sexta-feira, 2 de junho de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 10


AULA EM 4 DE JUNHO DE 2017 – LIÇÃO 10
(Revista: CPAD)

Tema: Maria, irmã de Lázaro, uma devoção amorosa

Texto Áureo: Jo 12.3
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição tente colocar um paralelo entre as atitudes de Marta e Maria com as atitudes dos grupos de cristãos atuais.
- “preferiu ficar ouvindo a palavra do Mestre”, essa lição fala prioritariamente do contraste entre ouvir Jesus e o se preocupar com os afazeres do mundo ou com o ativismo religioso.
- “envolvia-se nas tarefas domésticas”, as tarefas domésticas de Marta aqui tem o aspecto de obra de Deus, note que ela está preparando a casa e a refeição para todos estarem com Jesus, parece apontar para afazeres religiosos. Dessa forma surge o ativismo religioso onde a pessoa se compromete demais com as tarefas nos eventos religiosos e se esquece de assentar-se aos pés do Senhor na oração e no estudo da Palavra.
- “recebeu elogio de Jesus por ter escolhido “a boa parte””, e ao mesmo tempo O Senhor deu um alerta para Marta que devemos receber para nós:
“E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;” Lc 10.41
_______________________________________
I - O EXEMPLO DE MARIA DE BETÂNIA 

1. Maria “escolheu a boa parte”.
- “por aquela aldeia, chamada Betânia, quando ia para Jerusalém”, Betânia ficava a uns 3 km de Jerusalém numa encosta do monte das Oliveiras. Segundo alguns especialistas era um caminho antigo para Jerusalém para quem vinha de Jericó.
- “Certamente, a casa não era pequena”, ao que parece eles tinham boa condição financeira, sempre se dispunham a abrigar Jesus e seus discípulos em casa. No ministério terreno Jesus sempre contou com o apoio de pessoas que o ajudavam com ofertas, alimentos e hospedagem. Não é errado receber ofertas para se fazer a obra de Deus o errado é fazer disso um negócio lucrativo.
- “Lucas diz que Marta recebeu Jesus, e que se assentou aos pés de Jesus”, na verdade quem recebe Jesus é Marta e quem se assenta aos pés Dele para ouvi-lo, sempre que encontramos Maria na Bíblia, ela está aos pés de Jesus. Jo 11.32 e Jo 12.3 indicando que a melhor parte sempre está aos pés do Senhor.

2. Maria deu prioridade a Jesus.
- “naquela ocasião, a prioridade era ouvir sua palavra”, muitos crentes que possuem problemas em sua vida espiritual são aqueles que na hora da Palavra se levantam para fazer alguma coisa. Nesse contexto há uma preocupação especial com as irmãs e irmãos que trabalham na cozinha, cantina, secretaria, etc.
- “que cobrava de Jesus que determinasse que Maria”, pelo menos nisso Marta acertou, pois falou com Jesus sobre o desagrado com a irmã por não estar ajudando. Quando tivermos alguma reclamação dos nossos irmãos devemos falar com Jesus primeiramente e depois com o pastor ou com o próprio irmão se for o caso, não com outros irmãos em beirada de portão ou na saída da igreja.
- “a qual não lhe será tirada”, quando alguém presta total atenção ao que está sendo dito consegue memorizar facilmente o que ouviu e não existe nenhum instrumento capaz de fazer alguém esquecer algo aprendeu e guardou no coração.

3. Mais “Martas” do que “Marias”.
- “A vida moderna tem exigido que a mulher”, note que o comentarista aponta para a mulher, por elas estarem entrando cada vez mais no mercado de trabalho e não deixam de ser donas de casa, no entanto, sabemos que existem homens como Marta também.
- “dominados e até escravizados por redes sociais”, uma grande verdade, quem não conhece um obreiro ou obreira que passa boa parte do dia com um smartphone na mão? Deixando os afazeres de casa ou sendo menos produtivos no trabalho?
- “não haver mais tempo para a maior parte das famílias”, alguns crentes se tornaram domingueiros por conta disso, só vão ao culto no domingo à noite.
_________________________________
II - MARIA, A MULHER QUE UNGIU O SENHOR

