INICIE CLICANDO NO NOSSO MENU PRINCIPAL

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ESCOLA DOMINICAL CENTRAL GOSPEL ESBOÇO - Subsídio da Lição 5



AULA EM___DE______DE 2018 – LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 53)

Tema: As Duas Testemunhas do Final dos Tempos
Texto Bíblico Básico:

Apocalipse 11.3-12
3 - E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco.
4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.
5 - E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
6 - Estas têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes quiserem.
7 - E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará.
8 - E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado.
9 - E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja posto em sepulcros.
10 - E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra.
11 - E, depois daqueles três dias e meio, o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre os pés, e caiu grande temor sobre os que os viram.
12 - E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi cá. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram.

Texto áureo: Is 43.10
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição tome cuidado com as teorias que existem acerca dessas testemunhas, pois muito já se especulou sobre elas.
"estão ligadas ao tempo da Grande Tribulação", essas testemunhas aparecerão naquele período, pregando e anunciando acerca de Deus, o conteúdo de sua pregação é o Senhor, por isso são chamadas de as testemunhas.
"1.260 dias, ou três anos e meio", a Grande Tribulação sabemos que será dividida em duas partes, cada uma com três anos e meio, é provável que essas testemunhas ministrem na primeira parte.
_______________________________________________
1. DUAS TESTEMUNHAS ESCATOLÓGICAS
- "a respeito da identidade das duas testemunhas.", já chegou-se a cogitar que seriam Enoque e Elias por terem eles sido trasladados ao céu sem passar pela morte.
"provavelmente, serão Moisés e Elias", acredito que devemos acrescentar a hipótese de que não seriam nenhuma das pessoas que já viveram, mas sim duas pessoas que viriam com a mesma unção de Elias e Moisés.   

1.1. Testemunhas especiais
- "Mesmo que este seja um período da falsa paz", esse é o período em que o Anticristo estará resolvendo os problemas mundiais e sendo aclamado pelas nações como um nome para a liderança mundial.
"o adorarão, profanamente, como se fosse ele um deus", o Anticristo será um personagem religioso é provável que no início ele esteja professando alguma religião mundialmente aceita, acredita-se que será o catolicismo.

1.2. Castiçais e oliveiras
- "Como castiçais, elas refletirão a luz divina e iluminarão o mundo", essas testemunhas provavelmente darão algum alento aos crentes que não subirem no Arrebatamento e optarem por não se encurvar ao Anticristo.

1.3. Profetas na terra dos profetas
- "Elas alertarão as pessoas a buscarem o Senhor", com certeza denunciarão quem está por trás do Anticristo, o diabo, e isso incomodará os líderes mundiais e o próprio Anticristo.
"anunciarão as punições e bênçãos prometidas", para que as pessoas não aceitem a marca da besta, com isso ninguém poderá se apresentar como inocente no dia do Juízo Final, afirmando que não foram alertados no período da Grande Tribulação.
"vaticinarão a derrota do Anticristo e seus exércitos", essa derrota acontecerá no dia da Revelação, ou seja, a Vinda em Glória do nosso Senhor Jesus.


1.4. Vestimenta significativa
"ao mesmo tempo, indica tristeza, insatisfação e desconforto.", essas testemunhas atestarão acerca de Deus à humanidade e precisarão passar como Deus se sente em relação a Sua criação. Essas testemunhas serão a última tentativa de se salvar alguns.

2. TESTEMUNHAS PODEROSAMENTE CAPACITADAS POR DEUS

2.1. O poder de Deus
- "as duas personagens escatológicas serão imbatíveis", não sabemos de detalhes, onde essas testemunhas profetizarão, se usará as redes sociais ou a TV, mas sabemos que falarão ao mundo inteiro, por isso é provável que usem algum tipo de mídia.


