sábado, 8 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 2

EDITANDO

AULA EM 9 DE ABRIL DE 2017 – LIÇÃO 2
(Revista: CPAD)

Tema: Abel, exemplo de caráter que agrada a Deus

Texto Áureo: Hb 11.4
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição passe o exemplo de Abel e peça para a classe analisar se suas vidas se parecem com a de Abel ou se está mais para Caim?
- “Abel nasceu depois da Queda”, significa que ele já carregava a herança do pecado de Adão e por isso já devia estar sentindo a necessidade de buscar a Deus.
- “Abel tinha um caráter espiritual e digno”, embora em Gênesis fala pouco sobre o caráter dele, conhecemos pela testemunho em Hebreus onde coloca ele na galeria dos heróis da fé.
- “um relacionamento saudável com Deus”, Abel havia entendido o que agradava a Deus, não era o sacrifício em si, mas era a pessoa que sacrifica, o que havia em seu coração.
_______________________________________
I - A OFERTA DE ABEL

1. Uma oferta agradável a Deus. 
- “mas para o coração do ofertante, sua real intenção”, não importa o que fazemos, mas sim o que somos, pois se somos bons servos de Deus nossas ações serão naturalmente boas, mas se somos somente religiosos, nossas ações serão artificialmente boas e quando ninguém estiver olhando elas voltam a ser terríveis.
- “Deus dá muito valor à integridade do coração”, o que nós somos define onde vamos passar a eternidade e isso é muito importante pra Deus, não adianta dar excelentes ofertas e depois ir para o inferno.

2. Uma oferta profética.
- “o primeiro sacrifício de animal a ser oferecido a Deus”, a Bíblia não fala se eles foram os primeiros a ofertar, talvez Adão já ofertasse e por isso eles aprenderam, não se deve conjecturar nesse caso.
- “dos primogênitos do rebanho de Abel”, está expresso em Gn 4.4, quando ele tira dos primogênitos quer dizer que ele colocou Deus em primeiro lugar.
- “prefigurava o sacrifício de Cristo,”, a grande oferta que agradaria a Deus, mas por inveja tiraria a vida do ofertante.

3. Uma oferta valiosa.
- “Deus atentou primeiro “para Abel” e, depois, “para a sua oferta””, essa deve ser a preocupação de quem vai ofertar, em como está meu coração, qual a sua real intenção.
- “ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim”, não deve ser entendido como maior em quantidade e nem em valor financeiro, mas em valor para Deus.
- “por ela, depois de morto, ainda fala”, dando testemunho de seu ato de fé, será que nossas falarão depois de nossa partida para o Senhor?
_________________________________
II - A INJUSTIÇA CONTRA ABEL

1. Abel era um homem justo. 
- “Em toda a sua vida, demonstrou ser homem de bem”, essa é uma conjectura do comentarista, pois o texto não leva a entender que Abel foi íntegro em toda sua vida.
- “parte da humanidade que se volta para Deus”, enquanto a grande pare dos 7 bilhões de habitantes no mundo estão longe de Deus, há uma parte que se voltam para Deus.
- “que dá as costas para Deus”, e que em seu coração ficam remoendo ciúmes e inveja da parte justa, por terem sido aceitos por Deus.

                                             EDITANDO

2 comentários:

  1. Olá a PAz do Senhor !
    O esboço da lição 02 não será postado?
    Deus abençoe !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz amado, ainda não consigo saber ao certo, mas estou trabalhando nele.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.