quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 9


AULA EM 27 DE NOVEMBRO DE 2016 – LIÇÃO 9
(Revista: CPAD)

Tema: O Milagre Está em Sua Casa

Texto Áureo: Dt 10.17,18
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição aproveite os ensinamentos para passar aos alunos a realidade do evangelho, eu separei alguns versículos para você ler com a classe, de preferência peça para um aluno ler.
- “seu ministério foi marcado por muitos milagres”, a título de curiosidade, uma contagem na Bíblia dos sinais operados por Eliseu e os operados por Elias é possível perceber que são o dobro, ou seja, Eliseu realizou o dobro de sinais que Elias, pelo menos os que estão relacionados na Palavra de Deus. O motivo seria pelo fato de Eliseu ter poção dobrada do Espírito que estava sobre Elias.
- “salvar uma viúva e seus dois filhos de uma crise financeira”, dessa crise, aquela viúva perderia seus filhos, pois seriam levados como escravos para saldar a dívida, ela teria perdido a única fonte de sustento da casa, seus filhos.  
_______________________________________
I - UMA FAMÍLIA EM DIFICULDADES

1. A crise das dívidas. 
- “esposa de um discípulo de Eliseu”, existia naquela época as escolas de profetas e no texto é mencionada uma liderada por Eliseu, a Bíblia não fala muito delas, mas sabemos que foram fundadas por Samuel.
- “apenas uma dívida impagável”, atualmente as dívidas dos pais não passam para a esposa ou filho quando morrem. Mas naquela época isso não acontecia.

2. O risco de perder os filhos.
- “poderiam ser vendidos como escravos”, a escravidão era permitida pela lei somente em alguns casos e esse parecia ser um deles, veja:
“Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.” Êx 21:2 esse texto mostra que era permitido a venda de escravos hebreus e o braço do estado não poderia ajudar aquela viúva.
- “não havia emprego para uma viúva”, as viúvas eram sustentadas com a ajuda de filhos e parentes e parece que aquela viúva não tinha parentes em condições de ajudá-la, se perdesse os filhos então não teria mais ninguém.
- “O número de desempregados é um dos maiores da história”, atualmente são 12 milhões de desempregados no Brasil, talvez não seja correto comparar esse número com o de outras épocas quando o país não possuía 200 milhões de habitantes.
- “não têm como sustentar suas famílias”, atualmente existem alguns programas sociais que auxiliam as pessoas necessitadas, porém naquele período em Israel não existia isso.
- “crentes...desempregados e padecendo necessidades”, os crentes tomam a passagem de Salmos, para afirmar que é regra o Senhor sustentar a todos, veja:
“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.” Sl 37.25, mas esse é um texto do Antigo Testamento, pois aprendemos com a vida de Jó e de outros que os crentes podem sofrer doenças e passarem necessidades sim.

3. A viuvez.
- “familiar que se tornasse o remidor, casando-se com ela”, foi o caso de Rute e Boaz, onde Boaz se tornou remidor de Rute.
- “a mulher lembrou-se do homem de Deus”, é possível que ela não esperasse um milagre daqueles, mas somente uma ajuda financeira.
_________________________________
II - DEUS REALIZA MILAGRES

1. A fé do profeta.
- “Estes milagres evidenciam a fé do profeta”, não seria incoerente afirmar que também evidenciam o chamado de Eliseu para ser profeta de concerto e de justiça para os pobres.
- “o cuidado de Deus para com todos aqueles que creem”, os milagres relatados no livro de Reis são bem ilustrativos, por isso são relatados minuciosamente, é possível que Eliseu tenha feito outros milagres. É bom os crentes saberem que nem sempre a benção chega para todos, porém o cuidado de Deus é sobre todos, nem sempre o cuidado de Deus significa recebermos algo material.
- “que para Deus não existem impossíveis”, convém falar que existe a soberania de Deus, e Ele conhece o futuro, por isso não é uma regra do tipo: “se tiver fé recebe o milagre”, é preciso levar em conta a vontade do Senhor.

