INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 11


Resultado de imagem para revista central gospel nº 52

AULA EM___DE______DE 2017 – LIÇÃO 11
(Revista: Central Gospel - nº 52)

Tema: O Legado Histórico da Reforma

Texto Bíblico Básico:

Colossenses 1.3-6; 9-143 - Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,
4 - porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos;
5 - por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já, antes, ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,
6 - que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade.
9 - Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
10 - para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;
11 - corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência e longanimidade, com gozo,
12 - dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz.
13 - Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor,
14 - em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados.

Texto áureo: Ef 1.22,23
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição comece perguntando se os alunos sabem o que é legado, deixe que falem e peça exemplos de legado.
"legados da Reforma Protestante", legado é aquilo que é deixado, seja bom ou ruim,porém costumamos nos ater ao que é deixado de bom.
"transformaram significativamente os homens e o mundo daquela época", um legado só é esquecido se não provocar mais nenhuma influência nas pessoas, por isso o legado da reforma não foi esquecido, pois até hoje influencia as pessoas do mundo inteiro.
_______________________________________________
1. MUDANÇAS NO PERFIL POLÍTICO DOS POVOS

1.1. Mudança na forma do governo eclesiástico
“Zuínglio", foi um teólogo suíço e principal líder da Reforma na Suíça.
"a democracia foi instituída", quer dizer que o povo passou a ter voz mais ativa, passou a ser dado a importância devida ao povo.
"o trabalho que ofereciam às suas comunidades era avaliado", com isso eles eram forçados a fazer a obra de Deus e não somente ostentar o título.

1.2. Mudança na política secular
- "passaram a escolher, pelo voto, seus governantes", o sistema de governo eclesiástico agradou a todos, dessa a forma o voto direto começou a ser usado na Europa e futuramente seria usado por países democráticos no mundo inteiro. Esse é um legado que mudou a política mundial para sempre.

1.3. Mudança no mapa geopolítico mundial
"defenderem a separação entre a Igreja e o Estado", com a Reforma Protestante passou a ser possível a ideia do Estado laico, onde os governos não adotam um sistema religioso.
"enfim, viverem com tranquilidade e segurança", a América do Norte como colônia da Inglaterra passou a receber famílias protestantes vindas da Europa, o que influenciou grandemente o surgimento e crescimento dos Estados Unidos da América, ao que parece foi uma história de sucesso.

2. MUDANÇAS NA ECONOMIA MUNDIAL

2.1. A ética romana

- "A teologia romana via o trabalho como maldição", erro teológico de interpretação de Gn 3.17 onde parece que o homem recebeu a maldição de trabalhar pelo sustento, mas o que Deus disse foi: 
"maldita é a terra por causa de ti..."

- "o crescimento econômico como pecado de usura", ignoravam o fato de os patriarcas terem sido prósperos na terra.

2.2. A ética protestante

"declarou que o trabalho é dom de Deus", bastou uma melhor análise nas Escrituras para entender que Adão já trabalhava antes da Queda e que o trabalho é algo digno e honroso.
"o crescimento financeiro, uma bênção divina", peça para a classe um exemplo de homem abençoado por Deus financeiramente, ouça e comente os nomes, um exemplo foi Jó. Esse legado ético possibilitou ao mundo o avanço industrial e tecnológico.

3. MUDANÇAS RADICAIS NO VIÉS CULTURAL DAS NAÇÕES

3.1. A criação do conceito de Estado laico
- "concebeu a ideia de liberdade religiosa", quer dizer que ele deu origem à ideia de a pessoa escolher sua religião, pois no tempo anterior à Reforma a pessoa praticamente nascia católica, não tinha a chance de escolher. Depois da Reforma, nas igrejas protestantes a pessoa é batizada quando tem as condições de decidir.
"de um Estado secular", é o Estado laico, que não possui uma religião oficial, antes não se pensava nisso, mas após a Reforma essa ideia cresceu e muitos países aderiram, sendo laico o Estado se preocupa apenas com os assuntos administrativos e não com a religião.

3.2. Mudança nas Artes
- "estavam essencialmente centradas na religiosidade", os artistas faziam suas pinturas e esculturas por encomendas e doações dos padres e bispos para ornamentarem as catedrais, os temas eram sempre homenagens e expressões dos personagens da Bíblia.
- "dos mais diferentes matizes", se entende, dos mais diferentes tipos dentro do mesmo gênero artístico.

3.3. Mudança na Ciência
- "protestante não via contradição entre a Bíblia e a Ciência", a diferença entre a Bíblia e a ciência está no discurso fundamentalista do que na mensagem de Cristo.
"procuraram compreender os fenômenos físicos, químicos e matemáticos", até mesmo nos movimentos protestantes existem uma certa bitolação acerca da ciência e tecnologia, mas é bem menor do que na igreja Católica do século XVI e nos atuais movimentos islâmicos.

4. MUDANÇAS NA COSMOVISÃO RELIGIOSA

4.1. Religiosidade baseada no sistema de troca
- "baseava-se no seguinte trocadilho: “toma lá, dá cá”, esse trocadilho expressa algo que não é ilegal, porém não é ético, chamado de troca de favores.
"auferidos na relação com o rebanho", ou seja, aquilo que se podia consegui com o rebanho, com ofertas e doações. Não é diferente do que algumas igrejas promovem hoje.

4.2. Religiosidade baseada em superstições
- "com os de origem e responsabilidade humanas", essa confusão pode ocorrer ainda hoje, por exemplo: ter uma boa renda familiar é responsabilidade humana em se aprimorar, conseguir promoções e controlar os gastos, porém algumas pessoas confundem a falta de recursos com algo de origem sobrenatural. Assim pensam acerca de muitos outros assuntos.

4.3. Desprezo à graça do Senhor Jesus Cristo
- "empreender todos os sacrifícios...tipos de bênçãos espirituais", quer dizer que o povo era estimulado e ensinado a buscar as bençãos espirituais e materiais, sem dar a importância ao significado da graça, sem ensinar ao povo seu significado e poder.

5. PILARES DA ESPIRITUALIDADE REFORMADA

5.1. Só há um poder soberano e onipotente no mundo
- "foi apresentado a Jeová, a única fonte de força capaz de", a reforma desenvolveram a expressão "Sole Deo glória", que significa: "A Deus toda a glória!" No protestantismo o povo é ensinado e estimulado a glorificar somente a Deus acima de todas as coisas.

5.2. Devolução da Bíblia ao povo
"O livre acesso à leitura do Livro Sagrado", o próprio Lutero se esforçou para que o povo pudesse ter esse acesso às Escrituras, ele mesmo traduziu a Bíblia para o alemão e não patenteou essa tradução, possibilitando que o povo pudesse ter os exemplares da Bíblia Sagrada barato e na sua própria língua.

5.3. Devolução da Igreja ao povo
- "uma Igreja em que os membros participam de suas decisões", esse foi e tem sido o grande atrativo da igreja para o povo, quando as pessoas participam nas principais decisões da congregação, elas se sentem importantes e úteis.
"oportunidade de cooperar está franqueada a todos", as igrejas protestantes se dividem em muitos departamentos e grupos, fazendo com que os membros possam desenvolver várias atividades na liderança de pessoas.

CONCLUSÃO 
"seria um lugar muito pior de se viver", as pessoas viveriam reprimidas e mais cedo ou mais tarde se revoltariam com o sistema. 
Faça o resumo e corrija a atividade proposta. 


Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.