quinta-feira, 20 de abril de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 4


AULA EM 23 DE ABRIL DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: CPAD - ADULTOS)

Tema: Isaque, um caráter pacífico

Texto Áureo: Gn 17.19
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição tente mostrar que para se demonstrar o caráter é preciso mais do que palavras.
- “caráter de uma pessoa é demonstrado por suas atitudes”, às vezes tentamos observar o caráter a partir do que as pessoas falam, porém são as atitudes que vão denunciar o caráter e para observar as atitudes é preciso observar de perto, conviver com a pessoa.
- “grande significado para a história do povo de Israel”, dos três patriarcas ele parece o mais tranquilo, com menos histórias ou com poucas lições para passar, porém ele é melhor exemplo de caráter, homem de uma mulher só e que buscou a paz com todos.
- “quando o anjo anunciou seu nascimento”, a reação foi de incredulidade, assim como a de Sara, veja:
“Então caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E dará à luz Sara da idade de noventa anos?” Gn 17.17
_______________________________________
I - ISAQUE, O FILHO DA PROMESSA

1. Promessa de Deus a Abrão. 
- “história que moldou sua personalidade e forjou o seu caráter”, o caráter e a personalidade vão sendo moldados com o tempo e as experiências, o verbo “forjar” significa fabricar na forjar com o fogo, assim foi moldado o caráter de Isaque no calor das provações.
- “fora de tempo”, na concepção dos homens”, porque seu pai era idoso e sua mãe também, mas para Deus ele estava no tempo certo. Deus estava trabalhando a fé de Abraão e por isso fazia algumas coisas impossíveis acontecer.
- “fez-lhe promessas gloriosas”, Abraão ficou um longo período de sua vida vivendo somente de promessas e algumas ele nem viu se cumprir.

2. Seu nascimento, um verdadeiro milagre
- “Abraão riu considerando coisa impossível”, algumas traduções da Bíblia afirmam que ele riu de dar gargalhadas, o que não parece comum a um homem como Abraão.
- “para um homem de 100 anos e uma mulher de 90”, naquele período a idade vital do homem do ser humano já havia sido reduzida por Deus, assim seria extremamente complicada uma gravidez para Sara naquela idade.
- “Por ter rido, o nome do menino seria Isaque, que significa “riso””, assim eles aprenderam a não ficar rindo quando o Senhor fizer uma promessa.
_________________________________
II - UM HOMEM ABENÇOADO POR DEUS

1. A prosperidade espiritual. 
- “para escapar da fome que ocorreu onde morava”, havia épocas de grande fome na região da palestina por conta da falta de chuva e perda das colheitas, por isso os povos eram nômades naquele período.
- “falou que não descesse ao Egito.”, não era o momento ainda de Deus enviar seu povo para o Egito, pois havia um projeto no coração de Deus com o neto de Isaque que se chamaria José.

2. A bênção divina é passada de pai para filho.
- “transferida para Isaque, não pela hereditariedade”, não por um processo genético e nem pelo costume humano de se passar ao primogênito as posses do pai, mas pela palavra de Deus e pela forma de se enxergar e se conduzir na presença do Senhor. Isaque recebe a benção pela palavra do Senhor que havia dito que seria o filho de Abraão e Sara que receberia a promessa, no entanto Jacó recebeu pela forma de se pensar e se conduzir, pois Esaú não se importava com as coisas de Deus.
- “demonstrado em sua conduta”, a conduta é a forma de se conduzir, atitudes que se toma, por isso havia dito antes que as nossas atitudes, isso é, nossa conduta denuncia nosso caráter.
- “E ele prosperou espiritualmente.”, melhor do que a prosperidade material que tantos crentes buscam hoje.