2.2. A manifestação do poder de Deus
- "as duas testemunhas...cumprirão integralmente a missão divina", essas testemunhas também farão uma preparação para a grande Revelação que ocorrerá no final da Grande Tribulação. Elas farão obras miraculosa deixando as pessoas habituadas a verem sinais prodigiosos até o dia em que verem Jesus descendo nas nuvens com a Igreja para livrar Israel do Anticristo. Ap 1.7 

3. QUATRO ETAPAS DA MISSÃO DAS TESTEMUNHAS ESCATOLÓGICAS


3.1. Perseguidas pelo império das trevas

- "não escaparão à perseguição feroz e cruel que se levantará por todos os lados", isso é o que acontece com todos que falam a verdade pela autoridade do Espírito de Deus, acabam sendo perseguidos. Muitos crentes fazem a obra de Deus visando sucesso nas suas vidas pessoais, paz e tranquilidade, mas quando verificam que estão combatendo com o inferno logo desistem, pois não estão preparados para as batalhas.
"utilizarão os recursos midiáticos e tecnológicos", a técnica dos inimigos de Deus sempre foi levantar as pessoas contra os verdadeiros servos do Senhor, provavelmente acusarão as testemunhas de espalhar terror e outras barbaridades. Acreditem, as pessoas são facilmente influenciáveis por boatos em mídia social.

3.2. Mortas pela besta, o Anticristo
- "Ao fim de três anos e meio, o ministério público das duas testemunhas terá fim.", não será uma missão específica para eles concluam, mas um período de tempo, elas profetizarão por três anos e meio.
"Tudo isso acontecerá na cidade de Jerusalém", Jerusalém será o centro das atenções nesse momento, será a derrota final do anticristo.

3.3. Ressuscitadas por Deus na praça de Jerusalém
- "após três dias e meio, os corpos jacentes na praça ouvirão a voz de Deus e ressuscitarão", os corpos das testemunhas estarão em estado de putrefação, mas serão ressuscitados como lázaro que estava morto já a quatro dias. Serão dias de grande confusão na terra, muitos estarão em dúvida se seguem a Deus ou ao Anticristo, é provável que aí ocorra o rompimento de Israel com o Anticristo.

3.4. Arrebatadas aos céus
- "corrobora o arrebatamento dos mortos salvos", os mortos que forem ressuscitados no dia do arreatamento, assim as duas testemunhas passarão pelo mesmo processo, só que na presença de todos. As duas testemunhas receberão o mesmo prêmio que todos nós.

CONCLUSÃO
"para que ninguém fique inescusável diante Dele", para que ninguém dê desculpas de nunca ter ouvido a Palavra de Deus ou de nunca ter tido uma oportunidade de salvação.
- Faça uma revisão e corrija a atividade proposta.

Pr Marcos André

Contatos palestras, aulas e pregações: 21 969786830 (Tim e zap) 21 992791366 (Claro)

SE VOCÊ QUER AJUDAR ESSA OBRA, ENTÃO CLIQUE NO ANÚNCIO ABAIXO! 

7 comentários:

  1. A paz pastor Marcos vai ter conclusão desse esboço desde já agradeço.Irmã Nice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai sim, pode deixar, paz irmã Nice

      Excluir
    2. Obrigada pastor Marcos Deus abençoe sua vida. Irmã Nice

      Excluir
  2. A Paz do Senhor Jesus Cristo pastor, a conclusão desse esboço... será hoje ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amado, quase me esqueci dele kkkkkk, a idade chegando sabe, 42 aninhos kkkkk mas nem parece. rsrsrs

      Excluir
    2. Pastor Marcos André, obrigado por mais um subsidio da lição de amanhã .... que o Senhor abençoe a cada vez mais sua casa em nome de Jesus.

      Excluir
    3. Amém querido, vamos seguindo nessa luta. Grande abraço.

      Excluir

Todos os comentários estão liberados, dessa forma o seu comentário será publicado direto no CLUBE DA TEOLOGIA.
Porém se ele for abusivo ou usar palavras de baixo calão será removido.