sábado, 3 de junho de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 10
(Revista: Central Gospel - nº 50)

Tema: PERDAS INACEITÁVEIS

Texto Bíblico Básico:

Lc 15.1-9
1 E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
2 E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
8 Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar?
9 E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida.

Texto Áureo: Rm 12.2
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição se lembre do contexto família e não se deixe levar pela emoção para não acabar pregando ao invés de lecionar e não se esqueça dos nossos jovens, estenda perguntas e interaja com eles para que participem da aula.
- “a vida é feita, também de perdas”, a sistemática do mundo sugere a conquista e no meio cristão chega-se a pregar isso, que devemos sempre conquistar, ganhar, adquirir, com isso os crentes se tornaram despreparados para as perdas.
- “inerentes à condição humana”, Paulo firmou que nossa natureza é corruptível. 1 Co 15.53
“Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” Incorruptível significa que a nossa natureza se deteriora, nós envelhecemos, perdemos habilidades, diminuímos a imunidade, etc.
- “não abandonam o que não lhes pertence mais”, algumas pessoas passam anos se lamentando e se retraindo por um ente querido que perdeu, não se permitindo tocar a vida.
- “maturidade espiritual”, é o estado daquele que está maduro nas coisas espirituais, que aprendeu os propósitos de Deus para a sua vida.
 _______________________________________________
1. A PARÁBOLA DA DRACMA PERDIDA
- “arrancar o pecador da potestade das trevas”, até mesmo por ter sido esse o lado que Jesus deu ênfase na interpretação.
- “as parábolas abrem cortinas”, a parábola da dracma tem sido usada para se falar de dons, de caráter, de casamento e de outros temas.

1.1. Uma dramatização do texto bíblico
- “não recorre às luzes”, seria observar, rever a situação, analisar os motivos que levaram à perda.
- “faxina na vida”, seria limpar a casa, o coração, a mente, a fim de encontrar aquilo que se perdeu.
- “quais são seus maiores tesouros”, o maior tesouro de alguém é algo que ele recebeu de Deus, a família, ainda que a própria pessoa não a valorize como se deve. Alguns só valorizam quando se perde.
__________________________________________
2. O QUE NÃO SE DEVE PERDER NESTA VIDA
- “o último resgate”, professor(a) explore a pergunta falando sobre família, se a pessoa se empenhou em resgatar a amizade dos filhos, do cônjuge ou amigos. Algumas coisas que perdemos em nossa casa são como dracmas que só valorizamos quando não temos mais conosco.
- “tesouros de valor inestimável”, o valor da família muitas vezes só é descoberto com a experiência, por isso notamos alguns filhos que não valorizam os pais, porém o excesso de valorização também é prejudicial, como algumas mães que supervalorizam seus filhos e acabam estragando-os.
- “como algo natural”, em algumas ocasiões há perdas na família das quais os pais acreditam que é por causa da idade, ou pela cultura moderna e por isso não precisam se preocupar demasiadamente. É aquele filho que não se senta a mesa com a família, aquela jovem que não compartilha mais as experiências com a mãe, os cônjuges que não namoram mais, etc.  

2.1. Jamais perca o senso da direção de Deus
- “certeza de que Deus está no controle”, quando temos essa certeza agimos de forma segura, mas quando perdemos passamos a temer o mal, e não conseguimos sair do lugar. Se perdermos essa certeza, precisamos empreender o máximo esforço para recuperá-la, ascender a luz pela oração e a faxina pela Palavra.
- “não tome decisões radicais”, são as decisões drásticas, que fazem mudanças grandes na vida, como a mudança de ministério, de profissão, casamento, sociedade, etc. Essas decisões devem ser levadas a Deus, pois Ele sabe o momento apropriado e a orientação correta para nós.

2.2. Jamais perca a fé na providência
- “material que precisa ser aquecido”, obviamente está falando da carne, o nosso corpo precisa manter uma certa temperatura e para isso existem mecanismos biológicos complexos. Porém o comentarista está apontando para a vida espiritual de cada um, precisamos de uma chama acesa dentro de nós para aquecer nossa espiritualidade.
- “enfrentadas (e vencidas) com a fé.”, a fé é o combustível que mantém o fogo do Espírito aceso em nós.

2.2.1. Só a fé em Deus faz-nos suportar o insuportável
- “um dia será totalmente liberto”, por causa dessa fé muitos casamentos ainda estão de pé, pois se dependesse de conselhos do mundo as esposas que esperam na providência divina já teriam abandonado seus lares ou até traído seus maridos.
- “um pai acolher uma filha”, com o carinho e a força da família uma jovem que engravidou pode recomeçar e conseguir vencer.

2.2.2. Só a fé em Deus ajuda-nos a ver o invisível
- “doença do imediatismo”, é o problema da sociedade pós-moderna que quer tudo imediatamente. Mas Deus usa o teste do tempo.
- “olhar para as circunstâncias com os olhos da fé”, significa ter fé que os problemas que passamos hoje irão ser solucionados com a ajuda de Deus amanhã. Isso nos ajuda a não tomar decisões precipitadas.

2.2.3. Só a fé em Deus faz-nos vencer o invencível
- ...

2.3. Jamais perca a capacidade de sonhar e a disposição de lutar por seus sonhos
- “interrompemos o curso da existência”, tudo que se constrói vem de algo que foi sonhado em algum momento. Ninguém faz nada sem visualizar em sua cabeça como será no futuro. Quando alguém deixa de sonhar com algo está parando o processo de criação de algo que nunca saberemos se daria certo ou não. E acredite a experiência de algo que dá errado pode levar a algo que dará certo.
 2.4. Jamais perca a janela da esperança, mesmo diante de paisagens sombrias
- ...

2.5. Jamais perca a benção de ter um coração quebrantado
- “não se acostume”, o problema de se acostumar com isso é que passamos a ser secos, não sentimos mais a alegria das coisas que sentíamos antes, como a salvação de uma alma, a reconciliação de uma família.
- “porque a graça de Deus nos bastas”, devido a querermos tantas coisas na obra de Deus nos tornamos meio políticos e menos emotivos, isso é ruim para o servo de Jesus, pois a politicagem também leva a dissimulação e a falsidade.

CONCLUSÃO
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE AQUI OU NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Irmão Marcos, graça e paz.

    Depois o senhor , poderia inserir no blog a lição 11 , pfavor.

    Otimo Sábado, com muita paz e saude a sua casa em nome de Jesus, abç

    Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já etá postado meu querido, acabei de publicar.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.