INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1


AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 1
(Revista: Central Gospel - nº 53)

Tema: A Volta do Senhor Jesus

Texto Bíblico Básico:

João 14.1-31 - Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar.
3 - E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.

Apocalipse 22.12-1712 - E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um
segundo a sua obra.
13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, o Primeiro e o Derradeiro.
14 - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.
15 - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
16 - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã.
17 - E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.

Texto áureo: Tg 5.8
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição sugiro que inicie perguntando, qual será o próximo grande evento escatológico que ocorrerá na terra? Resp: Arrebatamento da Igreja.
"um dos mais significativos e extraordinários eventos humanos", a volta de Jesus dará início a uma sequência de eventos escatológicos, sendo o início da revelação de Deus a humanidade.
"é avaliada pelo número de vezes em que aparece", devido a quantidade de vezes que aparece então entendemos que é muito importante, assim como a vinda do Messias era importantíssima no Antigo Testamento, a segunda vonda de Jesus é no Novo Testamento.
_______________________________________________
1. A VERDADE BÍBLICA ACERCA DA VOLTA DO SENHOR JESUS
- "texto bíblico veterotestamentário", para ficar interessante, sugiro perguntar a classe o que significa o termo "veterotestamentário", ouça as respostas e esclareça, é tudo aquilo que for relativo ao Antigo Testamento.
"tem fundamentos profundos na palavra profética", é uma profecia bem fundamentada, com propósito, com sentido teológico, demonstrando que não saiu de uma mente delirante, mas sim de um ser supremo que elaborou todo um projeto de salvação humana.

1.1. Duas etapas distintas

1.1.1. Primeira etapa
"acontecerá o Arrebatamento", evento também conhecido como rapto da Igreja, pois acontecerá de forma sorrateira, em secreto, onde somente os salvos saberão.
"os que estiverem vivos e preparados", não se sabe o porque, mas os mortos ressuscitarão primeiro e depois os vivo serão transformado e levado ao encontro do Senhor nos ares.
"invisível aos olhos do mundo", por isso é chamado de rapto, porém mesmo que seja invisível ao mundo, os habitantes da terra sentirão grandemente a tomada da Igreja, pois muitos salvos desaparecerão, pessoas com funções importantes na sociedade sumirão, motoristas, pilotos de avião, operadores de usinas termonuclear, controladores de tráfego, etc.
O nome arrebatamento significa, "tomado com violência".  O mundo sentirá essa violência com que a Igreja será tomada.

1.1.2. Segunda etapa
- "acontecerá sete anos mais tarde", após o período que chamamos de Tribulação.
"Grande Tribulação", para alguns altores a Grande Tribulação corresponde ao período de três anos e meio no final da tribulação, ou seja, segunda metade da Tribulação.
"Cristo voltará com poder e grande glória", esse é a segunda etapa, a qual chamamos de Vinda em Glória do Senhor Jesus.
"com a Igreja glorificada", essa glorificação ocorrerá no arrebatamento, pois somente corpos glorificados podem ter contato com o Senhor Jesus e com o Pai.
"será contemplada por todos os habitantes da terra", o nome "Apocalipse" significa "revelação" pois narra a grande revelação de Deus à humanidade.
1.2. O soar das trombetas
- ...

1.3. Revelação
- "Este evento apocalíptico é descrito, figurativamente", então é importante não levar ao pé da letra, não quer dizer que Jesus estará de fato montado num cavalo branco.
"como um relâmpago", simbolizando a rapidez como tudo acontecerá.
"o céu se abrirá, e dele surgirá um cavalo branco", os fatos dessa visão são descritos em Apocalipse 19, note que os eventos da Grande Tribulação são descritos nos capítulos a partir do seis. Apocalipse não segue uma sequência cronológica exata. Enquanto a Grande Tribulação ocorre a Igreja estará no céu e os eventos de como ela parar lá são descritos no capítulo dezenove.