3. A prosperidade material.
- “cem medidas, porque o SENHOR o abençoava”, ele colhia bem numa terra que não produzia muito, sendo isso um prova da benção de Deus, por isso a comunidade em volta começaram a invejá-lo.
- “dá bênçãos espirituais e também materiais”, às vezes a benção material vem primeiro devido à emergência, porém normalmente o Senhor nos dá a benção espiritual primeiro.
- “a prosperidade material não é o objetivo da vida cristã”, porém algumas igrejas ensinam exatamente o contrário e encontramos crentes buscando a todo custo essa prosperidade, entregando o dízimo para barganhar com Deus e entrando em campanhas a fim de conseguir recompensas financeiras.
- “falsa “teologia da prosperidade””, essa teologia nem sequer existe do jeito como afirmam, pois o Senhor fala de prosperidade visando as necessidades humanas e não o acúmulo de bens.
___________________________________________
III - LIÇÕES DO CARÁTER DE ISAQUE

1. Um homem esforçado e trabalhador.
- “era tão grande que incomodava os filisteus”, isso ocorre até o dia de hoje, onde algumas pessoas se sentem incomodadas com as bênçãos em todas as áreas dos filhos de Deus.
- “desejando o mal aos servos de Deus”, desejando e praticando o mal contra os crentes, isso ocorre pela inveja que guia seus passos.
- ““Como amaldiçoarei o que Deus não amaldiçoa?”, pelo menos esse profeta mercenário identificou que seria inútil se esforçar para amaldiçoar o povo de Deus.

2. O caráter pacífico de Isaque.
- “Isaque não fez questão alguma”, não convém ao servo de Jesus responder a altura da ofensa dos ímpios, pois assim não será diferente deles e então eles começarão a acusa-lo de mal comportamento cristão.
- “Honrando o nome e a memória do seu pai”, mas parece que ele fez isso por necessidade mesmo e não por uma questão de honra.
- “chamou os poços com os mesmos nomes dados por Abraão”, isso é honrar, pois ele poderia dar novos nomes aos poços, mas não o fez pela memória de Abraão.

3. Um caráter resiliente.
- “Mais do que resistente, ele foi resiliente”, resiliente é ter a capacidade de voltar ao mesmo estado que estava antes da situação difícil.
- “Soube praticar a longanimidade”, soube praticar a paciência, esperando a hora de Deus abençoar sem partir para a contenda com ninguém.
- “e não porfiaram sobre ele”, se cansaram de arrumar briga, pois Isaque estava focado em se estabelecer na terra e por isso não tinha tempo para confusões.
- “fizeram um juramento de que seriam amistosos.”, ambos sabiam que tinham muito a perder com uma luta entre eles, dessa forma aprendemos que nem sempre é compensador partir para a luta pessoal, alguns crentes acreditam que a melhor forma de evangelizar os incrédulos é fazendo guerra com eles por suas idolatrias, mas quase sempre conversar é a melhor estratégia.
- “Daí, Berseba significar “juramento”, naquele período muitos lugares não possuíam nomes e no decorrer do livro de Gênesis vão sendo colocados os nomes conforme as ocasiões e fatos.

4. Obediência e submissão.
- “esses são os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque.”, devemos ler acerca desses homens de Deus e aprender a agir como eles nas suas qualidades e se prevenir quanto a seus erros, para isso serve as Escrituras.
- “Isaque foi amarrado sobre o altar para o sacrifício, e não se rebelou”, notamos a obediência de Abraão à Deus e por isso Isaque aprendeu a ser obediente também, e a honrar seu pai e mãe.
- “E proveu um cordeiro para ser oferecido em seu lugar”, Isaque representava a benção de todas as famílias da terra, então Deus proveu um cordeiro para que fosse liberada a benção de todas as famílias da terra, dá uma pregação!!!rsrs
____________________________________
CONCLUSÃO
- “O seu nome se inclui entre os três patriarcas mais citados”, os que são obedientes e que possuem caráter santo, entram para o rol dos grandes servos de Deus e fica conhecido no céu, no inferno e na história.
- “nos espelhemos no caráter de Isaque”, o Evangelho tem sido marcado por escândalos e mais escândalos por conta do mau caráter de alguns que se dizem cristãos, precisamos ensinar o bom caráter.  
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
   
Qual o significado do nome Isaque?
“Aquele que ri”, “ele ri” ou “riso”.

Que promessa Deus fez a Abraão, quando ele tinha 75 anos de idade?
Que ele seria “uma grande nação” (Gn 12.2).

Quais os aspectos mais marcantes do caráter de Isaque?
Um homem trabalhador, humilde e obediente a Deus.

Por que a bênção dada a Abraão foi transferida para Isaque?
Por causa de sua fidelidade a Deus.

Cite algumas características do caráter de Isaque.
Obediente aos pais, temente a Deus e pacificador.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.