2. A viúva procura Eliseu.
- “Declara-me que é o que tens em casa", é provável que nesse momento o profeta já soubesse o que teria que fazer, bastava que ela tivesse um pouco de qualquer alimento e o Senhor multiplicaria.
- “deveria fazer à sociedade a mesma pergunta”, assim como Eliseu apresentou para aquela mulher viúva o Deus que provê pela multiplicação, também nós devemos apresentar para a sociedade esse mesmo Deus.
- “Precisamos investir no serviço social”, a Igreja iniciou seu trabalho em Jerusalém com o trabalho social conforme os relatos de Atos, precisamos resgatar essa obra. Muitas igrejas hoje não fazem mais esse tipo de trabalho.
- “Ele não quis saber quem era o responsável pela dívida”, quer dizer que ele não quis saber de quem era a responsabilidade por aquela lástima. Às vezes queremos saber quem são os culpados pelas tragédias, mas precisamos primeiro estender as mãos para ajudar.

3. Deus utiliza aquilo que temos.
- “O que você tem em mãos para começar a ver o milagre de Deus?”, Deus nos deu inteligência e grande capacidade de trabalho, podemos adquirir talentos no mundo, aprender profissão, aprender habilidades específicas e isso devemos oferecer isso ao serviço do Senhor.
- “Pedro tinha uma rede de pesca e viu o milagre de Deus”, o jovem tinha cinco pães e dois peixinhos e deu para Jesus alimentar a multidão e Paulo tinha um grande conhecimento e se deu para a obra do Senhor.
- “a partir de "uma botija de azeite", a grande diferença é a entrega à Deus, quando uma pessoa resolve se colocar a disposição do Senhor e ofertar seus talentos para a obra de Deus então o Senhor faz o milagre.
___________________________________________
III - PROVISÃO NA MEDIDA CERTA

1. Preparação para receber o milagre.
- “Eliseu orientou a viúva”, dar ouvidos ao homem de Deus também foi um grande diferencial, atualmente muitas pessoas não acreditam mais nos servos do Senhor devido a grande falta de exemplos e a falta de fé.
- “A mulher precisaria de muitas vasilhas”, ou seja, precisaria da ajuda de pessoas, precisamos entender que mesmo que Deus nos abençoe sem medidas, ainda assim precisaremos da ajuda de amigos e vizinhos. As bênçãos do Senhor não são para nos destacar do mundo, mas para nos aproximar das pessoas do mundo a fim de dar exemplo de servos de Cristo.
- “precisava se preparar para receber tal bênção”, pela falta de fé muitos não se preparam para serem abençoados por Deus e por isso perdem a vitória.

2. Provisão abundante.
- “Deus nunca nos dará uma porção menor do que necessitamos”, Deus não nos abençoa com pouco para que não venhamos a dar mau testemunho Dele no mundo e não nos dá em excesso para que não fiquemos abastados e esqueçamos do Senhor.

3. Fé em ação.
- “comentário de pessoas incrédulas”, isso atrapalha o agir de Deus, não impede a benção, mas nos atrapalha a receber a vitória, quando alguém dá ouvidos às comentários incrédulos acaba se tornando incrédulo também.
- “não deveria ser partilhado com mais ninguém”, na Bíblia não fala o motivo de ela fechar a porta, tudo isso aqui é conjectura do comentarista. Essa afirmação de que não deveria ser partilhado pode ficar um pouco arrogante, pois aquela viúva acabara de pedir vasos emprestados.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “falta de recurso e das muitas dívidas”, o sistema financeiro nos permite se endividar com muita facilidade e isso tem levado muitas famílias à uma prisão. É preciso também instruir os crentes a se comportar com sabedoria com suas finanças.
- “Leia a Bíblia e ouça as orientações do Senhor”, tem sido muito difícil ler a Bíblia nesses dias de grandes avanços tecnológicos, é necessário instruir os crentes nessa área.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
Quem deveria sustentar as viúvas?
As viúvas eram sustentadas pelos filhos e parentes mais próximos.

O que aconteceria se a viúva não pagasse as dívidas?
A mulher corria o risco de perder seus dois filhos para os credores. Eles poderiam ser vendidos como escravos para saldar a dívida.

Qual foi a primeira pergunta do profeta para a viúva?
A primeira pergunta foi: O que você tem?

O que a viúva tinha em sua casa?
Uma botija de azeite.

O que você tem em suas mãos para ver o milagre de Deus?
Resposta pessoal.

Pr Marcos André – professor
Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.