sábado, 1 de outubro de 2016

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM 2 DE OUTUBRO DE 2016 – LIÇÃO 1
(Revista: Editora Betel)

Tema: Entendendo o que é adoração

Texto Áureo: Jo 4.24
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição é interessante começar apresentando a revista e os temas das lições.
- “pessoas sendo estraçalhadas por leões”, muitas pessoas levantam questionamento acerca do caráter de Deus, analisando a conduta do Senhor a partir do ponto de vista da Graça, porém aqui está sendo passado fatos acerca do tempo da Lei. E sobre a questão: por que o Senhor matou pessoas daquela forma? A melhor resposta seria: porque Ele é Deus, Ele dá a vida e tira a vida, é soberano em suas decisões.
- “para que os ensinasse a adorar ao Senhor”, no texto de referência notamos que havia uma rixa entre os judeus e os samaritanos. Esse problema vinha desde a época de 2 Reis 17, quando o rei da Assíria trocou a população de Samaria e esses não sabiam como adorar ao Senhor, por isso os judeus não os aceitavam como povo de Deus.
__________________________________________
1. Definindo adoração
- “registrada pelo compasso da adoração”, sempre que o Senhor é citado nas Escrituras há um clima de adoração e reverência. Assim a Bíblia nos apresenta Deus, um ser que deve ser adorado e reverenciado.

1.1. Adorar significa render-se.
- “destaca 58 vezes a palavra “adorar” (proskynéo)”, é uma palavra do grego, pois o Novo Testamento foi escrito em grego, exceto o livro de Mateus.
- “Beijar a terra ou a imagem em sinal de adoração”, por isso a palavra “proskynéo” (beijar) foi traduzida por adorar.
- “quer dizer: “reconheço a minha inferioridade”, esse é um elemento essencial da adoração, reconhecer a superioridade de Deus e a nossa inferioridade. Toda adoração que não reconhece a superioridade de Deus e não declara submissão a Ele, não é recebida pelo Senhor.

1.2. Adorar significa servir.
- “empregado frequentemente na Septuaginta (90 vezes)”, convém lembrar que a Septuaginta é o Antigo Testamento traduzido para o grego.
- “deixar os israelitas partirem para servir a Deus”, aprendemos assim que o termo cultuar está ligado o verbo servir, logo cultuar a Deus é prestar serviço a Ele.
- “atos de adoração que agradem ao Deus da aliança”, essa é a ideia de serviço ao Senhor, procurar agradá-lo.

1.3. Adorar requer atos de reverência.
- “vocábulo “sebein” (reverenciar)”, reverenciar significa prestar honra, respeitar, ter atitude de respeito na presença.
- “como homem religioso devotado a seus deuses”, a cultura grega é de adoração a ídolos, por isso a sua língua usa tantos vocábulos usados nos cultos pagãos, isso foi um problema para traduzir o Antigo Testamento.
- “conotação religiosa grega impediu que esses vocábulos fossem muito usados”, quer dizer que por eles serem muito usados no meio religioso grego, não puderam ser muito aproveitados na tradução da Bíblia.
- “como não vale qualquer culto separado do sacrifício do Filho”, quer dizer que não basta ser reverente a Deus e não se importar com o sacrifício de Cristo, hoje algumas pessoas e religiões agem dessa forma, fazem boas ações por reverência a Deus, mas não seguem a Jesus.
_____________________________________________
2. Os pré-requisitos da adoração
- “esteja imbuído pelo ato de adorar”, às vezes percebemos pessoas nos cultos sem envolvimento com a adoração, perdidas em pensamentos, conversas ou atividades que não são parte do culto.
- “levando sobre si a lepra como fruto da desobediência”, como estamos no tampo da Graça, a pessoa que se portar inadequadamente na presença de Deus, não pegará lepra e nem morrerá, mas pode perder a salvação.  
2.1. O novo nascimento.
- “novo nascimento é requisito fundamental”, embora o Espírito Santo esteja agindo no mundo, entendemos que o Senhor não recebe adoração de qualquer um, a Bíblia assegura, porém, que o Senhor recebe o coração contrito.  Sendo assim entendemos que Deus não recebe a adoração dos ímpios, mas está pronto a ouvir a oração dos quebrantados Sl 51.17.
- “não se compra, não se vende, não se negocia”, ela é pessoal, somente a pessoa deve se apresentar a Cristo e convidá-lo a adentrar a sua vida.
- “mudança em toda a sua forma de ser e agir”, todos os adoradores de hoje estão convidados para a ir morar no céu, e para isso é necessário investir na mudança.

