quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 8 - ADULTOS


AULA EM 19 DE FEVEREIRO DE 2017 – LIÇÃO 8
(Revista: CPAD)

Tema: A bondade que confere vida

Texto Áureo: 1 Jo 3.15
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição use exemplos bíblicos e ressalte a necessidade de se colocar em prática essa lição.
- “desejos que faziam parte da sua velha natureza”, o problema é que muitos afirmam que foram transformados, mas falam da boca pra fora, não foram mudados de verdade.
- “procedem do interior do homem”, por mais que alguém se converta o seu interior ainda será a velha natureza e ela só será transformada no dia do arrebatamento da Igreja.
_______________________________________
I - BONDADE: O FIRME COMPROMISSO PARA O BENEFÍCIO DOS OUTROS

1. A bondade como fruto do Espírito. 
- “é nova criatura e naturalmente inclinado a fazer o bem”, a pessoa que tem o Espírito Santo em sua vida faz o bem naturalmente.
- “uma qualidade nobre, gerada por Deus”, é isso o que as pessoas esperam ver em um crente, uma pessoa bondosa. É como uma marca e por mais que as pessoas critiquem os cristãos por serem bondosos, taxando-os de bobos ou otários, toda mãe gostaria de ver seu filho como alguém bondoso.

2. A bondade de Deus é singular.
- “Ele é bom para todos os homens”, não fazendo acepção de pessoas, o mesmo ocorre com os servos de Deus que tem o Espírito Santo em suas vidas. Desejam fazer o bem a todos, não somente aos da sua família e aos que o beneficiam como é o costume dos ímpios.
- “somente com aqueles que nos tratam com benevolência”, essa é a natureza adâmica, que se manifesta até mesmo em alguns crentes que deixam o velho homem prevalecer.

3. Um homem bondoso e uma mulher bondosa.
- “exemplos de homens bondosos”, exemplos que podemos seguir, que é possível seguir como o de Jesus. Muitos não acreditam que seja possível ser bondoso num mundo tão mau como o nosso.
- “usava do ofício de costureira para abençoar os pobres”, ela tinha uma boa fama pelas obras que fazia, diferente dos dias atuais onde alguns querem fama pela eloquência, habilidade e conhecimento e poucos se espelham no exemplo de Dorcas.
- “seu amor e devoção a Deus”, é diferente de demonstrar amor e devoção só com palavras, pois ela demonstrou com atitudes e fez isso numa época de dificuldade, onde ela poderia estar tirando sustento para si e para os seus.
- “é preciso mostrar esse amor por meio de ações”, os cultos estão repletos de palavras bonitas que fazem até chorar, mas poucos são os que colocam isso em prática fora dos cultos.
_________________________________
II - HOMICÍDIO, A DESTRUIÇÃO DO PRÓXIMO

1. Não matarás. 
- ““Não matarás”, somente Deus pode determinar a morte de alguém, pois foi Ele quem deu a vida, tanto que Ele ordenou a morte dos cananeus nas batalhas.
- “quando uma pessoa mata a outra intencionalmente”, é o chamado “dolo” quando a pessoa planeja a morte do outro.
- “culposos, quando não há intenção de matar”, porém permanece a culpa sobre a pessoa que cometeu o homicídio sem querer.
- “contra a vida do nosso próximo até mesmo por palavras”, Jesus estabeleceu o padrão da graça, onde o simples fato de alguém ofender outro já é considerado uma forma de homicídio.
- “Que venhamos a amar o próximo, cuidar dele e preservar a sua vida”, no padrão da graça o cuidado com o próximo é essencial para o Evangelho.

