sexta-feira, 7 de outubro de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 2 - Revista de Adultos


AULA EM 9 DE OUTUBRO DE 2016 – LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: A provisão de Deus em tempos difíceis

Texto Áureo: Jo 16.33
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), para esta lição procure separa casos reais para ilustrar, pois nesse trimestre é necessário comprovar o que falaremos com situações do dia a dia.
- “vivendo em um mundo em crise”, no mundo atualmente existem 7 bilhões de habitantes e o que produz de alimentos seria suficiente para todos, porém a quantidade de alimentos produzida é mal distribuída e por isso temos quase 800 milhões de pessoas passando fome no mundo, juntamente a isso tem o desemprego e com isso as taxas de violência também cresce, esse é o mundo em crise.
- “O Senhor Jesus prometeu estar conosco”, Ele nos enviou o consolador, o Espírito Santo, por isso podemos sentir a Sua presença em nossa vida.
_______________________________________
I - PROVISÃO DIVINA EM UM MUNDO CAÓTICO

1.  A provisão de Deus no deserto.
- “o Senhor sustentou o seu povo no deserto”, era aproximadamente meio milhão de pessoas atravessando o deserto e precisava de alimento, água e materiais, como conseguir isso no deserto? Até hoje especialistas céticos descartam a possibilidade de ter ocorrido um êxodo daquele no deserto, naquela época.
- “Todos os dias, com exceção do sábado, os israelitas recebiam o maná”, na sexta feira eles recebiam poção dobrada para passarem o sábado também e não precisarem colher no sábado, somente na sexta eles podia guardar para o outro dia.
- “até o dia em que chegaram à Terra Prometida”, a Bíblia afirma que o maná parou quando Josué e o povo, após atravessarem o Jordão, colheram alimento na nova terra, veja:
- “E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã.” Js 5.12
- “diante de alguma dificuldade, logo murmuravam e reclamavam de Deus”, Deus tolerou isso por dez vezes até o dia em que deu um basta. Nm 14.22,23 e deu-lhes a sentença de que não entrariam na nova terra, professor(a), deixe esse alerta para caso haja algum murmurador na classe.

2. A provisão de Deus para Elias em Querite (1Rs 17.1-6).
- “dizendo que não choveria por um bom período de tempo”, a saber 3 anos, Acabe era o rei de Israel, naquele período chamado de Reino do Norte, composto por dez tribos.
- “mandou que o profeta Elias se escondesse junto ao ribeiro de Querite”, Elias assumiu aquela profecia como sendo palavra dele também 1 Rs 17.1, como estando ele também desejando isso e por isso ele foi perseguido por Acabe. Naquele tempo os profetas assumiam a responsabilidade pelas palavras que liberavam.
- “em desobediência dificilmente desfrutará da provisão”, essa verdade tem sido distorcida e vemos muita propaganda nas igrejas, onde pessoas em pecado e desobediência ostentam bênçãos de Deus, a ideia deles é anunciar que nas suas igrejas as pessoas são abençoadas, deixando de lado a santidade.
- “Elias experimentou a provisão de Deus”, a ideia é demonstrar para os alunos que o Senhor nos sustenta diante das crises do mundo, professor(a), tente consegui ilustrações de casos reais sobre isso.

3. A provisão de Deus para Elias em Sarepta (1Rs 17.8-16).
- “pois Acabe estava à sua procura”, ao que parece a ideia de Acabe era fazer Elias profetizar para o término da seca, mas a esposa de Acabe tinha a intenção de matar Elias.
- “e dirigisse à aldeia de Sarepta”, essa era uma aldeia da Fenícia, ao que parece ficava a uns 200 km de Querite, porém não se pode ter certeza dessa distância. Mas podemos saber que a seca atingiu regiões vizinhas a Israel.
- “a provisão de Deus veio de forma inusitada”, veio através de uma mulher pobre, em uma terra pagã.
- “Para ver a provisão divina é preciso crer”, atualmente tem sido mais difícil ocorrer milagres como esse, pois diante da multidão de enganadores que existem poucos se arriscam, porém temos notícias de pessoas que tem recebido vitórias nos dias atuais.
_________________________________
II - UM MUNDO CAÓTICO

1. O mundo jaz do Maligno.
- “jaz no maligno”, jaz significa “repousa” dando a ideia de que está tranquilo, assim é o mundo, está tranquilo com a sua situação.
- “que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno”, dando a ideia do que havemos de enfrentar, pois somos de Deus e estamos em um mundo que está dominado pelo inimigo.
- “que Satanás usa os homens para matar, roubar e destruir”, embora seja uma ação humana, toda a influência é satânica, por isso ele é o nosso verdadeiro inimigo.

