sábado, 28 de janeiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL - Subsídio da Lição 5


AULA EM 29 DE JANEIRO DE 2017 – LIÇÃO 5
(Revista: Editora Betel)

Tema: Deus Instrui Seu Povo a ser Grato e Fiel

Texto Áureo: Dt 8.10
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição conduza os alunos a praticarem a gratidão, a tomarem atitudes que demonstrem essa gratidão.
- “como um lugar de bênçãos e fertilidade”, assim como será o céu, uma lugar de benção para o povo de Deus, devemos caminhar nesse mundo tendo em mente isso sobre a nossa Terra Prometida.
- “agora fazia parte do passado dos filhos de Israel”, agora deveriam olhar para a frente e se concentrar na conquista a fim de saberem usufruir da benção sem a destruir.
__________________________________________
1. A chegada de um novo ciclo
- “A história da humanidade se desenrola em ciclos”, são como fases ou etapas da história que tem um tempo determinado, no caso de Israel a conquista da Terra Prometida era um ciclo, a partilha da Terra era outro, a instituição dos juízes outro, etc.

1.1. Os herdeiros da boa terra.
- “salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num”, da geração que saiu do Egito somente esses entraram na Terra Prometida.
- “toda a geração morreu no deserto”, não morreram de repente, foram morrendo aos poucos, alguns de velhice, outros de doenças, acidentes, etc.
- “seus filhos, que eles disseram que morreriam no deserto”, talvez eles fossem bem criança quando atravessaram o mar Vermelho e como não tinham voz dentro da congregação não foram contados com os rebeldes e por isso entraram na Terra Prometida.

1.2. Conhecendo o Senhor.
- “teve que tratar os filhos de Israel antes de lhes dar a Terra”, a fim de prepara-los para viverem e cuidarem da nova terra, do jeito que saíram do Egito não era possível.
- “queria que eles O conhecessem”, Deus deseja ter relacionamento com a sua criação, esse é o desejo Dele para todos nós até hoje. Quando o cristão passa a ter uma vida de intimidade com Deus ele passa a viver um relacionamento com seu Criador passando assim a conhece-lo.
- “ser íntimo do Seu povo e falar-lhes abertamente (Êx 20.19)”, ao tomar a Terra Prometida como a representação do céu, devemos entender que ser íntimo de Deus é uma condição para entrar nele, veja:
“E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.” Êx 20.19 Ainda hoje o Senhor quer falar diretamente aos corações e isso é possível hoje pelo Espírito Santos derramado nos corações.

1.3. Tudo tem um propósito.
- “Agora, o cardápio era variado”, por mais que o maná fosse nutritivo e saboroso, comer sempre o mesmo alimento passava a ser enjoativo.
- “alertada a não repetir os erros de seus pais”, erros baseados principalmente na falta de fé, eles então deveriam vigiar nesse quesito principalmente.
- “nem sempre o sofrimento é sinônimo de uma nova natureza”, existem outras coisas a serem levadas em conta como a pessoa se encher da Palavra e do Espírito, senão passará a vida toda sofrendo e nunca mudará sua situação.

_____________________________________________
2.  Os níveis da nova terra
- “mas, sim, saber administrá-la”, manter algo conquistado pode ser bem mais difícil do que conquistar, por isso precisamos estar preparados para administrar nossas conquistas.

2.1. Riqueza.
- “e nada te faltará nela”, riqueza basicamente é não ter necessidade de subsistência e isso havia sido providenciado pelo Senhor na Terra Prometida.
- “louvarás ao Senhor, teu Deus, pela boa terra”, não are pra comer até não aguentarem mais e irem dormir sem se lembrar do nome do Senhor. Deveriam aprender a terem um coração grato.
- “implicava em uma mudança de mentalidade”, deixariam de ser reclamões e passariam a ser agradecidos ao Senhor. Assim todos os crentes hoje devem deixar de lado suas reclamações e passarem a ser adoradores de Deus com um coração grato.

2.2. Crescimento.
- “e se acrescentar a prata e o ouro, e se multiplicar tudo quanto tens”, está se falando de enriquecimento, aumento de renda, atualmente seria o aumento do capital acumulado nas contas poupança ou corrente.
- “produz a fama e o crescimento”, o comentarista está falando de crescimento de poder aquisitivo, pois existem outros tipos de crescimento, como o crescimento em graça e conhecimento de Deus, por exemplo.
- “só sabiam o que significava o sofrimento e a escravidão”, genericamente falando o povo só conheceu a escravidão por quase 400 anos no Egito, porém especificamente falando aqueles que estavam entrando na Terra Prometida só conheciam as agruras do deserto.
- “Administrar o sucesso não é para qualquer um”, de fato, muitos deles perderam suas terras por não saberem administrar a herança.

