INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL



__________________________________________________________________

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 3



AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 3
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: UMA FAMÍLIA COMO A SUA, UM DEUS COMO NENHUM OUTRO

Texto Áureo: Gn 28.16
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente colocar para a vida de um casal ou para com seus filhos.
Na classe para jovens passe como uma experiência alcançada por Jacó que os jovens também poderão passar em suas vidas e seus relacionamentos.
- “Jacó foge da ira de Esaú”, havia um problema familiar muito grande entre esses irmãos, que se agravou quando Jacó usurpa a benção destinada a Esaú.
_______________________________________________
1. LIÇÕES DO DESERTO
- “incentivou seu filhos querido”, a ideia de um filho querido sempre dá problema na Bíblia e fora dela, Jacó não caçava e era mais dado aos serviços de casa, por isso se tornou o preferido da mãe. Esaú era o orgulho de Isaque, um jovem caçador e destemido era o orgulho do pai.  
- “Fique com ele algum tempo”, com certeza Rebeca se arrependeu de ter semeado a discórdia entre os irmãos, pois aquela foi a última vez que ela viu seu filho querido.

1.1. A interpretação das circunstâncias da vida está condicionada ao nosso olhar
- “narra um dos eventos mais marcantes”, convém lembrar que se não houvesse uma desavença e um deserto para atravessar, jamais Jacó teria passado por aquela experiências. Entendemos que Deus permite certos acontecimentos para que alcancemos experiências com Ele.
- “está condicionada ao nosso olhar”, quer dizer, que nem sempre uma pedra será um obstáculo, da mesma forma, nem sempre um obstáculo é para nos parar, às vezes é para nos estimular a sair da mesmice.
- “problemas que assolam nossa família”, se formos bons lutadores, esses problemas poderão unir a família em oração ou nos fazer combater mais no campo espiritual. A falta de problemas pode gerar acomodação.

1.1.1. Cenários inalterados
- “muitas vezes, não muda os cenários”, se refere à situações repetidas que passamos, problemas que enfrentamos várias vezes.
- “alterar nossa relação com os elementos”, para que passemos que alguns desses elementos são, na verdade, deixados pelo próprio Senhor.
- “faça delas seu travesseiro”, sugere descansar em Deus e deixar Ele agir.

1.2. Em tempos de crise precisamos nos afastar do caos
- “falamos o que não devemos”, na hora do calor de uma discussão a pessoa acaba dizendo coisas que ofendem e até magoam o cônjuge ou filhos.
- “para nos encontrar com o Senhor”, professor(a), cuidado para não estimular ninguém a abandonar a casa, a melhor solução na hora das discussões é deixar o ambiente, ou seja, sai do cômodo, vai ao mercado ou para a igreja, mas não prossiga na discussão ferrenha.

1.3. Mesmo no deserto, precisamos descansar em Deus, cientes de que Ele age no sobrenatural
- “a sublime Mente eterna”, está se referindo à sabedoria divina, que superior a de qualquer ser que existe, Ele contempla o futuro e toma decisões que parecem estranhas para nós, mas no final fazem bastante sentido. Ele transforma a vergonha em honra.
- “usa o sofrimento para operar milagres”, ninguém poderá ter experiências com o Senhor se não enfrentar momentos de grande sofrimento.
- “sonhar (aspirar, esperançar) no ermo”, ermo é o deserto, lugar onde não há nada, mesmo nos lugares ermos podemos ter experiências com Deus a ponto de podermos sonhar, projetar, aspirar realizações.

1.3.1. A visão da escada de Jacó
- “o céu e a terra interligados”, apontando para Cristo que faria a mediação entre o homem e Deus, foi uma visão profética.
- “eu estarei com você”, com a vinda do Senhor Jesus o nosso Deus marcou para sempre a relação com o ser humano. Agora Ele habita em nós.