2. COMO VIRÁ O SENHOR JESUS?

2.1. O Senhor Jesus virá como Noivo
- "Ela atenderá à esperança da Noiva", a revelação de Deus à humanidade começa por Sua casa, começa na Igreja, todos os crentes verão o cumprimento da grande promessa de Deus, o Arrebatamento.
"vem sendo edificada pelo Senhor", vem sendo preparada para morar na glória com o Senhor, aprendendo como deverá andar na Cidade Santa e como deve andar aqui enquanto isso.

2.2. O Senhor Jesus virá como Juiz
- "Cristo virá como um guerreiro", será a chamada "Vinda em Glória", quando Jesus virá pelejar pela nação de Israel contra as forças do anticristo.
"a Igreja glorificada", a Igreja que subiu no Arrebatamento virá com Jesus nessa segunda etapa de Sua vinda, pois após Cristo derrotar os exércitos do anticristo Ele estabelecerá o Reino milenial e a Igreja governará com Ele.
"Ele voltará da mesma maneira como subiu", acredita-se que assim como Ele subiu lentamente até os céus At 1.9, descerá também lentamente sendo contemplados e registrado em mídia, por câmeras de smartphones e de TV e será mostrado no mundo inteiro.
"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém" Ap 1.7

2.2.1. O justo Juiz em ação

- "para julgar e recompensar a cada um de acordo com as obras", se refere ao Grande Trono Branco, o Juízo Final, onde será abertos os livros das obras.
"figuras de ovelhas e bodes", o interessante e que muitos dos bodes que receberão a condenação estão nas igrejas hoje, esses questionarão ao Senhor. Veja o que eles estão fazendo hoje:
"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?" Mt 7.22

2.3. O Senhor Jesus virá como Rei

- "terá início na batalha do Armagedom", ocasião da batalha contra o anticristo que estará reunido contra Jerusalém.
"dispensação real, conhecida como Milênio." a Igreja estará reinando com Ele, veja:
"Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos."
Ap 20.6

3. ASPECTOS DA VINDA DO SENHOR JESUS

- "compreender o importante papel da nação de Israel", mais especificamente a cidade de Jerusalém. Há em Jerusalém um clamor pela reconstrução do terceiro Templo, retorno dos sacrifícios levíticos e o último grande sinal foi o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como a capital de Israel.

3.1. O mistério da Hora
- "determinar dia e hora para a segunda vinda", alguns chegaram a determinar horas chaves como a virada do milênio, mas tudo deu errado, Ele virá de surpresa numa hora em que não se espera.
"que esse tempo aproxima-se com celeridade", quer dizer que Ele vem rapidamente, já estamos esperando a 2 mil anos, devemos estar prontos, pois a qualquer momento Ele poderá romper os céus, e também podemos ser recolhidos pelo Senhor por meio da morte.

3.2. Como devemos esperar
- "devemos estar vigilantes", vigilantes aos sinais e com a nossa santidade, muitos tem colocado tudo a perder por causa da falta de vigilância contra o pecado. Os principais motivos de queda de muitos homens e mulheres de Deus tem sido: adultério, fornicação e corrupção.
"anunciar Sua vinda em todos os lugares", esse elemento fundamental das pregações tem sido negligenciado nas igrejas, muitas pregações de auto ajuda não falam da volta de Cristo, falam de prosperidade e vitórias sobre doenças e desemprego, mas deixam Cristo de lado e não anunciam a Sua vinda.

CONCLUSÃO
- "Jesus prometeu voltar para nos buscar", essa conclusão dá uma linda pregação, professor(a), convide os alunos a orarem para que possam estar prontos quando o Senhor vier.
- Faça a revisão e corrija a atividade proposta.
Vai ser benção, boa aula.

Pr Marcos André


Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

2 comentários:

  1. Obrigado pastor Marcos André, por mais um subsídio de estudos bíblicos. Ótimo ano novo . Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, de nada meu camarada, Deus abençoe nossa nobre missão no Reino de Cristo. Paz.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.