2.3. Esquecimento.
- “esquecem-se de quem as fez ser o que são”, por isso acreditamos que o Senhor não abre algumas portas para que o crente não se esqueça Dele, porém alguns oram com tanto fervor e insistência que o Senhor acaba abrindo e o crente passa o deserto por ter se esquecido de Deus.
- “pensam que venceram por si só, ou pela sabedoria”, passaram tanto tempo pedindo a benção material ao Senhor que ao receberem de Deus buscam logo um motivo para o deixar. Na verdade querem é um pretexto para usufruírem de sua prosperidade material sem um compromisso com o Criador.
- “- “ajudou a adquirir tanto o conhecimento quanto a sabedoria”, ou seja, ainda que não ocorra algo sobrenatural para que a pessoa seja próspera, deve ter em mente que quem deu força, fôlego de vida e ajudou a ter sabedoria e o conhecimento foi o Altíssimo e a Ele seja reputada toda a honra por isso.
________________________________________
3. A grandeza do Deus que cedeu a terra.
- “encarando os desafios de sua época”, os desafios da época atual são bem diferentes dos que os judeus enfrentaram ao entrarem na Terra Prometida, porém tem o mesmo caráter e missão, tirar o expulsar o povo de Deus da Terra Prometida, a Canaã celestial.
- “que construam um legado para sua posteridade”, está se falando de algo no campo espiritual a ser deixado para as gerações futuras.

3.1. O Deus que nos faz ser grandes.
- “ser grande na Sua presença não é ser rico”, a famosa teologia da prosperidade prega a busca da benção material como demonstração de grandeza na presença de Deus, porém ter bens materiais está longe de ser sinal de grandeza divina.
- “um relacionamento íntimo e pessoal com Ele”, isso é ser grande diante de Deus, é ter intimidade com Ele. Pergunte aos alunos quais os benefícios de se ter intimidade com o Pai? Um benefício é ter as orações respondidas, outro seria conhecer a voz de Deus, ter a certeza da salvação, etc.
- “isto exige de nós uma mudança de mentalidade”, quando se aceita a Jesus a mentalidade da pessoa ainda está meio mundana, como aquele povo que saiu do Egito e atravessou o deserto murmurando, precisamos mudar nossa mente.
- “pereceu por causa da desobediência”, e a desobediência deles veio por falta de fé.

3.2. O Deus que cumpre alianças.
- “uma aliança feita a seus pais”, isso mostra que o povo de Deus não se restringe aos da nossa geração, vivemos hoje bênçãos conquistadas por nossos antepassados.
- “Deus honra muito uma aliança”, e espera que sejamos assim também, precisamos aprender a cumprir os nossos votos, honrar as alianças e honrar com a palavra dada.
- “não é pela justiça do povo”, pois pela justiça todos deveriam morrer, pois eram pecadores também.
- “pela fidelidade de Sua Palavra”, porque Ele disse que faria e se disse que faria Ele cumpre a Sua Palavra.

3.3. Alertando a nova geração.
- “Moisés faz uma exposição acerca da grandeza de Deus”, era uma mensagem de fortalecimento para conquistarem a Terra Prometida, para isso eles precisavam ter noção da grandeza do nosso Deus.
- “não haveria quem pudesse abatê-los”, isso daria forças para eles e os animaria, ninguém pode conquistar sem estar animado.  

CONCLUSÃO
- “Essa é a base para um relacionamento saudável”, se formos fieis Ele nos recompensará e o bom é que não precisamos provar nossa fidelidade para ninguém, pois Deus sabe se somos fieis ou não, porém nossa fidelidade a Deus logo produzirá fruto em nossa igreja, família e local de trabalho.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Da geração que saiu do Egito, de vinte anos para cima, quem herdou a Terra Prometida?
R: Somente Josué e Calebe (Nm 14.30).

2. O que Deus sempre desejou?
R: Ser íntimo do seu povo e falar-lhes abertamente (Êx 20.19).

3. O que a Terra Prometida possuía?
R: Abundância de águas, rica em alimento e em minérios (Dt 8.7-9).

4. O que a nova geração recebeu do Senhor?
R: Um aviso para que fosse prudente e se mantivesse na posição (Dt 28.15).

5. O que Deus honra muito?
R: Uma aliança (Dt 9.5).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

8 comentários:

  1. A paz do Senhor obrigado Deus o abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  2. Queria saber quais são os hinos sugeridos

    ResponderExcluir
  3. Uma benção essa lição,Deus continue te abençoando.

    ResponderExcluir
  4. O titulo do item 3.3, ficou o mesmo da lição 4.
    Jairo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou tentar corrigir isso, obrigado irmão Jairo.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.