sábado, 18 de março de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM 19 DE MARÇO DE 2017 – LIÇÃO 12
(Revista: Editora Betel)

Tema: Os antepassados de Jesus Cristo revelam a presença da Graça de Deus

Texto Áureo: Sl 100.5
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição mostre como Deus opera a benção no meio da maldição.
- “Através da genealogia de Jesus Cristo”, genealogia é o estudo da herança genética passada através das gerações, de pai para filho, se refere a esse registro sobre as gerações desde Abraão até Jesus do texto de referência.
- “podem ser claramente explicados”, entendemos que todos viemos de Adão e que por ele ter pecado a corrupção passou a todos os homens.
__________________________________________
1. A importância da genealogia
- “provar que faziam parte de determinada tribo”, por isso nos registros históricos ele sempre tinham o cuidado de colocar o nome do pai de determinado personagem que foi citado para dessa forma conseguir montar a árvore genealógica.
- “direito de possuir qualquer herança”, até hoje o judeu consegue distinguir a sua tribo original.

1.1. Jesus na genealogia de Mateus.
- “comprovar que Jesus pertencia à linhagem de Davi”, Mateus escreveu para os Judeus e por isso era necessário mostrar que Jesus tinha direito ao trono, que Ele era o Rei de fato e de direito.
- “era o Messias predito nas Escrituras”, em Gn 49.10 afirma que o Messias seria o legislador de Israel e que o cetro estaria sobre a casa de Judá.
- “a forma como foi gerado pelo Espírito Santo”, Mateus conta os pormenores sempre com o objetivo de mostrar aos cristão judeus que Jesus era o Messias e Filho de Deus por Seu nascimento sobrenatural.
- “é um documento que atesta a veracidade”, esse registro genealógico se tornou um documento histórico de grande valor, pois remonta a genealogia de Jesus e dos descendentes da casa de Davi.

1.2. A genealogia e seus personagens.
- “são sem dúvida, muito intrigantes”, isso devido ao fato de alguns deles terem sido pessoas que os judeus jamais aceitaria, como a ex-prostituta Raabe e a moabita Rute.
- “nada omite acerca de falhas ou deslizes”, se a Bíblia tivesse sido escrita sem a inspiração do Espírito Santo, os personagens bíblicos seriam semelhantes aos da mitologia grega e nórdica poderosos e perfeitos.
- “unicamente pela graça de Deus”, todos os personagens bíblicos tem fraquezas interiores e seus momentos de deslizes.

1.3. Algumas teorias.
- “algumas teorias que buscam explicar”, são ideias que não podem ser comprovadas, mas que reúnem grande argumentação. Algumas são muito aceitas outras não.
- “diz que herdamos de nossos pais vícios”, como o primeiro DNA foi corrompido pelo pecado todos os homens passaram a carregar esse descontrole dentro de si.
- “relações domésticas são essenciais na configuração das personalidades”, outra teoria, é a ideia de que o indivíduo vai ser um produto do meio, se ele viver no meio de ladrões será inclinado ao roubo, se viver no meio de cristãos será inclinado às coisas de Deus.
- “é influenciado pelas relações”, seria a confirmação do ditado popular: “diga com quem tu andas e eu digo quem tu és”. A pessoa teria influência do círculo de relacionamentos.
_____________________________________________
2. Deus gerou graça em meio a desgraça
- “o controle de todas as coisas está nas mãos de Deus”, quer dizer que Deus tem o poder de quebrar todas essas regras da sociologia, psicologia e geneticista.

2.1. Os patriarcas e a cultura da mentira.
- “o pai da fé, que mentiu a Faraó”, mostrando que pro mais que a pessoa tenha fé como a de Abraão está sujeita a cair em pecados próprios de Satanás como a mentira.
- “Isaque, seu filho, mente do mesmo jeito”, mostrando que cair no mesmo pecado de outros é humano, ainda que seja improvável.
- “uma cultura de mentira, que se perpetua na casa de Jacó”, Jacó foi o que mais sofreu por conta da enganação, pois ele já nasceu taxado como usurpador e passou a viver uma vida fazendo o que os outros esperavam que ele fizesse. Todos esses estão na linhagem do Messias.

