista da vida”, a pessoa começa a ficar desgostoso da vida, acreditando que tudo está perdido.
- “solidão”, a pessoa se sente só, mesmo cercada de pessoas por perto.
- “perda do controle emocional”, esses sintomas podem ser observados logo no início do quadro de depressão, podendo a pessoa ser tratada o quanto antes.

1.2. Tipos de depressão
- “a abordagem deve ser terapêutica”, deve ser feita por profissionais em psicologia, onde não se trata a parte física pelo uso de remédios.
- “estrutural ou orgânica”, que diz respeito à estrutura ou a órgão do corpo, que nesse caso é o cérebro.
- “médicos na área de Psiquiatria”, o médico psiquiatra é o que diagnostica e trata problemas relacionados ao comportamento mental.
__________________________________________
2. CAUSAS DA DEPRESSÃO
- “doença multifatorial”, significa que é uma doença que pode possuir vários fatores.

2.1. Transtorno e desequilíbrio na produção de neurotransmissores
- “neurotransmissores”, quer dizer que transmitem informações à rede neural.
- “responsáveis pelas sensações de bem estar”, quando o corpo está em perfeito funcionamento esses neurotransmissores agem no cérebro dando a sensação de bem estar corporal.
- “insegurança, medo e ansiedade”, essas sensações são comuns a todos, e nem todos desenvolvem quadros de depressão, por isso o problema está na forma de como lidamos com essas emoções da vida.

2.2. Causas diversas
- “medo infundado”, é o medo sem motivo, a pessoa que desenvolve medo por coisas banais está correndo o risco de desenvolver a depressão.
- “falta de organização”, uma pessoa desorganizada ocupa mais o cérebro, na busca de informações e tentativas de recordação. Essa ocupação exagerada do cérebro pode fazer com que a pessoa deixe de lembrar coisas importantes.
- “circunstâncias”, são situações que fogem ao nosso controle, como a morte de um ente, a perda de um emprego, ou um divórcio.
- “impotência diante de uma situação”, no caso de uma doença, por exemplo.
- “traz consigo a semente do mal”, se refere ao pecado que reside no coração humano e que se manifesta a partir do momento em que a pessoa não se corrige ou opta por viver uma vida sem Deus.

2.3. Casos de depressão na vida de grandes personagens bíblicos
- “viu a morte como um tesouro”, devido a sua grande dor, por conta da enfermidade, Jó preferiu morrer, porém esse não era o plano de Deus para ele. Aliás não se tem história de alguém que tenha pedido a morte e tenha recebido isso de Deus.
- “instou com Jeová”, quer dizer que ele insistiu com Deus.
- “o filho de Num ficou profundamente deprimido”, dize que Josué ficou deprimido é uma inferência no texto, pois a Bíblia não afirma isso, mas chega-se a essa conclusão devido ao fato de o Senhor falar repetidas vezes para ele se esforçar.
- “No Salmo 88.3 o filho de Jessé revelou”, na verdade esse Salmo foi escrito por Hemã, um sábio dos filhos de Coré.
- “ameaças de perseguição de Jesabel”, É inexplicável como Elias enfrentou todos os profetas de Baal e fugiu das ameaças de uma mulher. Só um sentimento de depressão pode ser a causa disso.
- “o profeta pediu a Deus a sua própria morte”, no caso do profeta Elias Deus curou a depressão dando a ele tarefas e apresentando uma estratégia.
- “o profeta das lágrimas”, esse é título dado a Jeremias pela tradição popular, devido a estar sempre em lamentos pela nação.
- “como um dia infame e maldito”, a queixa de todos diz respeito a vida, todos chegaram a um ponto de preferir a morte, porém nenhum deles ousa tentar tirar a própria vida, pois este seria um pecado contra o Senhor.
- “irado com o arrependimento dos ninivitas”, esse profeta estava com a mente na Lei, não entendia a misericórdia de Deus, hoje ele seria um excelente extremista de algum grupo radical. O impressionante é que existem crentes com a mente tão legalista quanto a de Jonas.
- “Paulo, o apóstolo abortivo”, o próprio Paulo se classifica assim em 1 Co 15.8 por ter sido o último a ver o Senhor Jesus Cristo ressuscitado.
____________________________
3. COMO LIDAR COM A DEPRESSÃO

3.1. Valorização da qualidade de vida
- “perspectiva otimista sobre a própria existência”, significa esperar coisas boas da vida, não ficar contando sempre com o que vai dar errado.
- “seu sistema imunológico mais resistente”, o sistema imunológico é o que produz as defesas do nosso organismo contra as enfermidades. Assim como o cérebro controla todas as funções do nosso organismo, também controla o sistema imunológico e se a mente estiver saudável então o sistema imunológico trabalhará sem falhas.
- “prática de atividade física”, o sedentarismo é um grande inimigo da sociedade, a maior desculpa para não se fazer atividade física é a falta de tempo, porém com uma certa administração do tempo é possível encaixar pelo menos uma caminhada, nem que seja dois dias na semana.

3.2. Avançar para além dos limites do diagnóstico
- “vencer o ciclo estabilidade-recaída”, a pessoa se estabiliza e depois recai, isso acontece porque a pessoa se acomoda.
- “buscar ferramentas”, resumindo esse tópico, significa não se acomodar não parar quando se tem algum melhora.

3.3. Desenvolver a disciplina da consagração pessoal ao Senhor
- “armas mais eficazes”, quer dizer que a pessoa sem Deus, pode ficar boa, porém é mais difícil e a recaída ocorre nela mais facilmente. Da mesma forma a pessoa que se diz cristã, mas não tem uma vida devocional com Deus, está sujeito às mesmas dificuldades dos ímpios.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “fé necessária para viver de maneira confiante”, a pessoa que possui essa fé consegue enfrentar as barreiras da vida sem ser acometido pela depressão.
- “pelo simples fato de existir”, Satanás anda ao nosso derredor e o mundo está cheio de perigos, se encolher e entrar em depressão é o mesmo que não ter fé que o Senhor nos livra do mal.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor


SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.