sábado, 28 de janeiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 5


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

Texto Áureo: 1 Jo 4.19
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição busque explorar as perguntas, ajudará a manter a turma atenta à aula, surpreenda os mais calados com perguntas diretas, sem constrange-los, pergunte primeiro para toda a classe e só depois direcione à eles.
- “considerado um homem segundo o coração de Deus”, pergunte, o que significa ser segundo o coração de Deus? Ouça as respostas, mas não dê a resposta ainda.
- “não se evidenciam no exterior”, até hoje nós temos a tendência de julgar alguém pelo exterior, pela roupa ou pela forma de se expressar.
- “mas sim no interior”, então ser segundo o coração de Deus tem a ver com sentimento.
_______________________________________________
1. RECORDANDO OS ACONTECIMENTOS
- “conseguiu governar bem”, antes de Samuel o juiz era Eli que foi um mal juiz por acobertar o pecado de seus filhos.
- “eles não seguiram o exemplo de seu pai”, não se tem informação sobre que tipo de pai Samuel teria sido, mas sabemos que foi um grande homem de Deus. Não é uma regra, pois o filho de crente nem sempre será crente.
- “não estavam satisfeito com a situação”, de serem governados por pessoas com um caráter fraco.
- “começou a portar-se de maneira a desagradar”, foi Deus quem escolheu a Saul, porém não houve erro na escolha, pois Saul foi escolhido segundo critérios humanos, veja;
“Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.”, 1 Sm 9.2
Saul era de uma família de renome, era bonito e chamava atenção pela altura e porte, são critérios bem humanos.
- “foi considerado segundo o coração de Deus”, foi o próprio Deus quem o escolheu e agora segundo os seus critérios. Observando as qualidades interiores de Davi e não as exteriores.
__________________________________________
2. CARACTERÍSTICAS DO HOMEM QUE AGRADA A DEUS
- “traços do caráter divino”, ser segundo o coração de Deus é ter os mesmos sentimentos de Deus, considerar como Ele considera, amar semelhante como Ele ama, a pessoa apresenta traços semelhantes aos de Deus, faz coisas parecidas e manifesta os mesmos sentimentos.
- “Ele olha para dentro do ser”, por isso Ele enxerga pessoas com grande potencial hoje, mas que ninguém dá nada, por não terem aparência nem expressão de guerreiro.

2.1. É responsável
- “certamente de volta do trabalho”, saíam bem cedo para colocar as ovelhas para pastarem ou para lavrar a terra e retornavam para o almoço. Porém Davi não havia voltado, estava ainda trabalhando, e pelo comportamento deles Davi parecia fazer isso sempre.
a.
- “ele era o caçula da família”, com ele não havia o mesmo cuidado que Jacó tinha com José, tanto Jessé como seus filhos não iriam esperar Davi voltar para se assentarem à mesa.

2.2. Conhece seus limites
- “não lhe dava condições de tomar a filha do rei”, Davi havia conquistado o direito de se casar com a filha do rei ao matar o gigante Golias. 1 Sm 17.25
- “situações que surgem de repente”, no momento em que matou Golias, Davi poderia ter exigido muitas coisas prometidas e se valer da posição que ele teria como genro do rei, mas não foi isso que ele fez.

2.3. Assume seus erros
- “ele assumiu toda a culpa”, atualmente até mesmo diante de gravações as pessoas continuam negando até morte. Davi se ocultou, poderia ter exigido comprovações uma vez que o profeta Natan não tinha nada mais concreto para o acusar, porém ele sabia que com Deus não se brinca.

2.4. Cumpre a sua palavras
- “pouparia os descendentes de Jonatas”, geralmente quando os rei se assentavam no trono, eliminavam todos os que ameaçassem sua posição e os filhos de Jonatas seriam uma ameaça por serem de linhagem real.
- “determinou que lhe fossem entregue todos os bens”, Davi deu a ele o direito da herança, ele ficou rico da noite para o dia. Quando as alianças são honradas e se cumpre a palavra declarada, então há benção para o povo.