2.2. O poder de uma decisão.
- “se trata de um caso incestuoso”, o encesto é o relacionamento sexual entre parentes incluindo cunhado, nora e genro. A etimologia da palavra é “dentro do cesto”, ou seja, entre parentes.
- “Ela fez uma aliança com Deus”, ao fazer uma aliança com o Senhor tudo mudou em sua vida. Ela foi abençoada com uma família e com a linhagem do Salvador.
- “Dessa relação nasce Boaz (Mt 1.5)”, Boaz que se casou com Rute a moabita que havia se convertido ao Deus de Israel pela amizade de Noemi.

2.3. Raízes de problemas.
- “cometeram atos abomináveis na história”, mesmo assim esses reis permaneceram na linhagem do Salvador, mostrando que Deus pode usar quem Ele quer, não depende dos conceitos humanos para a Sua obra.
- “gerou a Salomão da que foi mulher de Urias”, Mateus está escrevendo inspirado pelo Santo Espírito e por isso deixa bem claro os problemas de cada um.
- “Suas mulheres infectaram a nação com seus ídolos”, isso mostra que por mais que um homem tenha sabedoria, se ele se deixar levar por seus desejos carnais pode colocar tudo a perder.
________________________________________
3. A vontade soberana de Deus
- “isso pode nos levar a desvalorizar nossos familiares”, podemos dizer que isso vale também para igrejas.

3.1. Um projeto mais excelente.
- “modificou todos os projetos humanos de Maria”, isso acontece com todos aqueles que decidem entrar na obra de Deus, todos tem seus planos, porém, quando escolhem o plano de Deus, deixam tudo para traz.
- “eram mais excelentes que os seus”, esse é o motivo pelo qual as pessoas deixam seus planos para abraçarem os planos de Deus, pela fé de que estão lutando por algo maior e mais excelente.
- “devemos confiar nos planos que o Senhor designou”, quando alguém aceita Jesus, mas não entra no propósito Dele para sua vida e para a humanidade, então fica desorientado e fraco na fé.

3.2. Uma atitude obediente.
- “Ele espera que tenhamos a mesma atitude”, Deus sempre espera o melhor de nós, mesmo que nós mesmo não acreditemos em nós, Ele acredita.
- “pessoas praticantes de ocultismo”, pessoas que fazem trabalho de macumba, vudu, magia negra ou bruxarias.
- “lançado palavras de maldição contra nós”, de vez em quando, isso acontece por inveja, ciúmes ou disputas, mas não devemos ter medo de nada disso.
- “não podem anular a promessa”, o que fizemos no passado ficou no passado, o Senhor não leva em conta, Ele sempre olha pra frente e requer isso de nós também.

3.3. Quebrando os paradigmas.
- “nos lembrar tudo aquilo que Jesus Cristo nos admoestou”, os crentes só estão de pé devido à ação do Espírito Santo,
- “influências externas sejam mais poderosas”, são as influências pela ação das palavras que vem contra nós ou por obras de macumbaria que fizerem e internamente tem a influência do nosso ânimo e da ação do Espírito Santo em nós.
- “fomos resgatados por Jesus Cristo”, resgatados para fazer parte do povo de Deus e para voltarmos à natureza que será transformada para morar no céu eternamente.

CONCLUSÃO
- “não passam de meras teorias”, coisas não comprovadas, somente frutos de debates e argumentos.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
                  
1. Por que a genealogia é de vital importância para um judeu?
R: Porque sem ela não há direito à herança (Mt 1.1-17).

2. O que a genealogia apresentada por Mateus atesta?
R: A veracidade de Cristo como Messias.

3. O que nossas escolhas determinam?
R: Nosso amanhã (Dt 30.19-20).

4. O que Maria disse ao anjo?
R: “Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1.38).

5. O que deve sempre prevalecer nos regenerados?
R: A semelhança com aquele que o gerou (1Co 15-48-49).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

4 comentários:

  1. Deus abençoe irmão Marcos que estudo maravilhoso 🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado irmão Kelvin, paz seja contigo amado.

      Excluir
  2. Não consegui achar o transcrito da lição. Só tem esse esboço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está aqui: http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2017/03/escola-dominical-betel-conteudo-da.html

      Você tem que navegar na barra lateral.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.