sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 6


AULA EM 05 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 6
(Revista: Editora Betel)

Tema: Deus encoraja Josué a liderar e tomar posse da Terra Prometida

Texto Áureo: Dt 3.28
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ressalte a necessidade de estar motivado e de motivar os outros.
- “do livro de Josué não começa com milagres”, ao lermos a Bíblia sempre esperamos Deus fazer milagres, sinais e prodígios, porém temos no Antigo Testamento o Senhor agindo de formas diferentes do habitual e uma delas é essa parte motivacional.
- “sejam capazes de enfrentar novos desafios”, o Senhor deseja que sejamos lutadores, guerreiros, ele não se agrada do acovardamento e nem da preguiça.
__________________________________________
1. A importância da motivação
- “sem motivação nada realiza, nada conquista”, na obra de Deus devemos ser essencialmente conquistadores, pois as trevas estão sempre tentando ganhar terreno, tentando nos tirar da presença do Senhor.

1.1. A motivação liberta nosso potencial.
- “afinal de contas Ele é Todo-Poderoso”, Deus precisava prepara o povo não só para conquistar a terra, mas para manter e administrar a terra, mas para isso eles deveriam ser conquistadores para valorizar a própria terra.
- “interiormente, o povo não estava preparado”, cada um de nós precisamos estar prontos para usufruir da benção conquistada para que não se perca e para que nós mesmo não nos percamos.
- “um tratamento especial em meio ao deserto”, o deserto foi a escola deles, nem sempre nossas adversidades são somente para castigo, muitas vezes são para nosso crescimento.
- “guiados por uma pessoa qualquer”, dada a dificuldade de se encontrar líderes assim, o Senhor prepara seus próprios líderes nos desertos da vida.
- “precisavam estar recheadas de motivação.”, as habilidades e qualidades ele já tinha, faltava a motivação psicológica. Um técnico de futebol pode ter as maiores estrelas no time, mas se a equipe estiver desmotivada, então sofrerá fragorosas derrotas.

1.2. A necessidade de estar motivado.
- “assumir a direção onde alguém fez história”, como jovens líderes que estão assumindo lideranças de antigos líderes renomados e conhecidos, amados pelos liderados. Não tem quem não fique temeroso.
- “juntamente com a aprovação de Deus”, mesmo com a aprovação de Deus é complicado passar essa situação, mas os que sentem mais temor, são geralmente, os que alcançam o sucesso.
- “se notassem nele depressão ou falta de energia”, as pessoas só seguem os líderes em quem elas confiam que pode alcançar êxito, quando sentem que um líder é fraco, logo desistem de segui-lo.

1.3. A motivação gera forças para seguirmos adiante.
- “dá Seu aval a Josué diante da congregação”, essa atitude é importantíssimo par que a pessoa se sinta motivada e que o povo não alimente dúvidas. Os líderes devem empossar seus auxiliares sempre pela direção de Deus e demonstrar isso para toda a congregação.
- “grande responsabilidade estar diante daquele povo”, esse que vos escreve o esboço também sente até hoje grande temor diante do povo de Deus na hora de pregar ou lecionar. Obreiros que não sentem mais esse temor correm o risco de sofrerem tremendo vexame.
- “seu líder ficar de fora da terra”, se referindo a Moisés que foi recolhido pelo Senhor antes da entrada na terra, depois desse fato o povo teve a consciência de que Deus não possui preferidos.
- “mas o ponto principal das conquistas foi a estratégia”, estratégia de motivar Josué dando orientações. Js 1.1-8
_____________________________________________
2.  As fontes de motivação

2.1. A fonte suprema: Deus.
- “que não nos levam a lugar algum?”, é porque falta algo nessas estratégias, falta a fonte suprema.
- “o fogo de hoje com as brasas de ontem”, pode se referir a falta da capacidade de inovar, de fazer diferente pela visão de Deus, se seguirmos nossa visão faremos sempre igual aos do passado.
- “Deus trabalha com métodos espirituais”, é Ele quem nos enche de ideias e estratégias para colocarmos em prática na nossa carreira da fé.

