quinta-feira, 20 de julho de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL - Subsídio da Lição 4


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: Central Gospel - nº 51)

Tema:  UMA IGREJA EXEMPLAR

Texto Bíblico Básico:

Atos 2.42-47
42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
47 Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 11.19-23
19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
20 E havia entre eles alguns homens chíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
22 E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
23 O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;

Texto Áureo: At 2.42
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição recomendo ir comparando com a vida cristã individual de cada servo de Jesus hoje em dia.
“verdadeiro abalo sísmico, essa é uma denominação técnica para “terremoto”. A Igreja abalou o mundo na sua época como um terremoto.
“epicentro”, é o centro do terremoto, onde ele começa e dali se espalha em todas as direções, assim a Igreja começou em Jerusalém e se espalhou para o mundo.
“alicerçando sua mensagem no que Jesus ensinara”, porém ela ficou conhecida como alicerçada na doutrina dos apóstolos, que na verdade é a mesma coisa. A doutrina de Cristo é também chamada de doutrina dos apóstolos porque eles deram forma a ela, mostrando como os gentios deveriam segui-la.  
_______________________________________________
1. PERSEVERANÇA, UMA CARACTERÍSTICA GLORIOSA  
- “seriam a paciência”, deveria esperar o tempo de Deus, não poderia fazer nada correndo, era necessário deixar Deus agir.
“e a perseverança”, é a persistência em continuar pregando, anunciado, edificando novas igrejas e alcançando novos países, tudo debaixo de muita perseguição.
“mediante a sua constância”, e Igreja primitiva esteve constante debaixo de uma grande perseguição, diferente de alguns irmãos que observamos que desistem ao primeiro sinal de luta.

1.1. O caminho para o êxito é a perseverança
na doutrina dos apóstolos, ou seja, nos ensinamentos que os apóstolos traziam a cerca do que viram e ouviram com Jesus, como entendiam e como o Espírito testificava.
“e na comunhão”, naquele período havia a crença de que Jesus retornaria logo, por isso eles viviam em comunidade, onde muitos vendiam os seus bens e traziam para viver na comunidade.
“Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.” At 4.34
- “no partir do pão”, na comunidade dos cristãos era repartido alimentos para todos, num trabalho assistencial, eles chamavam essa prática de partir do pão.
“enfrenta-las uma a uma”, atualmente há uma busca pela vitória rápida, devido a influência da sociedade moderna, que busca tudo com velocidade. Muitos crentes querem subir de cargo rápido, querem vitórias rápidas, respostas rápidas, etc.  
__________________________________________
2. PERSEVERANÇA NA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS
“seria seguir Sua instrução”, eles não poderiam simplesmente batiza-los e mandá-los embora, deveriam ensiná-los a permanecerem firmes, guardando as palavras de Cristo.
“perseverar na doutrina”, ou seja, se manter na doutrina estar firme, não abandoná-la, assim começou a surgir o ajuntamento do povo de Deus, que chamaram de eklesia devido as palavras de Jesus em Mt 16.18 que ao transliterar para o português se chamou “igreja”.  

2.1. A doutrina dos apóstolos
“Didache”, a palavra grega “didache” ou ”didaqué” significa basicamente: ensino, doutrina ou instrução.

2.1.1. A Didaquê
- A Didaquê foi escrita no século I e trata do ensino cristão doutrinário, constituído de dezesseis capítulos. Não se sabe se foi escrito antes ou depois da queda de Jerusalém no ano 70 d.C. também não se sabe quem foi o autor.

2.2. O ensino da Palavra
- “posto no primeiro lugar da lista”, se referindo a lista no que eles perseveravam: “doutrina dos apóstolos, comunhão e no partir do pão”.
“percorre um chão de luz”, quer dizer que vê tudo claramente, enxerga melhor, não tropeça e vê o que está encoberto.
- “engole a Palavra”, palavras do profeta Jeremias fazendo alusão ao ato de digerir, seria o mesmo que meditar na Palavra.

2.2.1. A Palavra produz fé
“escutar não é ouvir”, aqui se refere ao que acontece com muitos crentes, escutam, mas não dão a devida atenção. Existe situações de alguém falar conosco alguma coisa e nós não guardarmos, pois a cabeça estava cheia de preocupações e acabamos só escutando a pessoa, mas não prestamos atenção ao que ela falou, isso tem acontecido muito na obra de Deus ultimamente.

2.2.2. A Palavra gera avivamento espiritual
“na praça diante de...leu a Palavra”, eles entenderam que o motivo do cativeiro foi o afastamento de Deus e de Sua Palavra, por isso a primeira coisa que fizeram ao retornar para Jerusalém foi edificar o altar e depois de terem restaurado o culto e os muros decidiram buscar aquilo que alicerçaria suas vidas, a Palavra.
___________________________________
3. PERSEVERANÇA NA COMUNHÃO 
“a Igreja alterou o sentido pagão”, não é porque foi uma palavra usada pelos idolatras que não poderia ter um significado santo no povo de Deus. Hoje essa palavra significa comunhão, participação da ceia, das reuniões, da adoração, etc. O povo no deserto deveria caminhar junto, assim a Igreja de Cristo deve estar em comunhão.
Atualmente cresce uma classe de pessoas que se denominam crentes desigrejados, seriam pessoas que não querem comunhão com outros irmãos em Cristo e afirmam terem comunhão com o Senhor!  

3.1. O cuidado com o próximo
- “compartilhavam dos bens que possuíam”, os primeiros cristão acreditavam que o Senhor Jesus retornaria por aqueles dias, por isso se tornou forte o desapego dos bens materiais, onde muitos vendiam tudo e davam o valor na Igreja. Com esse recurso que entrava a Igreja que não precisava e nem poderia edificar ou ornamentar templos então se dedicava totalmente à obra assistencial da comunidade cristã.

3.2. A participação da mesa do Senhor
- ...

4. PERSEVERANÇA NA ORAÇÃO
“perseverar na oração”, quase quinhentos irmãos viram Jesus subir ao céu, porém dez dias depois o Espírito veio batizar a Igreja e somente cento e vinto estavam presentes, só permaneceram porque estavam em oração, quem não gosta de orar logo enfraquece.

4.1. Porque perseverar em oração
“imperativos da pós-modernidade”, é aquilo que pós-modernidade tenta impor na vida das pessoas, como a necessidade de trabalhar, de se divertira, de estar na moda, etc. Isso afasta as pessoas da oração, pois muitos crentes estão na igreja, mas vivem sob regras da sociedade.

CONCLUSÃO
“não abramos mão da...”, repasse em rápidas palavras cada um item desse da lista de Lucas.
- Faça a revisão com a classe repassando os pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.

Boa aula!

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.