sexta-feira, 21 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio a Lição 4


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: A IMPORTÂNCIA DO OLHAR

Texto Áureo: Lc 11.36
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tente usar esse estudo sobre o olhar para falar no contexto familiar, evite sair do foco de família.
- “o poder transformador do olhar”, os especialistas afirmam ser possível identificar quando uma pessoa fala a mentira ou a verdade através dos gestos e do olhar.
- “palavras revolucionárias de Jesus”, Jesus falou com séculos de antecedência o que os psicólogos descobririam mais tarde que o olhar pode revelar aspectos das intenções humanas.
- “candeia do corpo”, a candeia é uma peça usada para iluminar a base de óleo, quando Jesus fez essa afirmação Ele disse que os olhos são os que iluminam o corpo.
_______________________________________________
1. QUAL A IMPORTÂNCIA DO OLHAR NA VIDA?

1.1. O olhar aponta o foco do nosso presente
- “O que você quer da vida”, está se afirmando aqui que o olhar pode descrever como nós estamos no momento, ou seja, o foco do nosso presente.
- “As respostas...estão no nosso olhar”, quer dizer que é possível identificar essas coisas sobre a pessoa observando o olhar da pessoa.

1.2. O olhar direciona o nosso futuro
- “projetar de modo coerente”, ninguém pode afirmar exatamente onde estará daqui a um ano, mas pode projetar a atividade que estará desempenhando. Alguns projetam uma faculdade, outros um ministério, ou uma casa nova, etc.
- “reciclando lágrimas”, significa chorar por coisas que já chorou antes, ficar se lamentando repetidamente.
- “planos realizáveis”, são planos possíveis de serem realizados, diferente dos planos utópicos, não se deve projetar montar uma grande empresa se no momento não temos nada, esse é um projeto para uns dez anos, é interessante fazer planos para curto, médio e longo prazo.
- “de fazer seus filhos servos de Deus”, com um projeto desse a pessoa já pode visualizar daqui a cinco anos um lar na presença do Senhor.

1.3. O olhar revela as verdades da nossa alma
- “Luiz Cuschnir”, escritor brasileiro renomado, mora em São Paulo.
- “brotam as empatias”, é onde as pessoas começam a analisar a situação das outras e se identificar com os problemas dos outros.
- “conectam suas almas”, as paixões, os namoros e até casamentos se originam de olhares é onde começa tudo.
- “nos olhos de seus filhos”, quando um filho fala a mentira através dos olhos e dos gestos os pais podem facilmente identificar.

1.4. O olhar orienta os nossos relacionamentos
- “sonho de vida feliz”, isso é o que as pessoas buscam, mas na verdade a maior felicidade do ser humano será passar a eternidade com Deus.
- “imperativos moderno”, aquilo que parece ser regra, ordenanças impostas pela sociedade pós-moderna.
- “Você se sente incomodado”, a série de perguntas que o comentarista faz aqui serve para identificar a pessoa que está no imperativo da sociedade, querendo isolamento. O ser humano é sociável.
__________________________________________
2. OS OLHARES QUE AGRADAM A DEUS
- “exterioridades culturais”, se referindo a roupa, ou seja, não é a roupa que agrada ao Senhor, pois alguns no passado acreditavam nisso fervorosamente.
- “gratidão, que brota do nosso interior”, quando estamos gratos a Deus pelo que temos, passamos a ter atitudes alegres e alegramos o Senhor e o próximo.


2.1. Olhando para trás com gratidão
- “compunção pelo ter”, estamos no tempo do consumismo onde as pessoas medem as outras pelo que possuem e não pelo que são.
- “invadiu a mente evangélica”, atualmente há uma quantidade muito grande de crentes que buscam as bênçãos materiais em primeiro lugar.
- “está repleto de gente”, repletos de gente, mas apenas uns poucos adoradores.

2.1.1. Razões para agradecer
- “certeza da salvação em Cristo”, alguns crentes não valorizam essa salvação promovida pelo Senhor Jesus e por isso vivem reclamando da vida e de tudo. Basta que algo não saia de acordo com o previsto, que tudo vai por água a baixo.
- “mínimas coisas que dão sentido a nossa existência”, quase nada material e muitas coisas espirituais, devemos ser gratos a Deus por elas.
- “por seu marido, por seu filho”, somente aqueles que valorizam a família conseguem se sentir gratos a Deus pela vida do cônjuge e dos entes queridos.

2.2. Olhando para os lados com amor
- “Caim onde está teu irmão?”, representa Deus interessado em que cada um de conta de seus familiares, somos responsáveis uns pelos outros e o crente que se nega a isso é pior do que o ímpio 1 Tm 5.8 e passa a ser semelhante à Caim.
- “com amor para os que vivem ao seu lado”, esse tópico fala de um problema comum nas famílias, é o tratar mal os entes queridos ou não cuidar dele como se deve.
- “olhar para os lados”, entende-se então que é olhar para os que estão próximo, ou seja, o crente deve cuidar dos da sua família, pois ela o ajudará na hora das dificuldades. Estimule os alunos a não esperarem que um parente morra para que vá ao velório dizer as qualidades dele, deve-se fazer isso enquanto ele está vivo.

2.3. Olhando para dentro de si com arrependimento
- “olhar esquadrinhador”, esquadrinhar é medir com esquadro a fim de acertar, e olhar para dentro de nós é para verificar nossas falhas e nos corrigir.
- “mas acabo sendo”, esse é o mesmo Paulo que nos chama a sermos imitadores dele, por isso podemos dizer que apesare de sermos falhos, devemos fazer a obra de Deus e ir corrigindo as nossas falhas com a ajuda do Santo Espírito. Aquele que deixa de se esquadrinhar, aceita o erro e perde a salvação.

2.4. Olhando para cima com louvor
- “para que todos pudessem ver”, a ideia dos romanos era de que os executados servissem de exemplo, por isso colocavam em lugar alto e próximo às estradas.
- “quando olhamos para cima”, significa olhar para obra de Jesus, para o que ele fez por nós e considerar isso em nosso coração.
- “que há um Deus soberano”, todos os dias devemos nos lembrar disso, pois o ser humano se esquece rapidamente dessas verdades. Existem crentes que hoje estão nas nuvens por um milagre que Deus fez e que depois estão completamente desviados, só a graça.

2.5. Olhando para frente com esperança
- “se vê para além da dor”, quando alguém foca na vitória que está por vir, não sente a dor da luta d presente.
- “a esperança é o combustível”, a esperança é o que nos ajuda a se levantar, é a motivação para aqueles que alimentam uma perspectiva do futuro. Quando alguém se suicida é porque perdeu toda esperança de solução do problema.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “a cuidar do nosso olhar”, atualmente o inimigo tem tirado a visão de muitos crentes, não olham para o presente, ou para o futuro, nem para os lados, ou para o céu e nem para dentro de si, mas olham para os entretenimentos dessa vida e outros só olham para trás para se lamentar da desgraça de hoje, é hora de mudar.
- “olhe para trás e diga...”, brilhante conclusão, não deixe de fazê-la.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.