sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

ESCOLA DOMINICAL BETEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 1

Resultado de imagem para revista editora betel dominical

AULA EM 07 DE JANEIRO DE 2018 - LIÇÃO 1
(Revista Editora Betel)


Tema: O livro de Levítico
Texto Áureo: Lv 1.1

INTRODUÇÃO
Querido professor(a), para esta lição, sugiro fazer um esboço do livro de Levi e iniciar a aula passando para a classe, convidando os alunos para lerem esse livro.
"vemos que Deus quer conviver com o homem", por mais que o homem tenha caído e se expulso da presença do Criador, não é intensão de Deus deixa-lo para sempre sem solução, Deus sempre deixa uma forma de o ser humano se aproximar de novo.
"é revelar as condições para a comunhão do homem com Deus", um dos propósitos era manter um relacionamento com o homem, mas a santidade de Deus destrói o pecado, por isso não era possível Deus se aproximar do ser humano sem destruí-lo, a solução foi a instituição da Lei e depois a Graça. 

1. Levítico manual de santidade.

1.1. O livro da lei de Deus.
"os, sacerdotes deveriam ordenar esse culto", desse livro nos vem a ideia de que Deus é organizado e zeloso com os rituais. Os aspectos cerimoniais que são apresentados em Levítico servem para classificar a importância da adoração e a grandeza de Deus. Até hoje deve se ter o zelo para com as coisas sagradas.
" através das ofertas e sacrifícios", a instituição das ofertas pela culpa fazem alusão a oferta da vida de Cristo por nós na cruz, o livro de Levítico ao estabelecer esse ritual deixa o sentido para o significado da justificação.
"livro de valores espirituais", que mostra como as coisas simples podem ter influência no mundo espiritual. 

1.2. O livro onde Deus fala na tenda.

- "por si mesmo o homem ir em direção a Deus", a estrutura humana não é apta a vencer o pecado, o ser humano sempre estará inclinado ao pecado, a atitude de restabelecer o relacionamento sempre foi de Deus. Baseado nesse amor cada servo de Deus se empenhar em restabelecer seus relacionamentos perdidos, mesmo que tenham sido eles os ofendidos.
"É Deus descendo em busca do homem", a graça foi a maior atitude de Deus nesse sentido, onde cada pessoa se aproxima de Deus por uma primeira providência do Criador, entregando Seu Filho na cruz do calvário.

1.3. O livro em que a vontade de Deus é revelada.
"encontra-se de modo bem nítido no livro de Levítico", o livro parece dar uma ideia de santidade exterior, mas aprendemos com o Mestre que tanto o exterior como o interior devem estar purificados. Mt 23.27 
"deve ter para nós a mesma importância que teve para Jesus", Jesus chegou a declarar que fazer a vontade de Deus era como um alimento para Ele, deve ser também pra nós, se Deus quer santificação, não precisamos de revelações mandando se santificar, devemos tomar atitude de ns purificar.

2. A lei de Deus.

2.1. A lei moral.
- "A lei moral de Deus está além dos argumentos humanos", a parte moral é o básico da Lei até mesmo em leis civis notamos uma parte moral, essa lei moral é a que contribui para o respeito, santificação e honra dos homens uns para com os outros e para com Deus. O amor a Deus e ao próximo é a base dessa lei moral.

2.2. A lei civil.
- "foi acrescentada a lei civil", essa é a lei para os cidadãos, para estabelecer a boa convivência entre o povo de Deus, pois Senhor se preocupa com certas regulamentações dos relacionamentos baseado na ética e respeito.
"proteção da vida humana e da propriedade", sem essas leis se estabeleceria o anarquismo, as pessoas não respeitariam o próximo e nem o que é do próximo.
"se preocupa em orientar Sua criação", essas leis civis foram a base para as normas modernas de diversas nações.

2.3. A lei cerimonial.
- "normas necessárias para a realização do culto"
, a fim de dar ao culto a importância devida, quando as coisas são feitas com organização e excelência demonstram ter uma importância especial.
"A Igreja não precisa se preocupar com os detalhes dos sacrifícios", alguns pregadores tentam fazer analogias com todas as peças e instrumentos do sacrifício, desde o pano à cor da roupa, como se cada parte tivesse uma mensagem deixada intencionalmente por Deus aos crentes hoje.

3. Objetivos da lei.

3.1. Trazer Deus para o meio do povo.
- "teriam de cumprir com relação a si mesmos", em como deveriam se purificar e demonstrar toda a reverência ao Senhor e ao culto, antes de cobrar do povo o sacerdote deveria praticar.
"quais as características dessas ofertas que seriam trazidas perante o Senhor", nada poderia ser feito de qualquer maneira, esse aspecto dos ritos cerimoniais não podem ser deixados de lado, Deus não se agrada das coisas de qualquer maneira, o crente sempre deve estar preparado para fazer o melhor pra Deus. Nunca faça nada mediocremente.
"E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo." Lv 1.7
- Se for pregar, ensaie a melhor mensagem de sua vida, se for da aula, se aprofunde num conteúdo de nível acadêmico falando com a simplicidade necessária, etc.

3.2. Revelar o pecado no homem.
- "expressou essa verdade ao fazer menção do mandamento quanto à cobiça", quer dizer que a cobiça já existia dentro de cada um de nós, mas nós só temos noção disso porque a Lei nos disse para não cobiçar veja:
"Que diremos, pois? É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás." Rm 7.7
A lei mostra quem o homem verdadeiramente é.

3.3. Mostrar a incapacidade do homem de cumprir a lei.
- "Saber o que é correto, mas ser incapaz de realizar", por isso dizemos que a Lei é o preparo para a graça de Deus, pois a Lei condena o homem mostrando o pecado do qual ele não consegue se livrar e graça operada por Jesus na cruz livra o ser humano da condenação desse pecado.

CONCLUSÃO
"cumpriu a lei e nos trouxe a Sua graça", não quer dizer que Jesus cumpriu os rituais da Lei, mas significa que Ele (Cristo) é o cumprimento da Lei, ou seja, a Lei condenou o homem e Ele é quem o salva. Isso poderá como uma grande novidade para alguns.
- Faça uma revisão dos pontos mais importantes.
- Corrija o questionário.
- Ore com a classe para que eles possam desejar fazer tudo na obra de Deus com o mesmo zelo que foi requerido dos sacerdotes em Levítico.

Boa aula

Pr Marcos André


Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.