quinta-feira, 16 de março de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 12


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 12
(Revista: Central Gospel - nº 49)

Tema: O HOMEM CHAMADO JESUS

Texto Áureo: Lc 2.14
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição conduza os alunos a se interessarem no conhecimento sobre Jesus.
- “conhecimento que já adquiriu sobre Jesus”, podemos conhecer Jesus de muitas maneiras, mas a melhor é ter experiências com Ele, isso se consegue com uma vida de oração, jejum e meditação na Palavra, porém a exortação é para não estar satisfeito com esse conhecimento Dele.
- “disposto a conhecê-lo mais”, Jesus é Deus e como Deus Ele é infinito, nenhuma criatura chegará a conhece-lo totalmente.
_______________________________________________
1. O PROMETIDO DAS NAÇÕES
- “plano de redenção”, é o plano pelo qual o Senhor traz o ser humano para a sua condição inicial junto à presença do Senhor.
- “que seria o Messias”, Jesus, Deus anunciou a Sua vinda desde o momento que o homem pecou, mas o plano já estava traçado muito antes.

1.1. Os profetas anunciaram Seu nascimento
- “evangelista do Antigo Testamento”, isso porque ele anunciou o evangelho (boas novas de salvação) naquele período.
- “viria de uma linhagem real”, uma linhagem de rei, quer dizer da casa de Davi, pois José era descendente de Davi.
“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Is 9.6

1.2. O cumprimento das profecias
- “nasceu de uma virgem”, por isso foi profetizado que ele nasceria da mulher, sem a vontade e nem a semente de homem nenhum.
- “nasceu em Belem”, cidade da família de Davi, devido ao decreto real todos os judeus deveriam comparecer a sua terra de origem para passarem pelo senso. Maria não precisava, mas José tinha de se apresentar na casa de Davi.

1.3. Momentos de dificuldades
- “a perseguição durou por toda sua vida”, Satanás tentava impedir a realização do plano da salvação arquitetada por Deus e a única forma de ele conseguir seria impedindo Jesus de morrer na cruz.
- “com medo de perder o trono”, as profecias apontavam o Messias como o rei dos judeus, por isso Herodes concluiu que o menino seria uma ameaça, mas ele não sabia que Ele é muito mais.
__________________________________________
2. CARACTERÍSTICAS PREDOMINANTES

2.1. Transforma para melhor
- “transformou a água no melhor vinho”, o fato de Jesus ter transformado a água em algo extremamente melhor do que os tipos que existiam na época, demonstra uma característica do Mestre. Ele muda as pessoas para melhor.

2.2. Dá alimento a quem tem fome
- “não só a fome material”, a passagem serve para ilustrar o que Jesus opera hoje no mundo espiritual, Ele sacia a fome espiritual dos necessitados.
- “além de mulheres e crianças”, quer dizer que as mulheres e as crianças não eram contadas. Pois o que interessava em qualquer senso daquele período era a quantidade de homens capazes de lutar.

2.3. Está pronto a atender o clamor do necessitado
- “atendeu ao chamado de um cego”, com a história do cego de Jericó aprendemos que Jesus atende o clamor, por isso é necessário que aqueles que necessitam de Seu atendimento clame por Ele.

2.4. Não faz acepção de pessoas
- “um príncipe dos judeus”, Nicodemos era um dos principais da sinagoga, por isso era chamado de príncipe.
- “de alta patente militar”, o centurião era um comandante de cem soldados, mas o que ressalta nele era o fato de ser ele romano. Jesus atende a todos.

2.5. Tem poder para restituir a vida
- “ao ressuscitar a Lázaro”, esse tipo de milagre era considerado um dos sinais mais notórios do poder de Deus na vida de um profeta, e Jesus ainda esperou quatro dias o que torna o milagre ainda mais tremendo conforme a cultura judaica da época.
- “como também espiritualmente”, Ele tem feito isso a muitos ainda hoje, libertando das mãos de Satanás, ainda que pareça pouco se comparado ao já foi feito no passado, mas ainda acontece muito.

2.6. É homem perfeito
- “escolhido por Deus para redimir”, pela dimensão da conquista na cruz, o sacrifício deveria ser o mais perfeito de todos oferecidos até aquele momento.
- “sem mácula, sem pecado”, Ele passou a vida inteira sem cometer pecados, para nos mostrar que é possível vencer o mundo.
______________________________________
3. A PROMESSA DO LIBERTADOR

3.1. A expectativa sobre o Messias
- “destituído da glória de Deus”, era o pecado de Adão que corrompeu a raça humana, por isso o Messias nasceria da barriga de uma mulher, mas sua concepção envolvia somente o Espírito Santo, Maria seria somente a condutora o feto não possuía o seu DNA. Não há como comprovar isso pela Palavra, mas é como entendemos, se Ele fosse da semente do Espírito Santo com a da mulher então Ele teria o DNA de Adão e carregaria a maldição do pecado.

3.2. A chegada do Libertador
- “foi revestido de glórias”, essa glória só foi revelada àqueles que o Senhor escolheu, os pastores e os magos do oriente.
- “Nele se cumpriria todas as profecias”, Ele veio ao mundo sem causar estardalhaço, isso para cumprir a obra que estava em Suas mãos.

3.3. Investidas para destruir o Messias
- “em troca apenas de adoração”, parece absurdo, porém Deus permitiu que Satanás fizesse essa ridícula, para mostrar aos seus servos em todas as épocas como o Diabo age para tirar um servo de Deus da presença do Senhor.
- “foi envergonhado”, mas nunca cessou de tentar tirar alguém da presença do Senhor.

3.3.1. Mais uma estratégia
- “acompanhado de uma multidão”, Judas conduzia a turba por conhecer o Mestre, pois era escuro no jardim e Ele seria confundido.

3.4. A morte e glória da ressurreição
- “é me dado todo poder”, Ele já possuía o poder, mas agora Ele também teria a chave da morte e do inferno.
Ele nos concedeu também essa autoridade de vencer sobre as obras da carne e as investidas de Satanás.
______________________________________
CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

2 comentários:

  1. É......, vai ter ou não os comentários????
    jairo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relaxa meu querido, estamos trabalhando neles.
      Paz de Jesus!

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.