2.2. A quebra dos ídolos.
- “ele está projetando Deus ou o homem?”, estamos fazendo para agradar a Deus ou ao ser humano? Adoramos para o Senhor ou para aparecer diante da congregação com um belo canto para receber aplausos?
- “talvez um objeto que estamos colocando acima”, poderia ser casa, carro ou celular, pelo tempo com Deus estar sendo dividido com esses objetos, a adoração perde a qualidade.
- “não são poucos os que têm caído na egolatria”, egolatria é a adoração a si mesmo.
- “de sua aparência, do seu intelecto e mesmo dos seus dotes naturais o seu próprio deus”, pessoas que desprendem tempo, recursos e energia nessas coisas.

2.3. Um coração sincero.
- “não pode faltar um coração sincero”, a palavra “sincero” vem da expressão “sem cera” e significa, sem disfarce ou sem máscara.
- “comoverá o coração de Deus muito mais facilmente”, Deus ama a sinceridade, e percebe facilmente a falsificação, por isso é necessário declarar tudo diante de Deus, antes da adoração.
- “prestar um culto de forma lógica, equilibrada e racional”, um culto sem fanatismo, sem atitudes estranhas e irracionais.
________________________________________
3. Elementos indispensáveis à adoração
- “exposto na forma de música ou não”, quer dizer que adoração nãoo tem forma, não se pode colocar uma regra na forma de adorar, não pelos gritos de glórias ou louvor mais belo, adoração brota no intimo do coração e se expressa no corpo de alguma forma.

3.1. Contemplação: a dádiva esquecida.
- “os teus céus, obra dos teus dedos”, Davi usa palavra “dedo” para ressaltar a grandeza de Deus, pois se com os dedos Ele faz isso, imagina com o restante.
- “que é o homem mortal, para que te lembres dele?”, essa questão apresentada pelo salmista é para mostrar a pequenez do ser humano diante de Deus.
- “adorar a Deus através da contemplação de Sua obra”, é o ato de meditar acerca da grandeza de Deus observando a criação, assim como Davi fez no Salmo.

3.2. Alegria: o sorriso que não termina no final da música.
- “conexão certa entre o domingo e a segunda-feira”, se refere ao ato de fazer diferença entre dias e dias, para esses só se adora a Deus no domingo.
- “Seus sorrisos só se abrem quando soam os acordes”, observamos isso todos os cultos, irmãos chegam, entram na igreja, permanecem conversando, até o momento em que se canta o louvor que consideram espiritual.
- “alegria como aspecto do fruto do Espírito Santo”, essa alegria do fruto do Espírito é uma alegria constante que mesmo a pessoa passando por momentos de tristeza ela é alegre no seu interior.

3.3. Entrega: a adoração incondicional.
- “fecha-se numa sufocante cela do costume”, é a adoração pré moldada, que depende de elementos, nesse caso a adoração não é incondicional.
- “a adoração consegue brotar como lágrima”, a adoração nos momentos de angústia é de grande valor para Deus, pois é uma forma de a pessoa dizer ainda que a figueira não floresça... é a forma de expressar que não adora somente pelo que Deus faz, mas pelo que Ele é.

CONCLUSÃO
- “reconhece a majestade de Deus, engrandece-O”, os verdadeiros adoradores sabem disso e praticam.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Como Uzias entrou no templo?
R: Sem legitimidade e sem competência (2Cr 26.16-21).

2. Qual é o requisito fundamental para os que procuram adorar?
R: A experiência pessoal do novo nascimento (Jo 3.3).

3. O que o louvor absoluto a Deus exige?
R: A quebra dos ídolos (1Jo 5.21).

4. Para quem é o louvor?
R: Para os retos de coração (Sl 32.11; 119.7).

5. O que a adoração restaura?
R: Ela restaura a alegria como aspecto do fruto do Espírito Santo (Gl 5.22).

Marcos André – professor

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

3 comentários:

  1. Esse questionário não é o da lição um

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, corrigindo aqui meu amado. Só um instante.

      Excluir
    2. Amém irmão Jailson, corrigi aqui, Obrigado por alertar a gente. Deus abençoa sua família e tudo o mais.
      Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.