1.3.2. Deus, os anjos e nós
- “precisamos descansar”, algumas lutas nos deixam cansados, e para que possamos descansar em Deus, devemos ter a certeza de que existem anjos do Senhor nos guardando.
__________________________________________
2. O ENCONTRO COM DEUS

2.1. O encontro com Deus faz manter viva a nossa esperança
- “dando-lhe garantias de Sua benção”, na ocasião Jacó fez um voto com Deus, isso é atitude de quem tem fé.
- “precisa ter ideias”, os pais devem estar apercebidos da necessidade de elaborar estratégias de manterem a família unida e projetar o futuro. Os pais devem planejar cursos para seus filhos, projetos na área espiritual e material. Assim a família terá boas perspectivas para o futuro, projetos para a casa, viagens, vida profissional e conjugal.
- “não perca essa conexão”, os pais devem sempre manter a ligação com Deus dentro de suas casas, promover cultos, orações, louvores, debates bíblicos entre os membros da casa, estimular a vida espiritual.

2.2. O encontro com Deus desperta-nos para a realidade de Sua presença
- “o Deus onipresente”, onipresente significa que está em todo lugar.
- “o rapaz sobreviveu à voracidade das feras”, os leões eram deixados sem comer para que ter a certeza de que o condenado seria devorado. Só a título de curiosidade, Daniel era já velho quando foi lançado lá.

2.3. O encontro com Deus faz-nos transformar pedras em altares
- “foi estabelecer com Ele uma aliança”, esse deve ser o procedimento de todos que tem experiências com Deus, ninguém pode entrar na presença de Deus sem ter uma aliança com Ele.
- “sem um pacto de entrega total”, entrega de uma para com o outro e de ambos a Deus, que transforma água em vinho nos casamentos da vida.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “Deus mudou a sorte”, o Senhor mudou o nome de Jacó para Israel por ocasião de seu retorno a sua terra, mas tudo ocorre devido a seu encontro com Deus.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

10 comentários:

  1. Ótimo estudo, esta me ajudando bastante! parabéns pastor e obrigado pelas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Santiago, gostei muito desse estudo sobre família, me ajudou muito também, eu ajudo a edificar a vida dos irmão e ao mesmo tempo Deus edifica a minha.

      Paz amado

      pr Marcos André - Editor
      21 969786830 (zap)

      Excluir
  2. Parabéns Pastor, que Deus Continue abençoando o senhor e lembrarei de ti em minhas orações...
    sempre recorro às suas aulas aqui

    Ananias Marques

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ore mesmo por esse trabalho e pelo meu ministério meu irmão Ananias, pode contar comigo sempre. Estarei me dedicando ainda mais nessa obra.

      Excluir
  3. Pastor Marcos André, esse estudo ajudará a minha ministração no dia 09/07/2017, lição 3, suas postagens tem sido benção de Deus para as nossas vidas, que o Eterno continue usando o senhor. Continue me ajudando em orações em prol daquele mistério a batalha está travada mas a vitória é certa em nome de Jesus!

    Abraços fraternos e a paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém meu amigo, paz de Jesus, estarei orando sim que o Senhor te dê vitória nessa luta. Etou para ir pregar na tua área, quando for eu vou postar aqui no blog.

      Paz de Cristo e abraços.

      Excluir
  4. Pastor Marcos, as duas últimas postagens dos comentários das lições foram postados de maneira diferentes das demais?
    Está postado de uma maneira desconfigurada e nós não conseguimos nem configurar, se o senhor puder ver isso agradeço desde já.
    Que Deus o abençõe. Jairo - Itapuranga - GO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Jairo, provavelmente é devido a troca do meu office, tive que mudar pois o outro deu problema, vou ver se consigo ajeitar, tenta copiar o link da postagem a que você se refere, por favor.

      Abraços.

      Excluir
  5. A paz do Senhor pastor marcos meu professor preferido rsrs tudo bem? e ai teremos o esboço da lição 1 da central gospel? desde já muito obrigada. irmã Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz irmã Nice, comecei a postar a primeira parte agora, vou postar o restante depois, é uma luta, mas a vitória é nossa. Paz e grande abraço.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.