quinta-feira, 10 de agosto de 2017

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 7


AULA EM 13 DE AGOSTO DE 2017 – LIÇÃO 7
(Revista: Editora Betel)

Tema: Missões no Antigo Testamento

Texto Áureo: Jr 1.7
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição procure mostrar para os alunos as bases da crença de que Deus tinha um propósito missionário para Seus filhos.
“o Antigo Testamento é a base para a atividade missionária”, essa ideia nunca foi entendida pelos cristão judeus do primeiro século, o apóstolo Paulo teve muita dificuldade para vencer esse paradigma. Até hoje 
“entre todas as nações e povos do mundo", a proposta missionária é de que a Igreja interaja com o mundo, viva nele, trabalhe e se sustente nele, sem no entanto, ser igual a ele, estando sempre diferenciado dele, de forma que seja notória a diferença entre um e outro.
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1. O planejamento de Mises.
“sem o entendimento correto do plano da redenção, é necessário entender o plano da redenção, principalmente a sua abrangência, até mesmo para conseguimos levantar pessoas vocacionadas para essa tarefa. 

1.1. Conceito de Missões no Antigo Testamento.
- “por intermédio do povo separado por Deus, eram os judeus, uma nação separada para ser referencial de Deus no mundo. Nação pela qual seria dado o testemunho de Deus, eles falharam, porém Deus já sabia dessa falibilidade humana e já tinha a providência na pessoa de Jesus Cristo.
“passa pela benção e orientação ao primeiro Casal”, ou seja, quando Deus deu suas ordens e a bênção a Adão e Eva, estava subentendida a revelação do Seu desejo de alcançar o mundo inteiro, veja:
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” Gn 1.28 Essa ordem nos dá a ideia de que o ser humano deveria se espalhar por toda a terra sempre guardando a comunhão com Deus, uma vez que essa ordenança foi dada antes da Queda. 
“a promessa feita e a providência divina”, a promessa feita aqui se refere à sentença dada à serpente em Gn 3.15. Já a providência divina se refere ao que Deus fez a seguir:
“E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” Gn 3.21 Notamos que Deus é o inventor da roupa rsrsrs, foi o primeiro a tomar a providência de vestir o ser humano.  
“revelando a vinda do Messias”, Deus fez isso ao longo de todo o Antigo Testamento, por isso a Antiga Aliança é referência tipológica para as mais belas pregações sobre Jesus e a redenção. 

1.2. Princípios da obra missionária.
- “os princípios básicos da atividade missionária, esses princípios são os motivos pelos quais existe a obra de missões, veja um exemplo:
“Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.” Is 42.6 Jesus sendo luz dos gentios (estrangeiros) é um princípio de missões expressado no Antigo Testamento.
“já estavam previstos nos escritos do Antigo Testamento.”, a ideia é mostrar que a obra de missões não é uma invenção de homens, não foi ideia de Paulo, alguns costumes que existem nas igrejas não foram ordenados por Deus, mas surgiram com o tempo no meio do povo de Deus, porém a obra missionária é mandamento desde os tempos antigos. 

1.3. O texto bíblico usado por Pedro e Paulo.
“estabelecida a partir da Grande Comissão”, esse é um modo humano de se pensar sobre Deus, como se Deus tivesse escolhido errado a nação de Israel e após essa ter falhado o Senhor teria tido outra ideia, enviar Jesus e a Igreja para evangelizar o mundo.
“A exposição de Jesus Cristo mencionada em Lucas 24.44-47”, nessa exposição Jesus deixa claro que Sua missão vem desde os tempos antigos profetizado pelos profetas até João. Com esse entendimento os apóstolos sempre anunciavam a Jesus referenciando os textos do Antigo Testamento.
“mas, sim, o chamado “verso misterioso”: Gn 12.3”, as pregações na Igreja primitiva tinham por objetivo anunciar a Jesus como o Messias prometido e junto a isso eles apregoavam a bênção da salvação para todos os moradores da Terra. Gn 12.3 É interessante pedir a algum aluno para ler essa referência.
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2. A contínua ação do Deus Missionário
- “o Deus Missionário”, professor(a), nem todos os estudiosos se sentem a vontade em colocar uma nomenclatura como essa designando Deus, principalmente uma que nunca foi usada em lugar nenhum da Bíblia.