2. Aborto, a morte de um inocente indefeso.
- “é um atentado contra a vida de um indefeso”, a pessoa que pratica um aborto usa como pretexto o conceito de que a criança ainda não nasceu, então pode ser decidido se ela vem ao mundo ou não. Porém entendemos dentro e fora do Bíblia que ao se conceber o embrião já está nele a vida.
- “segundo o Código Penal Brasileiro, é também um crime.”, o Código Penal é a lei máxima para a definição dos crimes e existem projetos para mudança da classificação de crime para o caso de aborto de diversos tipos, liberando alguns tipos, porém nada disso foi aprovado.
- “que o aborto deve ser uma escolha da mulher”, anda que o feto esteja ligado a mulher, a vida dentro dele pertence à Deus.

3. O primeiro homicídio.
- “deixou seu coração ser dominado pela inveja e o ciúme”, notamos que o sentimento que matou Abel surgiu no coração de Caim e ele não soube controlar. Todos estão sujeitos a esses sentimentos, o erro está em deixar ele fazer morada no coração.
- “amaldiçoou Caim numa forma de punição pelo seu ato”, ainda não havia a Lei, talvez por isso Caim não foi morto.
- “Homem algum pode zombar de Deus”, zombar aqui significa cometer pecados e achar que nunca será punido por isso. Veja:
“Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Gl 6.7
___________________________________________
III - SEJAMOS BONDOSOS E MISERICORDIOSOS

1. Servindo ao outro com amor.
- “não veio ao mundo para ser servido, mas para servir”, Jesus trouxe um conceito novo, Ele sendo Deus veio entre nós e nos ensinou a servir, e não somente servir a Deus, mas também ao próximo. Aprendemos com Ele a servir a Deus e ao próximo.
- “onde as pessoas só querem ser servidas”, esse é o problema atual do mundo, o egocentrismo onde cada um busca o bem para si mesmo sem se importar com os demais.
- “Para realizamos tal ato precisamos amar”, por mais que alguém consiga fazer isso por obrigação, não conseguirá por muito tempo, fazendo por amor conseguirá se sacrificar pelo próximo.

2. Ajudando o ferido.
- “o amor de Deus mediante as nossas ações”, nós somos o exemplo de que Deus existe e que se preocupa conosco, se não praticarmos boas ações diante da sociedade deixaremos de ser esse exemplo.
- “agir como o sacerdote e o levita da parábola”, eles eram somente religiosos, como existem muitos hoje, que se preocupam com os ritos religiosos e se esquecem das pessoas carentes.

3. Ajudando os irmãos.
- “mas principalmente aos domésticos da fé”, se referem aos crentes que congregam conosco em nossas igrejas, veja que Paulo não disse para deixarmos de ajudar os não crentes, apenas falou que principalmente devemos fazer o bem aos crentes.
- “de uma oração ou de uma palavra de consolo”, isso requer atenção aos nossos irmãos, com visitas, telefonemas, etc.
- “Não espere que seu irmão peça a sua ajuda”, muitas vezes esperamos que o grupo de visitas vá prestar o auxílio, porém isso é um dever de todos nós.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “demonstrar ao mundo e aos nossos irmãos a bondade de Deus”, se fizermos o bem ao próximo estaremos demonstrando essa bondade de Deus, a pregação que mais ganha almas é o exemplo dos crentes fieis, quando um pregador ganha almas, ele fez a menor parte, pois as pessoas foram ao culto devido ao convite de um crente que dá testemunho.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
De acordo com a lição, defina bondade.
Bondade é uma qualidade nobre, gerada por Deus, nos corações daqueles que experimentaram o novo nascimento (Jo 3.3).

Como a bondade de Deus é revelada a nós?
A bondade do Pai pode ser revelada na sua provisão, pois Ele faz com que o sol e a chuva se levante sobre os justos e injustos (Mt 5.45).

Cite um exemplo bíblico de bondade.
Jó e Dorcas.

Qual a ordenança de Deus a respeito do homicídio?
A ordenança divina é bem clara, de forma que até uma criança pode compreender: “Não matarás” (Êx 20.13; Dt 5.17).

Qual o primeiro homicídio registrado nas Escrituras Sagradas depois da Queda?
Caim matou seu irmão Abel.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.