sábado, 15 de outubro de 2016

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3


AULA EM___DE______DE 2016 – LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 48)

Tema: ESTRESSE, UM PORTAL PARA A MORTE

Texto Áureo: 2 Co 4.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição você pode colocar muitos casos ilustrativos de pessoas a sua volta.
- “repercutiu na raça humana”, quer dizer que o pecado passou a todos os nascidos a partir de Adão.
- “sem parâmetros de norteamento”, quer dizer que ficou sem direção.
- “foi tomado pelo desejo”, o ser humano não consegue dominar seus desejos e passa a ser dominado por eles.
- “desejo insaciável de obter coisas”, junto a isso aparece um desejo ligado à “soberba da vida”, o desejo de ser superior aos demais pelas coisas que possui.
_______________________________________________
1. O QUE É ESTRESSE?
- “um resposta que o corpo dá”, quer dizer que aparecem sintomas no corpo da pessoa.
- “reações mentais”, são reações nas faculdades mentais, como o esquecimento e a falta de coordenação, por exemplo.
- “reações psicológicas”, são reações na consciência, na parte existencial, causando crises existenciais no indivíduo.
__________________________________________
2. CLASSIFICAÇÕES DO ESTRESSE

2.1. Estressores circunstanciais críticos
- “relativo grau de ansiedade”, a ansiedade é um mal-estar físico e psíquico diante de algo que se espera.
- “expectativas do casamento”, uma pessoa pode demonstrar ansiedade com um certo grau de normalidade, como perder o sono na noite anterior a uma prova importante, por exemplo. Porém há situações em que essa ansiedade ultrapassa os limites da normalidade gerando o estresse.
- “perda da libido”, a libido é o desejo sexual.

2.2. Estressores do cotidiano
- “envolvem eventos rotineiros”, são situações que nos incomodam e que fazem parte do nosso dia-a-dia e por fazem parte do cotidiano estão presentes a todo instante.
- “aumento de peso”, o peso ideal tem mais conceitual do que uma regra, existem pessoas que são gordinhas e jogam bola, correm e vivem alegres, outros são magros e vivem em guerra com a balança e alimentação. Esse tipo de comportamento tem levado pessoas à morte.

2.3. Estressores de longa duração
- “sobrecarga emocional”, é a pessoa estar sob circunstância desconfortante por longo tempo.
____________________________
3. CIRCUNSTÂNCIAS QUE CONDUZEM AO ESTRESSE

3.1. A falta de prioridade e a falta de planejamento no uso do tempo
- “falta de prioridade”, é não priorizar, não demarcar o que é prioridade e o que pode esperar um pouco. Quando não se faz isso, o indivíduo tenta fazer muitas coisas ao mesmo tempo e acaba fazendo tudo mal feito.
- “encaixá-las no tempo que dispomos”, se em um dia a pessoa precisa fazer compras, preparar uma tese, estudar para uma prova, ensaiar uma música, ler um artigo, além de trabalhar, então deverá colocar o que é primeira prioridade, depois a segunda prioridade e ter a consciência que não poderá fazer tudo no mesmo dia.  
- “dias vividos não voltam”, cinco minutas desperdiçados nunca mais serão recuperados, por isso devemos viver cada dia organizadamente, quando fazemos mal alguma tarefa e precisamos fazer de novo, foi-se um tempo que nunca mais voltará.

3.2. A alimentação pobre em nutrientes
- “Sem uma alimentação adequada”, não significa comer muito, mas sim comer alimentos saldáveis. Existem nutrientes diversos nos mais variados tipos de alimentos, nutrientes que fortalecem a visão, a musculatura, as funções intestinais, etc.
- “relação equilibrada com os medicamentos”, os medicamentos são para corrigir falhas no organismo. Se a pessoa tentar corrigir uma dor de cabeça sempre com os comprimidos para a dor, vai acabar criando dependência. É necessário corrigir a origem da dor.

3.4. A dificuldade no relacionamento interpessoal
- “relações familiares agastadas”, relações de conflito, de ira, sempre encolerizada, assim são muitos casais, sempre brigando.
- “relacionamentos difíceis no trabalho”, sabemos que os homens e mulheres de Deus não deveriam levar problemas do trabalho para casa, mas quando o conjugue é compreensível poderá ajudar com a situação. A família deve orar junto e o conjugue deve fazer com que o lar seja um local de refúgio para o outro.
- “resolva seus recalques e traumas”, o recalque ocorre quando a pessoa desenvolve a inveja contida.

3.5. Vida espiritual fragmentada ou em rota de colisão com a vontade de Deus
- “prática consciente do pecado”, nesse caso não há vida espiritual nenhuma, pois o pecado consciente é o que lança a pessoa no inferno.
- “impedindo-o de viver em serenidade”, estar bem com Deus é o que gera a paz, pois Jesus foi quem disse que nos deixaria a paz. Jo 14.27
______________________________________
4. MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O ESTRESSE

4.1. Aprenda a conhecer-se
- “conhecimento de si próprio”, é a pessoa conhecer seus limites e seus defeitos, saber que determinadas tarefas não poderemos executar e assim passaremos a evitá-las.
- “determinado fato tiranos o equilíbrio”, quando a pessoa sabe o que tira sua paz, então ela passa a evitar a situação que conduzirá ao estresse.

4.2. Procure remover as causas possíveis de serem removidas

4.2.1. Evite o sedentarismo
- “melhorar...a saúde e a sensação de bem estar”, quando fazemos exercícios o corpo libera a “endorfina” na circulação sanguínea. Essa substancia provoca a sensação de bem estar na pessoa.

4.2.2. Organize-se e planeje o seu tempo
 - “momentos de lazer com a família”, o aconchego da família é algo reparador para o corpo e a mente, se a pessoa se organizar poderá passar mais tempo com a sua família.

4.2.3. Não negligencie suas emoções
- “desenvolvimento de atitudes de otimismo”, nesse caso o serviço na obra do Senhor pode ajudar, desde que seja moderado poderá ajudar a pessoa a desenvolver sentimentos agradáveis.

4.3. Cuide de sua vida espiritual
- “mais protegidas de doenças oportunistas”, são doenças que aparecem em certas oportunidades, como uma perda familiar, uma crise no casamento, etc.
- “rotina de meditação na Palavra”, essa rotina de meditação deve ser diária, e comparada ao ato de escovar os dentes ou de alimentar-se.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “somatório de respostas físicas, emocionais e mentais”, o corpo, a mente e as emoções começam a responder independente da vontade da pessoa.
- “certas exigências do meio”, são exigências da sociedade, como ser um bom pai, ser eficiente no trabalho, ser um excelente aluno, ser comprometido com a igreja, etc.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.