1. Maria ungiu os pés de Jesus. 
- “Betânia estava situada a três quilômetros de Jerusalém”, atualmente a aldeia de Betânia fica na cidade de Azariyeh, fica na Cisjordânia, uma região habitada por muçulmanos.
- “ela demonstrava especial cuidado com a hospitalidade”, atualmente Marta seria louvada por muitos pastores, porém esses pastores devem ter a mesma orientação do Mestre em mostrar qual a melhor parte.
- “Ela fez o melhor que sabia para atender bem”, Marta não é o tipo de pessoa ruim, ele é até muito bem intencionada, porém esse tipo de pessoa precisa de orientação para não jogar a vida espiritual fora.
- “O gesto, considerado extravagante”, da mesma forma que muitos destacariam as atitudes de Marta, muitos também condenariam aquela atitude de Maria, pois a maioria das pessoas analisam as coisas a partir de uma visão humana e não espiritual.
- “grandeza das intenções do seu coração agradecido”, atualmente muitos crentes fazem algo na obra de Deus com a ideia de receberem em dobro ou mais, porém o nome disso é barganha e o Senhor não se agrada disso, mas o Senhor busca o coração agradecido, que trabalha ou oferta para Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele pode dar.
- “ungiu antecipadamente o corpo de Jesus para o seu sepultamento”, quer dizer que o que ela fez era por inspiração divina. De alguma forma Maria percebeu que não teria Jesus por muito tempo com eles.
- “que os principais dos sacerdotes deliberaram matar Jesus e também Lázaro”, a razão disso era o fato de Lázaro ter se tornado um exemplo vivo do poder de Jesus, uma inspiração para o povo.

2. Maria ungiu a cabeça de Jesus.
- “Na mesma semana que lhe antecedeu a morte”, foi a semana que se iniciou com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Naquela semana o Senhor dormia em Betânia e ia à cidade durante o dia.
- “onde, na casa de “Simão, o leproso””, esse era um discípulo de Jesus que era fariseu e que assumiu publicamente a condição de seguidor do Mestre.
- “O contexto nos mostra que aquela mulher era Maria de Betânia”, não se pode confundir Maria com a mulher pecadora de Lc 7.37

3. Devemos oferecer o melhor a Jesus.
- “é saber se Ele aceita nosso louvor”, essa deve ser a primeira preocupação na adoração, saber como fazer para que o Senhor aceite o louvor. Muitos não se preocupam com isso, pelo simples fato de não estarem oferecendo louvor a Deus, mas apenas para se promoverem diante dos homens.
- “onde quer que este evangelho for pregado, em todo o mundo”, Jesus nesse momento liberou uma profecia, de que o evangelho Dele seria pregado nos quatro cantos do mundo.
___________________________________________
III - O CARÁTER HUMILDE DE MARIA

1. Maria, uma mulher humilde.
- “mesmo sendo possuidora de ótima condição financeira”, o contexto bíblico dá a entender que Lázaro e suas irmãs eram de boa situação financeira. Por terem condições de hospedar Jesus e seus discípulos, por Lázaro aparentemente sustentar as duas irmãs e até pela tumba onde ele havia sido colocado, era própria dos ricos da época.

2. Maria não revidou as críticas da irmã.
- “Marta, reclamar diante de todos”, pelo texto afirmar que ela se aproxima e fala com Jesus, pressupõe-se que foi na presença de todos.
- “Ficou em silêncio, e deixou Jesus falar”, ensinamento prático para os dias atuais, pois muitos crentes querem tomar atitudes própria entes de deixar Deus agir. Antes de deixar Deus lhes justificar.
____________________________________
CONCLUSÃO
- “demonstrou liberalidade”, ela foi liberal, não segurou parte do dinheiro comprando um perfume inferior, mas ela deu o seu melhor.
- Faça uma revisão da aula com os alunos.
- Não deixe de corrigir o questionário.

Respostas:
  
De que tipo de crente Maria é exemplo?
Do crente que prefere ouvir as palavras de Jesus.

Com que Maria ungiu os pés de Jesus?
Com unguento de nardo puro, de muito preço.

Como Jesus viu o gesto de Maria?
Ele aprovou e disse que ela o ungira para a sepultura.

Que disse Jesus, quando Maria ungiu sua cabeça?
Que, onde o evangelho for pregado, seu gesto será lembrado.

O que representa a oferta de Maria?
As economias de todo uma vida.

Pr Marcos André – professor
Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

Boa Aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE AQUI OU NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.