sábado, 22 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 4



AULA EM 23 DE ABRIL DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: Editora Betel)

Tema: Jeremias: suas crises e solidão

Texto Áureo: Jr 1.18
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição passe as lições de Deus para Jeremias e que possamos toma-las para nós e nossos alunos também.
- “ele corajosamente sustentou a sua fé”, com isso podemos aprender e ensinar que os servos de Deus que estão trabalhando em Sua obra também passam por crises, porém tem condições de se sustentarem nelas pela graça de Deus.  
__________________________________________
1. Vocação: um convite para servir
- “ainda bem jovem, para uma missão especial”, a semelhança dos jovens de hoje, naquela época Jeremias sentiu o peso da grande responsabilidade, precisamos ensinar e estimular os jovens de hoje a se esforçarem para assumir as grandes missões na obra de Deus.
- “os recursos necessários dos quais careceria para combater”, muitos jovens e adultos tem a dificuldade de saberem se terão condições e recursos para o chamado, mas é necessário a fé para saber que Deus não deixará de nos suprir.
- “negar-se a si mesmo”, negar-se a si mesmo é necessário, pois aquele que tem muito cuidado de si mesmo deixa de lado as coisas de Deus.
- “perdoar erros, aceitar opinião”, sem perdão não tem como prosseguir a caminhada e sem aceitar opinião reduz a possibilidade de realizar projetos. Às vezes Deus coloca pessoas para nos ajudarem com ideias.

1.1. O perigo de ser mal compreendido.
- “o manancial de águas vivas”, Deus está declarando que Ele é uma fonte de água viva e que se a pessoa o deixar ficará sedento dessa água.
- “cavaram cisternas, cisternas rotas”, tentaram se sustentar pela suas próprias condições e força, porém as cisternas eram rotas, quer dizer rompidas, quebradas, danificadas.
- “que Deus o havia blindado dos seus inimigos”, por isso ele teve coragem de falar daquela forma, pois naquela época quem profetizasse o que não agradasse as autoridades poderia até morrer.
- “deixe que Deus seja o seu defensor, não existe outro”, quando o crente tenta se defender pode acabar saindo da graça e perdendo a oportunidade de Deus o honrar.

1.2. Vivendo entre inimigos.
- “não queriam que seus pecados fossem revelados”, havia muitos falsos profetas falando o que eles queriam ouvir e apenas um falando a verdade, por isso eles se animaram a perseguir Jeremias.
- “apelam a medidas extremas para calar o mensageiro”, muitas vezes o conserto é doloroso e envolve a perda de algo, como o cargo ou posição. Por isso decidem que é melhor calar o profeta.
- “Ao líder não há muito o que fazer”, o jeito é continuar fazendo a obra que o Senhor colocou em suas mãos e se apegar mais ainda com Deus, pedindo Sua proteção e graça.

1.3. Amigos inimigos.
- “O próprio Jesus também sofreu este mal”, professor(a) admoeste os alunos a não abandonarem a obra de Deus por conta da rejeição dos que estão próximos, isso aconteceu com Jesus e acontecerá com todos nós.
- “Davi era rejeitado pelos próprios de sua casa”, há quem diga que Davi fosse bastardo, mas duvido muito disso, porém notamos que na hora da refeição familiar ele estava no campo com as ovelhas, isso parece ser a tarefa de alguém não era dispensável na mesa da família.
_____________________________________________
2. Jeremias lamenta sua condição
- “procuravam esconder suas fragilidades”, isso acontece até hoje com muitos líderes, que tentam a todo custo passar uma imagem de grandeza espiritual, mas na verdade são falhos como todos nós.
- “escreveu seu livro com a alma e o coração”, no livro do profeta notamos que ele coloca muito de si, de seus sentimentos e por isso é conhecido como o “profeta chorão”. Ele escreveu também o livro de Lamentações.

2.1. Pare de reclamar e comece a viver.
- “o Senhor havia deixado o caminho dos ímpios prosperarem”, também o levita Asafe teve problemas com isso Sl 73.2,3 e até hoje crentes se lamentam por verem os ímpios com prosperidade e muitas áreas.
- “estão firmadas na Palavra de Deus terão a força”, isso é alcançar a maturidade para resistir aos problemas e conseguir seguir a diante para o alvo, sem isso o servo irá para nessas dificuldades.
- “se fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com cavalos?”, é como se Deus dissesse para ele que tem corridas mais velozes para ele participar e por isso ele deveria se esforçar para correr de igual para igual com os homens a pé. Ou seja, Deus tinha coisas grandes para ele fazer no futuro, mas como seria possível se ele não conseguia fazer o pouco hoje.
- “que farás na enchente do Jordão?”, Deus estava dizendo que a tranquilidade estava deixando ele sem preparo para as adversidades.