2.  O mundo globalizado.
- “Mas sabe o que significa?”, professor(a), deixe os alunos responder, pare a leitura e pergunte se alguém sabe dizer sem ler a lição e procure comentar suas resposta pegando o que cada um falar de proveitoso.
- “Ato ou efeito de globalizar(-se)”, ou seja, tornar-se global, tornar-se conhecido do mundo todo.
- “da quebra das fronteiras entre esses mercados”, ainda que haja barreiras protecionistas, hoje as dificuldades para se comercializar entre esses mercados é bem menor.
- “consolidação do sistema capitalista”, o sistema capitalista se consolidou no mundo com a quebra do socialismo que se deu a partir do fim da “cortina de ferro”, com a desintegração da URSS “União das Repúblicas Socialistas Soviéticas”, no qual o ponto culminante foi a queda do muro de Berlim.
- “padronização de ideias e valores”, seria tornar valores comuns entre as diversas culturas mundiais, isso é possível através da maior ferramenta da globalização, a internet.

3. Tempo de mudanças.
- “humanidade experimentou diferentes transformações”, essas transformações ficaram registradas na história da humanidade, foi o surgimento da Idade Média com seu sistema feudalista e monárquico, depois o renascimento, a industrialização e por fim a corrida armamentista que culminou em duas grandes guerras.
- “acabaram trazendo crises de ordem social, econômica e política”, em cada uma das mudanças citadas houveram crises, na Idade Média a igreja Católica impôs a fé e a autoridade do papa, no renascimento houve o rompimento das classes sociais com os antigos governos, na industrialização houve a exploração do ser humano nas fábricas, e na corrida armamentista nem precisa dizer.
- “especialmente, pela expansão da fé cristã”, no meio das crises e mudanças a Igreja investiu nos missionários e deu certo, o Evangelho se espalhou no mundo.
- “referindo-se a eles como trabalhosos e difíceis”, as maiores características desse tempo é o desrespeito às autoridades, aos valores da família, aos valores bíblicos e também a inversão de valores absolutos.
___________________________________________
III - CARATERÍSTICAS DO MUNDO ATUAL

1. Uma sociedade centrada no homem.
- “ideia do homem como o centro de tudo”, como se tudo no universo fosse para benefício do ser humano.
- “Certo filósofo pré-socrático”, filósofo antes de Sócrates.
- “Sabemos que o homem é falho e finito”, sabemos pela Palavra que nos ensina sobre a Queda do homem e a corrupção do gênero humano, esses filósofos não acreditam nas Escrituras, porém pelo vemos na humanidade só confirma o que a Bíblia nos fala.
- “Os humanistas, na verdade são “amantes de si mesmos””, existe teologia humanista que ensina entender o homem como razão da criação e assim fortalecer o antropocentrismo no meio religioso com a prática do ecumenismo.  

2. Uma sociedade relativista.
- “nega a existência de verdades absolutas”, verdade absoluta é aquela que não pode ser contestada, que não muda de cultura para cultura.
- “ensinos imutáveis da Palavra de Deus”, para os relativistas as verdades são relativas, até mesmo as da Palavra de Deus, ou seja, dependem do ponto de vista ou da cultura.
- “negação de qualquer lei superior para orientar a vida das pessoas”, para os relativistas o texto “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;” Lv 18.22  seria absoluto somente para os judeus e é relativo para o mundo, pois existem culturas onde nãos se vê como errado o homem ter outro homem, dessa forma se dentro da nossa cultura um homem se interessar por outro, deveria ser visto como algo normal. Para os cristãos a palavra de Lv 18.22 é uma regra absoluta para todos os seres humanos.

3. Uma sociedade secularizada. 
- “Claudionor de Andrade”, escritor, consultor teológico da CPAD e comentarista das Lições Bíblicas para a Escola Dominical.
- “doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos”, convém lembrar que “secular” é a característica daquilo que é do mundo, como por exemplo o trabalho de cada um para ganhar o sustento. Vemos então que “secular” é uma coisa e “secularismo” é outra.
- “para perverter a igreja e desviá-la da fé cristã”, no secularismo se ensina que os crentes devem separar as coisas,, não fazendo menção de Deus ou da fé nas coisas seculares, como trabalho, comércio, escola, etc. No secularismo acredita-se que só devemos trabalhar para obter bens materiais e que a fé em Deus não conta para isso.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “podemos contar com a provisão de Deus”, existem muitas oportunidades no mundo em que vivemos, se trabalharmos e confiarmos em Deus, Ele nos ajudará a ter força, disposição e estratégias para obter sucesso na carreira secular, desde que isso não nos leve para longe Dele..
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
O que Deus enviou para sustento do seu povo no deserto?
Deus enviou o maná (pão) e as codornizes (carne).

Quem todos os dias levava provisão para o profeta Elias?
Os corvos.

Depois de Querite, Elias foi enviado para qual lugar? Quem o sustentou ali?
Elias foi para Sarepta e foi sustentado por uma viúva.

Defina, de acordo com a lição, globalização?
Segundo o dicionário Houaiss, globalização é o “ato ou efeito de globalizar(-se). Espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e da quebra das fronteiras entre esses mercados”.

Cite três características do mundo atual.
Antropocentrismo, relativismo e secularização.

Pr Marcos André – professor
Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.