INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 8

Resultado de imagem para revista central gospel nº 52

AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 8
(Revista: Central Gospel - nº 52)

Tema: A Soteriologia Reformada

Texto Bíblico Básico:

Romanos 9.9-21

9 - Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
10 - E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
11 - porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 - foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
13 - Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.
14 - Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!
15 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 - Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 - Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.
19 - Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade?
20 - Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Texto Áureo: Rm 11.33,34
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição procure se concentrar nesses dois sistemas de crenças acerca da salvação, pois são fonte de muitos debates, estude eles separadamente, suas diferenças e quais movimentos e igrejas concebem cada um. Esclareça os alunos.
"dois sistemas soteriológicos", seriam dois sistemas pelos quais se recebe a salvação. Na verdade são teorias acerca da mesma salvação em Cristo Jesus.
"calvinismo e arminianismo", já pode adiantar pra classe que o calvinismo é a crença e defesa das teses de Calvino e que o arminianismo é a crença e defesa das teses de Arminio, dois teólogos que elaboraram entendimentos conflitantes acerca da doutrina da salvação. 
_______________________________________________
1. SOTERIOLOGIA: A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

1.1. No Antigo Testamento
“Yahweh é o Ser soberano que...", Yahweh se pronuncia iavé, essa é uma forma do Senhor extraído do tetragrama sagrado.
"toma a iniciativa de restabelecer", se refere à cruz de Cristo, onde o Senhor tomou a iniciativa de nos salvar. 

1.2. No Novo Testamento
- "rudimentos e exterioridades mencionadas no Antigo Testamento", se refere às práticas que demonstram a salvação na vida de alguém, no Antigo Testamento era obrigatório demonstra-las, já no Novo Testamento não se torna tão necessário, um exemplo disso é o ladrão da cruz, que recebeu a salvação sem nada ter feito de obra. 

2. OS SISTEMAS SOTERIOLÓGICOS PROTESTANTES
- "os quais partem desse entendimento primordial", quer dizer que essa é a base para o entendimento da salvação: somente pela fé, somente em Cristo, somente pela Graça, não mediante as boas obras, os sistemas que serão mencionados aqui são somente teorias que usam essa base.

2.1. Considerações prévias
- "somos predestinados à salvação ou escolhemos ser salvos", alguns estudiosos afirmam que somos todos predestinados a sermos salvos, mas podemos escolher se seremos salvos ou não fazendo uso do livre arbítrio, outros afirmam que apenas alguns foram predestinados a salvação enquanto outros teriam sido predestinados a perdição.
"ocorreram polarizações entre ambos os pensamentos", quer dizer que os estudiosos se dividiram em quem acredita na predestinação e quem acredita no livre arbítrio. 

2.2. O calvinismo e a predestinação

"independente do desejo ou de qualquer ato da vontade humana.", essa predestinação chamamos de "fatalista", ou seja, ela é fatal, não importa o que a pessoa fizer, ou ela está predestinada a salvação ou a perdição. Essa doutrina nega a existência do livre arbítrio.


2.2.1. As cinco teses centrais do calvinismo
- "resumidas no acrônimo TULIP", quer dizer que cada letra é o início de uma frase, isso serve como ferramenta para fixar na memória uma sequência.


2.2.2. Questões a serem respondidas pelo calvinismo
- "capaz de limitar-se em áreas de Sua escolha", quer dizer que Deus coloca regras sobre si mesmo, como por exemplo a de não poder mentir. Tt 1.2
- "o que a obra expiatória de Cristo poderia fazer por eles?", dessa forma a obra de Cristo não seria eficiente para todas as pessoas, apenas para alguns privilegiados, não é coerente anunciarmos que o sacrifício de Cristo é completo e para todas as pessoas se em seguida falarmos que alguns já estariam destinados a salvação e outros à perdição.


2.3. O arminianismo e o livre-arbítrio

- "apregoa que o homem pode tomar suas próprias decisões", no arminianismo apregoa-se que embora Deus saiba de todas as coisas ele não compartilha com o ser humano e nem lhe obriga a nada, mas deixa cada um tomar suas próprias decisões.


2.3.1. As teses centrais do arminianismo

-"depende da maneira de a pessoa corresponder ao chamado da salvação", nesse caso a predestinação só ocorrerá de fato se a pessoa receber a Jesus como seu salvador.
"mas somente as que creem são salvas", essa é a presciência que Deus usa para comunicar ao ser humano, Ele não revela especificamente sobre uma pessoa ou família, mas fala de forma genérica a todos, mostrando o que vai ocorrer nos últimos dias à humanidade.


2.4. Adendo necessário

- "resulta da liberdade de consciência", quer dizer que cada um pode fazer seu juízo dos ensinamentos cristãos desde que não invente heresias para forçar o texto a afirmar algo que não fosse da intenção do autor.


3. O POSICIONAMENTO DAS IGREJAS DE CONFISSÃO PENTECOSTAL
- "igrejas de confissão pentecostal, dentre elas as Assembleias de Deus", são as igrejas que surgiram após o avivamento nos Estados Unidos em 1906. Dessa forma professor declare para a classe qual é a linha teológica da tua igreja.
"e são essas que Ele predestina à salvação", dessa forma no arminianismo o Senhor predestina depois que a pessoa recebe a Jesus como salvador.


3.1. Quem são os predestinados à salvação?
- "pode conduzir a grandes paradoxos", o paradoxo é a exposição de ideias que contrarie princípios básicos, no caso da predestinação contraria o princípio de que Deus não faz acepção de pessoas.
"migrando, progressivamente, para um ponto de equilíbrio", um ponto de equilíbrio é a ideia de que existe a predestinação, porém não tão fatalista como prega o calvinismo e existe o livre arbítrio com o peso das consequências de cada decisão.


CONCLUSÃO
- "Deus não se limita a sistematizações e/ou a epistemologias, ao tempo e/ou ao espaço", quer dizer que as muitas teorias e teses sobre os assuntos de teologia não poderá mudar muitas vidas, o Evangelho deve ser desenvolvido na prática, as pessoas precisam receber Jesus e ter suas vidas transformadas pelo Espírito Santo de Deus.
- Corrija a atividade proposta e faça o resumo com a classe. 

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.