2.1. Revelação Geral e Revelação Especial.
- “Deus testemunha, por meio da criação, quer dizer que a criação faz referência a Deus, através de maravilha, da engenhosidade, perfeição, etc. A beleza das coisas criadas dão a prova da existência de Deus. É difícil olhar para a natureza e não ver a existência de uma força superior que criou e mantém toda essa perfeição.
“identificada nos estudos teológicos como a Revelação Geral”, é a revelação passada a todos de um forma geral, dessa forma ninguém ficará isento de julgamento, ninguém poderá afirmar: “Eu não tinha ideia!”
“A Revelação Especial contém os mandamentos”, a revelação especial é a transmitida pela Bíblia e nela contém os mandamentos ao ser humano que a recebe.

2.2. O Evangelho anunciado a Abraão.
“anunciou primeiro o evangelho a Abraão, sendo o evangelho as boas novas de salvação, vemos que foi exatamente isso que Deus anunciou à Abraão.
“Aqui encontramos a continuidade da revelação do plano divino de salvação”, Deus também fez um ato que ficaria para a história como uma tipologia do advento do Salvador, quando providencia um cordeiro para morrer no lugar de Isaque. Gn 22.13 

2.3. A ação missionária na Terra Prometida.
- “mas, ao ouvir sobre os atos do poderosos de Deus, declarou, esses atos poderosos foram a travessia do mar Vermelho e a vitória do povo de Deus sobre os reis dos amorreus. Js 2.10 Raabe viu a possibilidade de se livra e livrar sua casa da destruição e agarrou-a. Assim devemos transmiti ao mundo uma oportunidade de salvação para eles e suas famílias.
“Ela conta na genealogia de Jesus Cristo”, uma mulher estrangeira e de um povo condenado à destruição. Assim notamos que há salvação para todas as pessoas do mundo condenado ao inferno.
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3. Israel a nação missionária

3.1. Israel, a nação testemunha.
“e, então, fazer conhecido o caminho e a salvação”, os estrangeiros eram bem recebidos em Israel, havia mandamentos de Deus para tratar bem ao estrangeiro e fazê-los participantes do culto a Deus. Ex 23.9  Assim notamos que Deus tinha a intenção de um bom relacionamento com as nações da Terra.
“a Igreja com as mesmas características e responsabilidade”, ou seja, se Israel deveria ser uma referência para o mundo, a Igreja deveria ser também. Se Israel tinha a responsabilidade de tornar o nome de Deus conhecido, então a Igreja tem também.

3.2. Ação missionária dos profetas.
- “uma mensagem de juízo ou despertamento para que o povo se voltasse, através desses profetas, Deus falava às outras nações, destituía reis e levantava outros. 
“ao povo escolhido com relação a outro povo”, se referindo ao profeta Jonas que recebeu a missão de ir a outro povo anunciar a futura destruição. Se parece com os cristãos hoje, que anunciam a todos a futura destruição.

3.3. O reino de Judá disperso e exilado.
“A infidelidade trouxe o juízo de Deus, se refere à adoração aos ídolos, que Deus abomina. A Idolatria é semelhante ao adultério, e nesse caso a parte traída fica desobrigada de prosseguir no casamento. Mt 19.9
“apenas os pobres dentre o povo foram deixados na terra de Judá”, eles ficaram com o profeta Jeremias que também foi deixado. Mas aquele resto de povo não conseguiu reconstruir a cidade.

CONCLUSÃO
- “tornar conhecido Seu plano de salvação em toda a terra, a ideia de que há salvação para os povos foi chamada de boas novas. É a boa nova de salvação para aqueles que estavam destituídos da presença do Senhor.
- Faça o resumo para a revisão e corrija o questionário.

QUESTIONÁRIO

1. Qual é o “verso misterioso”?
R: Gênesis 12.3.

2. Qual era o propósito de Deus ao libertar Israel do Egito?
R: Que o povo se aproximasse dEle e fosse povo exclusivo dEle, sacerdotal e santo (Êx 19.4-6).

3. Como o apóstolo Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, identifica a Igreja?
R: Com as mesmas características e responsabilidades atribuídas a Israel (1Pe 2.9)..

4. O que trouxe o juízo de Deus ao reino de Judá?
R: A infidelidade (Jr 30.1-10).

5. O que Jesus reprovou dos fariseus?
R: Sua hipocrisia (Mt 23.15).

Marcos André – professor
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