2.5. É cheio de fé
- “pelos olhos da fé, já divisava o futuro”, com os olhos normais ele teria visto somente a derrota, para termos coragem de lutar precisamos ter os olhos da fé.
- “depositou no Deus dos exércitos”, o Senhor tem todo o poder, ter fé nele nos dá coragem, se tivermos essa coragem pela fé em Deus, os gigantes cairão.
- “devemos ter a certeza de Jó”, ou as certezas de Jó, pois ele tinha tantas que nos inspiram e todas baseadas na fé em Deus. “Sei que o meu redentor vive” Jó 19.25 ... “porque há esperança para árvore que se cortada...”Jó 14.7

2.6. Conhece o valor das coisas espirituais
- “se esperar de um ser humano nessa situação”, um ser humano comum, usando da natureza adâmica tentará se vingar na primeira oportunidade, mas os que são segundo o coração de Deus sabem que a Deus pertence a vingança.
- “teve oportunidade de vingar-se”, quer dizer, foi provado nesse quesito e foi aprovado. Muitos cristãos dificilmente vencem a tentação de renunciarem o desejo orgulhoso de vingança. Se vingam com palavras, com boicotes, com mensagens indiretas em redes sociais, usam até mesmo a Palavra de Deus nas oportunidades e alfinetam os irmãos desafetos.
- “que ele era ungido do Senhor”, Davi honrava o nome de Deus, se ele matasse o ungido do Senhor, ninguém mais honraria o grande nome do Senhor. Muitos obreiros deixam de honrar o nome do Senhor ao falarem mal de seus pastores e suas lideranças.

2.7. Sabe usar a liberalidade
- “dividir o que possui”, alguns só ofertam ou só ajudam com aquilo que lhe sobra ou não lhe serve mais, esse tipo de oferta ou ajuda não tem muita qualidade do que o que divide o que lhe é necessário para ajudar outro.
- “qualidade da oferta”, ofertar com o que sobra, ainda que seja muito só serve para fazer nome para as pessoas, mas dar do próprio sustento faz nome diante de Deus.

2.8. É um verdadeiro adorador
- “reconhecer em Deus o autor da vida”, na adoração as pessoas a nossa volta serão ministradas da grandeza do Criador ao nos verem honrando a Ele como o Altíssimo, a adoração também é uma forma de pregar o nome de Deus ao mundo.
- “pode ser verificado nos Salmos”, Davi escreveu 73 salmos, sendo o livro de poesias mais lido de todos os tempos.
______________________________________
3. RESULTADOS NA VIDA DE DAVI
- “constante presença do Senhor”, os que são adoradores segundo o coração de Deus, conseguem estar na presença de Deus constantemente e obter livramentos, porém até mesmo eles devem vigiar.
- “onde esse alguém estiver, Ele estará presente também”, obviamente pelo Seu Espírito e Seus anjos que protegerão e ministrarão através da pessoa.
- “nunca faltará o necessário”, Deus não quer nos fazer ricos de posses materiais, isso pode corromper muitas pessoas e atrair o mal, mas Ele se preocupa em termos o necessário.
- “coisas tão extraordinárias”, como vencer um urso e um leão, vencer um Gigante com uma funda, liderar um grupo de homens problemáticos fazendo deles sua guarda pessoal e com extrema capacidade de combate, unificar o reino, ampliar as fronteiras de Israel e tomar a cidade mais fortificada mais bem protegida da época, Jebus que é Jerusalém, somente com Deus em sua vida se faz isso.
- “tornando-o uma pessoa corajosa”, Deus se desagrada da falta de fé, da preguiça e do acovardamento dos crentes atuais, mas se alegra ao ver um crente corajoso, cheio de fé e que não se acovarda.
______________________________________
CONCLUSÃO  
- “não se precipitou em tomar o trono”, esperou o tempo de Deus, notamos alguns cristãos hoje que querem tudo para já, saem por aí pregando e abrindo igrejas sem um preparo prévio.
- “honrado”, por mais que ele tenha errado algumas vezes não deixou de ser reverenciado como um grande exemplo de rei em Israel até hoje.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Muito bom esse material.. ajuda a compreender melhor a lição!!!

    ResponderExcluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.