2.2. Como evitar conflitos existenciais.
- “ser excluído de todo o contexto social”, isso porque ele passou a ser visto como o rebelde, sem ética e que fala mal dos líderes, isso era o que s pessoas pensava, porém na verdade, ele estava incomodando os líderes que tinham pecados ocultos.
- “como ilusório ribeiro e como águas inconstantes?”, esse argumento é de quem está prestes a se desiludir, com a dúvida de que Deus realmente estava ao seu lado ou não.
- “agora o chamou de riacho seco.”, esse desabafo não se constitui em uma blasfêmia contra Deus, sendo somente uma argumentação, o fato é que o Senhor falava com Jeremias como a um amigo e Deus concede a seus íntimos essas prerrogativas.

2.3. Uma questão de confiança.
- “nunca chamou alguém para ser um fracassado”, geralmente ficam fracassados os que não atendem ao chamado do Senhor e seguem suas vidas sem compromisso com Deus, passam a vida a se perguntar: e se eu tivesse atendido a voz do Senhor? E tivesse aceitado aquela incumbência?
- “será como a árvore plantada junto as águas”, está se falando de alguém que em tempos de crises estará firme, enquanto outros ao redor estarão caídos.
________________________________________
3. Vale a pena confiar em Deus.

3.1. O legado de Jeremias.
- “que se encaixe em uma vida de lealdade ao Senhor”, apesar de existirem outros, podemos dizer que o profeta Jeremias se parece com os crentes de nosso tempo, que anuncia a destruição e é rejeitado por isso. Hoje as pregações sobre vitória e prosperidade é que fazem sucesso.
- “Davi adulterou”, e mandou matar Urias.
- “sua trajetória marcada por chorar pelo povo”, não quer dizer que ele não pecou, porém não houve um erro grava como os outros para ser narrado.

3.2. Crescimento na mudança.
- “talvez fosse um pouco infantil, sem maldade”, o que é uma falha para alguém com tantos inimigos, não vemos isso em Paulo que agia com mais astúcia.
- “a razão porque apanhava e sofria”, ainda que fosse isso uma falha grave, devemos considerar que Deus sabia disso quando o chamou, logo, Ele estava disposto a usar Jeremias com suas falhas. Deus nos usa do jeito que somos.
- “não poderia confiar nos seus irmãos e na casa do seu pai”, é algo que todos os obreiros e servos de Jesus devem aprender, pois muitos dos que nos abraçam sentem ódio de nós. Devemos estar com eles, mas sempre estar preparados para a traição.
- “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor.” (Jr 17.5).” cuidado com essa citação meu caro professor(a), pois esse versículo fala de confiança em si mesmo e o comentarista fala de confiar nos parentes e irmãos. Erro básico por parte do comentarista. Fique alerta para que nenhum aluno não te contradiga por conta de uma afirmação teológica incoerente.

3.3. Um profeta dependente de Deus.
- “espírito de inteira dependência ao Senhor.”, a palavra “espírito” aqui se refere a “ânimo”. Fala do ânimo dele em fazer a obra de Deus, estava em dependência ao Senhor.
- “a compra de um terreno de seu primo em Jerusalém”, Deus mandou ele comprar para que pudesse profetizar algo com aquela atitude. A ideia era mostrar que o Senhor restauraria a Israel a terra da promessa.
- “Jeremias demonstra sua absoluta confiança em Deus”, as terras que seu primo interesseiro veio vender estava ocupada pelos inimigos, ninguém compraria, mas o Senhor mandou ele comprar e pagar o valor normal.
Naquela época os profetas pregavam com as próprias atitudes.

CONCLUSÃO
- “Depois vinha o árduo compromisso de anunciar”, mas ele só conseguia cumprir sua tarefa de anunciar, porque tinha investido no seu relacionamento com o Senhor, por isso devemos sempre estar em intimidade com Deus para termos forças a cumprir nossa chamada.
- “não o tornava muito popular entre o povo”, Jeremias só foi reconhecido por todos como profeta de Deus, durante e depois do cativeiro. Quem quer sucesso não serve para a chamada do Senhor.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO
                  
1. Segundo o apóstolo Paulo, como deve agir um servo de Deus?
R: Deve negar-se a si mesmo, perdoar erros, aceitar opinião e ser visionário (Rm 15.1, 6).

2. Como se chamava a cidade natal de Jeremias?
R: Anatote (Jr 11.21).

3. O que a fidelidade a Deus muitas vezes gera?
R: Perseguição e morte (2Tm 3.12).

4. O fato de estar sempre sozinho fez com que Jeremias se voltasse contra quem?
R: O Senhor (Jr 15.18).

5. De quem Jeremias comprou um terreno em Jerusalém?
R: Do seu primo (Jr 32.9).

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR PASTOR. OS COMENTÁRIOS ESTÃO MUITO SUPERFICIAIS, ME DESCULPE PELA SINCERIDADE, MAS NÃO ESTÁ ATINGINDO O OBJETIVO PROPOSTO. SEI QUE O Sr. TEM MAIS A NOS OFERECER...E ASSIM ESPERAMOS.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmã Sarah, vou dar uma verificar e melhorar o conteúdo. É que às vezes eu raciocino com classes e professores com mais dificuldades nos assuntos superficiais, porém a irmã me alerta de algo interessante e importante, vou levar em consideração.

      Obrigado pela contribuição.

      Paz.
      Pr Marcos André - Editor
      Qualquer dúvida: Whatsapp: 21 969786830

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.