2.2. A fonte secundária: a liderança.
- “Uma liderança iluminada por Deus”, são os ministérios onde os obreiros fazem pela direção do Senhor e não movido por ciúmes, bajulações e invejas.
- “para tanto animar quanto fortalecer”, Moises é mandado preparar seu sucessor e isso deve ser seguido até hoje pelos irmãos que estão afrente dos ministérios, devem preparar seus sucessores.
- “jamais ficam míopes”, falando espiritualmente são os líderes que não enxergam mais as coisas espirituais.
- “de preparar pessoas e encorajá-las para avançar”, grandes empresas desenvolve programas motivacionais para seus funcionários, com palestrantes renomados, nós temos o auxílio do Espírito Santo.


2.3. A Fonte inalienável: nós mesmos.
- “que são bons cristãos”, ser um bom cristão não significa ser um bom líder, assim como ser um homem segundo o coração de Deus não significa ser um bom pai.
- “palavra vinda dos lábios de alguém”, O Senhor deu a todos o mesmo Espírito para que não sejamos sempre dependentes dos mais fortes na fé, até os mais inexperientes podem ter sua intimidade com Deus.
- “precisam sempre ser carregadas”, acabam se tornando peso para a obra de Deus, geralmente são pessoas que se magoam com tudo e que se enfraquecem facilmente.
- “não se dão ao compromisso de manter acesas”, se enfraquecem e colocam a culpa nos outros.
________________________________________
3. Como motivar a si mesmo?
- “um motivo para acordar e lutar por ele”, quando a pessoa conhece o seu chamado e foca nele, lutando pela conquista, essa pessoa vence problemas até mesmo na área da saúde física.

3.1. A motivação começa quando estabelecemos um alvo.
- “Seu alvo era habitar em Canaã”, Josué perseguia esse alvo desde que deixara o Egito.
- “para desempenhar a missão de empossá-los”, esse passou a ser seu chamado. Cada crente tem um chamado. Algum trabalho, departamento ou área dentro do Corpo de Cristo, na qual Deus conta com seus servos fieis que atendam o chamado.
- “dons, aptidões ou talentos que possuímos”, a pessoa precisa se conhecer, se não assume compromissos que atrapalharão o foco principal.
- “cumprimento de Sua vontade deve estar a nossa satisfação”, a satisfação do mundo é a realização pessoal de cada um, mas no reino de Deus fazer a vontade do Criador é o que nos satisfaz.

3.2. A motivação correta produz alegria e contentamento.
- “estar na casa de Deus e andar errantes”, há pessoas que passam anos no evangelho e não amadurecem espiritualmente, não crescem, possuem fé fraca.
- “deve ser fazer a vontade de Deus”, nesse tempo onde muitos querem glória para si, os servos de Deus devem fazer a diferença buscando colocar como mais importante o fazer a vontade do Pai.
- “uma sensação de que Deus não está conosco.”, isso se chama “frustração”,  na verdade é uma tentativa de colocar a culpa em Deus.

3.3. Motivados por uma visão.
- “É triste viver sem utilidade no Reino de Deus”, sabemos que alguns se contentam em não fazer nada no Reino de Deus e isso é ruim, pois passam um mal exemplo.
- “Cumprir a missão era sua respiração”, isso se chama “foco”, onde a pessoa não se distrai com mais nada.
- “para onde ir quanto o que deveria fazer”, a pessoa passa a ter uma direção e se empenha em alcança-lo.
- “através das drogas, da pornografia e de toda a sorte de pecados”, essa realidade tem afetado os nossos jovens e muitos crentes toleram esses pecados em suas vidas.

CONCLUSÃO
- “Quando nosso coração está cheio de Deus”, se o coração não estiver cheio de Deus, então ele passa a se encher com as coisas mundanas.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Por que Josué precisava ser motivado?
R: Por que ninguém segue uma pessoa deprimida e sem energia (Js 1.6).

2. Do que Josué precisava realmente da parte do Senhor?
R: De um tratamento de choque (Js 14.6-8).

3. Com quais métodos Deus trabalha?
R: Com métodos espirituais (Is 28.21b).

4. Do que Moisés foi incumbido por Deus?
R: Tanto animar quanto fortalecer o seu sucessor (Dt 3.28).

5. O que o alvo projetado por Deus revela para a nossa vida?
R: Esforço e ânimo (Js 1.9).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)


Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

2 comentários:

  1. nossa, a cada domingo q passa fico mais feliz por enriquecer minha aula com os seus subsidios pastor, Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que os alunos também são enriquecidos irmã Kezia e assim todos saem ganhando.
      Graça e Paz.

      Pr Marcos André - Editor

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.