sexta-feira, 21 de julho de 2017

ESCOLA DOMINICAL CPAD ESBOÇO - Subsídio da Lição 4

EDITANDO

AULA EM 23 DE JULHO DE 2017 – LIÇÃO 4
(Revista: CPAD)

Tema: O Senhor e Salvador Jesus Cristo

Texto Áureo: Mt 28.19
  
INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição leve a classe a crer na divindade de Jesus, pois ainda há pessoas com dúvidas e outros admitindo outros santos com a mesma autoridade de Cristo.
“O nosso enfoque aqui é a verdadeira identidade Jesus.”, se refere a identidade Dele como o Filho de Deus, não como o Jesus histórico que viveu na Palestina, mas o Cordeiro de Deus que veio em carne, o pão vivo que desceu do céu.
O Antigo Testamento mostrou que Ele havia sido prometido pelo Pai, sendo assim Ele é o cumprimento da promessa. 
_______________________________________
I - O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS

1. O Filho de Deus.
“ Ele é o Cristo e o Filho de Deus, João afirmou que os milagres foram registrados para que todos os que lessem cressem que Jesus é o Filho de Deus, o Cristo prometido. Pois essa é a pedra fundamental da Igreja: a crença de que Ele é o Filho de Deus. Mt 16.18 
“transcende a criação”, quer dizer, que vai além da criação, indicando que Jesus existe desde antes da criação, ou seja, Ele não foi criado.

2. Significado.
“e os judeus entenderam perfeitamente a mensagem”, e isso encheu eles de inveja, pois eles até sabiam que Jesus era um profeta, mas não aceitaria jamais que Ele fosse o Filho de Deus. Quando Nicodemos foi ter com Jesus de madrugada Jo 3.1, chegou a afirmar o que os fariseus pensavam, veja:
“Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”, Jo 3.2 Note que Nicodemos afirma: “bem sabemos”, havia muitos mais fariseus que sabiam que Ele vinha da parte de Deus. O problema é que os fariseus acreditava estarem equiparados aos profetas do Antigo Testamento.   

3. Significado de "unigênito" (v.14b).
- “e não necessariamente do verbo gennao, "gerar"", dessa forma o termo “unigênito” segundo o comentarista não significa “único gerado” como encontramos nos dicionários em português.
Professor(a), cuidado com essas teorias de crítica textual que pode acabar colocando a aula em cheque. Sugiro que você apresente a tese da revista, onde afirma que unigênito significa que Ele é a essência do único Deus e a tradução do termo que afirma: unigênito significa “único gerado.” 
_________________________________
II - A DEIDADE DO FILHO DE DEUS

1. O Verbo de Deus (Jo 1.1).
“relacionamento intratrinitariano, é o relacionamento da Trindade Santa, trabalhando antes da criação, o Pai, o Filho e o Espírito Santo se movendo na mesma essência: Deus.
“golpe mortal contra o sabelianismo”, ensinamento de Sabélio que afirma que Jesus não era Deus.
“há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo”, os judeus normalmente não recebiam esse ensinamento, pois não entendia como poderia haver um só Deus, o Pai e depois crer num só Senhor Jesus Cristo. Quando os cristão decidiram afirmar a doutrina da Trindade, ela já era esboçada na Palavra.

                                    EDITANDO

7 comentários:

  1. Paz do Senhor irmão !
    O senhor vai conseguir finalizar o subsidio da lição 4 CPAD ?
    Deus abençoe !

    ResponderExcluir
  2. bom dia a paz dou aulas sempre as 9 horas e muito me entristece ontem eu estava quase meia noite aguardando editar da 4º aula eagora são 7:38 e ainda esta editando comecei a dar uma aula de um jeito e vou ter de infelismente não terminar fica muito ruim acho que o irmao deveria ir ate o fim para editar não por pedacinhos mas lhe sou muito grata pois suas aulas são benções para nossas vidas perdoa o desabafo é que tenho responsabilidade no que dizer aos alunos fica com DEUS e muito obrigada a paz

    ResponderExcluir
  3. irmã apaz do senhor. eu acho que quando demora para editar é porque o pastor tem varias aulas para editar amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paz do Senhor amados, nesse sábado tive um problema e não pude fazer as edições. Desculpe-me.

      Excluir
  4. A Paz do Senhor!
    Irmã Fatima, posso lhe indicar alguns sites que uso como apoio para minhas aulas, https://ebdcomentada.com.br/wp/ e http://adaliahelena.blogspot.com.br/ são uma benção tbm! Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paz do Senhor, eu também sugiro esse: http://ministeriorestauracaodaalianca.blogspot.com.br
      também é um blog e é melhor para o ensino das lições da Betel, os professores podem olhar alguns e elaborarem um esboço depois de um pesquisa mais esmiuçada.
      sugiro também verificar a origem das postagens, por exemplo o ministério dos autores, para evitar passar conteúdo de certos grupos contrários à ortodoxia bíblica.

      Paz a todos.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.